Home / Maternidade / Filhos

Como ensinar às nossas filhas o verdadeiro significado da beleza

by Redação taofeminino ,
Como ensinar às nossas filhas o verdadeiro significado da beleza© iStock

Mãe de duas meninas e professora, Olivia O'Bryon fez uma lista de como ensinar às meninas o verdadeiro significado da beleza. Qual é a verdade para você? Traduzido por Juliana Couto

“Como professora, costumo buscar as palavras certas quando ouço as declarações negativas que minhas alunas fazem sobre seus corpos ainda na escola primária. Meninas nem mesmo dez anos de idade considerando que estão com sobrepeso, que não são bonitas o bastante. Eu vejo o rímel em seus cílios, o batom em seus sorrisos tímidos. Algumas não comem seus almoços, outras fazem observações autodepreciativas pungentes o suficiente para assombrá-las pelo resto do dia. Como mãe de duas meninas, esta realidade se mostra muito dura. Eu percebo que não posso apenas permitir passivamente que minhas filhas absorvam mensagens confusas sobre a beleza. Em vez disso, eu me encontro refletindo sobre os ideais que espero modelar para todas as garotas da minha vida. Eu só espero que minhas ações e palavras sejam altas o suficiente para criar outro tipo de ruído."

1. As palavras não são suficientes

Essa primeira lição não é para elas, mas para mim. Elas estão sempre assistindo. Nossas filhas nos veem evitar a câmera quando o pai tira fotos. Elas nos observam colocar a nossa maquiagem e jogar uma dúzia de roupas no chão, porque não estamos felizes com a maneira como nos vemos. Nossas alunas nos veem ajustar e reajustar nossas roupas desconfortáveis. Não importa o que digamos, elas sabem quando nossas palavras têm significado baseado em nossas ações. Ensinar nossas meninas sobre a beleza significa que nós devemos viver nossas palavras.

2. Não se esconda das câmeras

Estar confortável consigo mesma significa sorrir para a imagem refletida, mesmo quando o nosso cabelo não foi feito ou as nossas lentes de contato ainda estão desajustadas. Quero que minhas filhas me vejam nas fotos de suas vidas, mesmo nos dias em que não passei tempo me preparando. Sei que isso é algo que eu preciso trabalhar, minha filha mais velha já vê quando me escondo da câmera e essa não é a mensagem que eu quero que ela receba.

3. Sorriso brilhante

A felicidade é linda. Algum dia eu espero perguntar a minhas filhas quem são as mulheres mais bonitas estão em suas vidas e compartilhar com elas as minhas. As mulheres que se destacam para mim são aquelas que têm sorrisos que enchem todos os seus rostos.

4. Ouça a sua mãe

Eu sempre lembrarei quando minha mãe me explicou um dia como ela simplesmente parou de se preocupar tanto com a aparência dela. Ela passou os primeiros trinta e mais anos de sua vida obcecada com a beleza e, em seguida, um dia já não importava tanto. No começo eu pensei que ela estava louca. Ela era uma mulher linda que podia se destacar em uma multidão com o cabelo certo, roupas, maquiagem. Eu não entendi por que ela não faria isso todos os dias de sua vida. Mas as palavras lentamente se infiltraram em meus ossos. Agora eu vejo que ela se destaca em uma multidão por suas palavras, seu cérebro, seu destemor. Claro, ela ainda se produz de vez em quando, mas isso não é o que ela precisa para ser vista. Suas ideias são mais importantes para ela. Esse é um outro nível de beleza.

5. Abrace o seu corpo

Todos os corpos são lindos. Com e sem curvas. Eu passei uma boa parte da minha adolescência desejando uma bunda que realmente sustentasse minhas calças jeans. Duas crianças depois eu estou quase lá. Se minhas meninas têm corpos cheios ou parecem figuras de vara? Eu quero que eles sejam saudáveis ​​em suas escolhas e aceitem sua forma. É fácil assumir que um tipo de mulher se sente mais confiante do que o outro, mas sabemos que não é o caso. Estamos todos autoconscientes de alguma coisa. O maior presente é ver a beleza de todas as formas.

6. Sinta-se confortável sem maquiagem

Aposto que a maioria de nós se sente mais bonita com o nosso cabelo feito e nossa maquiagem pronta. Ainda assim, há enorme poder na confiança que vem com a capacidade de não usar maquiagem. Em meus vinte anos, eu costumava me desafiar a passar semanas inteiras sem usar maquiagem. Foi libertador. Também mudou minha perspectiva quando me olhei no espelho. Depois de alguns dias sem ele, comecei a me ver mais gentilmente. Agora nos fins de semana eu costumo ficar sem maquiagem e dificilmente pensar sobre isso. Eu quero dar a minhas meninas esse poder também. A capacidade de ainda sentir-se sem um rosto “feito”.

7. Não há problema em ficar embonecada

Assim como é importante saber como pular maquiagem, também é bom saber usá-la. Espero ensiná-las a usá-la de uma forma que funcione para elas, saber como fazer o cabelo, para se sentir bonita e, em seguida, ainda se sintam lindas quando chegarem em casa, após tirar tudo e colocar o seu pijama. O truque é saber que ainda somos bonitas sem nada disso.

8. Não deixe que a rotina de beleza a impeça de experimentar mais da vida

Eu cresci em uma casa cheia de mulheres. Nada mais louco do que um sábado perfeitamente bom desperdiçado porque nós tivemos que esperar horas para que todas estivessem prontas. A vida é muito curta. Se você precisa de horas de preparação para sair de casa, reavalie suas prioridades. Você vai desperdiçar muito da sua vida no banheiro em vez de estar com as pessoas que você gosta realmente de viver.

9. A comparação é ladra da alegria

Sempre haverá alguém que achamos que é mais bonito. Fazer a comparação é uma perda de tempo. Abrace sua própria beleza e rodeie-se com as pessoas que veem e valorizam você por sua confiança interior.

10. Não deixe que outros determinem seu senso de beleza

Assim como você não deve se comparar com os outros, não deixe que outros façam julgamentos por você. Para cada pessoa que não pensa que você é bonita, há provavelmente uma que pensa. E, mais importante, se você se sentir bonita, ninguém mais importa.

11. Faça as coisas que você ama

A verdadeira beleza está em conhecer a si mesmo. A paixão é linda. Se você é atlética, abrace-se. Se você é um leitor, enterre-se em seus livros e esteja pronta para falar sobre tudo. As pessoas mais bonitas são aquelas que são elas mesmas. O primeiro passo para a autenticidade é fazer as coisas que você ama.

12. Esteja ciente das mensagens que você envia com seu corpo

É maravilhoso se sentir sexy com qualquer roupa que você escolher, também esteja ciente da atenção que as roupas criam. Sempre me lembrarei da primeira vez que um homem de meia-idade bateu os olhos em mim como uma adolescente. Eu estava em uma loja de conveniência comprando doces e vestindo um top muito decotado. A sensação de seus olhos em mim não valia a pena. Como mãe das meninas, eu quero que elas saibam que algumas roupas provocam atenção física de homens de todas as idades. Saber isso não significa que elas não podem usar o que queiram, ao contrário, mas que saibam que podem mudar quando e onde quiserem.

13. Os homens não definem você

Para cada homem que diz algo cruel, há um melhor esperando. Nunca deixe um homem definir você ou sua beleza. Se alguém tentar, siga em frente, rapidamente.

14. A confiança é linda

As pessoas que se destacam são aquelas que estão confiantes. Encontre confiança em conhecer si mesma e não tenha medo do que outras pessoas pensam. Sempre me lembrarei de um comentário feito por outra garota na quarta série. Ela me perguntou por que eu estava usando o que eu estava usando em um tom áspero. Eu a olhei diretamente nos olhos e disse a ela porque eu gostava. Eu também lhe disse que nunca questiono o que ela usa. No dia seguinte ela estava usando o mesmo estilo. Confiança é poder e beleza.

15. Olhe-se no espelho e conheça a si mesmo

Não há nada de errado em olhar no espelho. Não quero que minhas filhas se sintam envergonhadas por olharem para si mesmas. Espero que eles apreendam seus rostos e seus corpos e abrace-os muito, até a última sarda.

16. Saiba o que se passa em uma sessão de fotos

Assim que forem grandes o bastante, minhas meninas prestarão atenção a esses vídeos de YouTube que mostram quanto o Photoshop altera a beleza. Eu quero que eles saibam a diferença entre uma mulher real e uma alterada.

17. Seja cautelosa com as mídias sociais

Eu não tenho ideia do que a as mídias sociais se parecerão no momento em que minhas meninas possam publicar qualquer coisa, mas espero que elas recebam essa mensagem de mim: “O mundo está assistindo. Tudo o que você postar pode e será visto. Buscando aprovação de seus colegas e conhecidos é um barato, mas espere não receber likes e comentários o suficiente. Encontre validação em outro lugar”.

18. Faça uma lista do que te faz bonita

No momento em que ouço um comentário autodepreciativo de uma de minhas filhas, digo a elas para fazerem uma lista do que as faz bonitas. Espero que elas pensem a lista com atributos internos e externos. A vida é demasiado curta para se fixar no negativo.

19. Seja você

Tanto quanto eu pense que minhas meninas estejam dispostas a renunciar à maquiagem e abraçar sua identidade interior, eu compreendo que eu tenho irmãs. Eu sei que não há duas meninas que crescem iguais. Minha maior esperança é que abracem quem são, quem quer que elas sejam. Se elas adoram se vestir, tudo bem. Se elas nunca usam maquiagem um dia em suas vidas, é bom também. Que seu senso de beleza irradie de uma confiança interna suficiente que ninguém mais possa tomar essa decisão por elas.

Ainda não acabou! Mais em filhos:

Fotógrafa retrata mães modernas para desconstruir estereótipos da maternidade
Liberte sua criatividade! Brinquedos DIY para encantar as crianças

taofeminino ♥ Pinterest

Redação taofeminino
you might also like