Home / Maternidade / Filhos / dia das mães

Fotógrafa retrata mães modernas para desconstruir estereótipos da maternidade

by Redação taofeminino ,
Fotógrafa retrata mães modernas para desconstruir estereótipos da maternidade© Celia Sánchez

O trabalho dessa fotógrafa mostra que os preconceitos gerados por uma imagem são somente estereótipos quando se trata de saber ou não educar uma criança. Traduzido por Juliana Couto

As sociedades e a tecnologia evoluem, as prioridades e os gostos das pessoas mudam, mas por algum motivo, os estereótipos sobre mulheres e mães é uma daquelas coisas que parece impossível mudar.

© Celia Sánchez
See album

Estamos em 2017 e ainda há quem estranhe, homens e mulheres, a aparência de uma mãe que decide que, além de mãe, ela pode ser muitas outras coisas, tem atitudes que não definem seu comportamento, quem é ou mesmo se cumpre ou não suas responsabilidades.

Esses estereótipos são criados, na maioria das vezes, por ignorância. Muitas pessoas tendem a pensar que mulheres com corpo todo tatuado, cabelo multicolorido ou roupas fora do padrão “comercialmente aceitável” para uma mãe não cuidam bem dos seus filhos.

Essa conotação pejorativa da maternidade não tem nada a ver com a estética da mãe. Características de estilo originais deveriam mostrar para a sociedade que essas mães têm mais potencial criativo do que o comum.

É o que mostram as imagens da fotógrafa e artista Celia Sanchez: aparências e preconceitos geralmente não correspondem à realidade, ainda menos quando se trata de julgar as capacidades de uma pessoa de cuidar ou de educar seus filhos.

Leia mais:

Redação taofeminino
you might also like