Home / Bem-Estar / Fitness

Mudanças para conquistar uma vida mais saudável

by Alexandra Guida ,
Mudanças para conquistar uma vida mais saudável© iStock

Você tem uma nova dieta ou rotina de exercícios? Ótimo! Aqui estão dicas para não perder o pique

Summary
  1. · Entenda por que você quer mudar
  2. · Pare de ficar na defensiva
  3. · Não tente mudar as pessoas ao seu redor
  4. · Planejamento e comunicação
  5. · Preste atenção no humor
  6. · Siga a regra 80:20
  7. · Encontre um grupo de pessoas que tenha o mesmo foco que você
  8. · Continue com a gente!

Quem começa a adotar hábitos mais saudáveis se vê tendo que encarar situações pouco confortáveis. Resistir àquela pizza com os amigos ou fazer horários malucos para conseguir ir à academia passam a ser rotina. E a falta de apoio pode colocar tudo a perder.

Como achar o equilíbrio? Nossas parceiras do Livingly conversaram com nutricionista holística Sarah Jenks, criadora do programa Live More Weigh Less (Viva mais e pese menos, em tradução livre). Ela compartilhou dicas de ouro para evitar cair em ciladas no dia a dia.

Entenda por que você quer mudar

Antes de fazer qualquer mudança, é primordial entender de onde vem essa necessidade. “É muito importante entender por que você está fazendo algo, mas ainda mais importante é por que você tem feito diferente sua vida inteira”, ela diz. “Eu trabalho com as pessoas para descobrir por que elas comem desse jeito em primeiro lugar. Você está entediada? Estressada? É muito relevante fazer um trabalho de detetive emocional”.

Loading...

via GIPHY

Pare de ficar na defensiva

Se você está sempre tentando explicar a razão do seu novo estilo de vida, pare. “Ver outra pessoa mudando, desperta as nossas próprias inseguranças. Nós pensamos ‘aqui está alguém no comando de sua própria vida’ e isso nos deixa desconfortáveis”, explica Sarah. Em vez de ficar dando explicações para as perguntas (que sempre vão ser feitas), experimente responder com frases como “Eu só não estou com vontade de comer sobremesa hoje” , “Já estou bem satisfeita, mas não deixem de comer por minha causa” ou “Eu percebi que me sinto muito melhor quando não como tal comida”.

Não tente mudar as pessoas ao seu redor

É normal querer companhia no seu novo estilo de vida, mas evite tentar converter todos as suas amigas ou o(a) seu/sua namorado(a). Para Sarah, esse comportamento pode ser bastante destrutivo. Afinal, não existe um jeito certo e um errado de comer. Deixe com que cada um faça o que acha certo para si mesmo. A nutricionista ainda dá um exemplo de que se você realmente ama cookies e viver sem eles é a pior coisa do mundo, então por que passar por isso? Na verdade, o estresse que o seu corpo vai passar é pior do que comer um cookie uma vez por semana.

Planejamento e comunicação

Ninguém quer ser a amiga que tira um saquinho de cenouras da bolsa porque não pode comer nada no menu do restaurante, né? É importante saber quando você está deixando os outros desconfortáveis e mudando a dinâmica do encontro. Prefira ser a pessoa que escolhe onde vão comer, para se certificar de que há algo no cardápio para você. Se for jantar na casa de amigos, pergunte ao anfitrião o que será servido, assim, você pode se oferecer para contribuir com um prato caso seja necessário.

Loading...

via GIPHY

Preste atenção no humor

Não importa a dieta ou rotina de exercícios que você está seguindo, é muito mais importante se preocupar com a saúde mental do que com quantos centímetros de cintura foram perdidos. “Quanto mais consciente sobre como o seu estilo de vida te afeta mentalmente você for, mais fácil vai ser refletir se vale a pena continuar ou fazer mudanças”, aconselha Sarah.

Siga a regra 80:20

Não é preciso ter uma alimentação supersaudável 100% do tempo. Prefira a regrinha que diz para se comprometer em ótimas refeições em 80% do tempo e liberar as “porcarias” nos 20% restantes. Parecido com o famoso “dia do lixo”. Isso tira o peso da culpa por ter comido algo que não estava dentro da dieta de vez em quando. Uma dica que a Sarah dá é para investir na qualidade das comidas que vamos escolher para esse 20% do tempo. Em vez de comprar Oreo no mercado, vá até uma doceira e coma uma fatia daquele bolo de chocolate feito na hora que você tanto ama.

Encontre um grupo de pessoas que tenha o mesmo foco que você

Pode ser no Facebook, grupos espirituais ou hashtag de musa fitness… o importante é encontrar um grupo de apoio para te manter motivada durante os períodos mais difíceis e com quem você pode compartilhar os resultados positivos e receber muito amor e carinho. Claro, nossas melhores amigas sempre vão estar ao nosso lado, mas nem sempre elas estão nesse momento com você.

Veja também: Sinais de que você precisa mudar seus hábitos alimentares
Sinais de que você precisa mudar seus hábitos alimentares © Istock
Sinais de que você precisa mudar seus hábitos alimentares
See album

Continue com a gente!

Aproveite o trajeto até o trabalho para estimular o cérebro
Como tirar maior proveito da atividade física?
Vire esse jogo fitness! Como ser mais saudável e atingir seus objetivos

Alexandra Guida
you might also like