Home / Bem-Estar / Fitness / 7 exercícios para praticar na praia. Verão, chega mais!

Bem-Estar

7 exercícios para praticar na praia. Verão, chega mais!

por Monique Garcia Publicado em 19 de outubro de 2015
77 compartilhamentos

Bora se divertir?

Nem precisa ficar de olho nos termômetros para sacar que o próximo verão será da pesada. Como não há escapatória dessa sauna eterna, o jeito é aproveitá-la da melhor maneira. E não estamos apenas falando sobre conquistar um belo bronze à beira-mar, não (jamais se esqueça do protetor solar, please!). A pedida da vez é praticar exercícios físicos na praia e voltar para casa mais saudável e com a silhueta nos trinques. Topa? A seguir, as melhores atividades para apostar:

1 - Deitada

Sua toalha ou esteira para torrar no solzão ganha uma nova identidade: tapete de exercícios.

Para iniciantes: respiração profunda
A proposta é trabalhar a respiração para relaxar e, de quebra, massagear os órgãos do sistema digestório e tonificar o abdome – tudo isso sem deixá-la cansada. Para tal, deite-se de costas com as pernas esticadas, coloque as mãos sobre o abdome e feche os olhos. Inspire lenta e profundamente pelo nariz expandindo o tórax. Segure a respiração por alguns segundos e expire no mesmo ritmo contraindo o abdome. Repita de 10 a 20 vezes.

Para dificultar: treino estático
Tonificar o corpo sem movimentar-se é possível, sim! Esse, inclusive, é um dos princípios da ginástica postural. Ao adotar e manter certas posições, os músculos são forçados a trabalhar. Para exercitar o abdome, deite-se de costas com as mãos atrás do pescoço, levante ligeiramente a parte superior e permaneça na posição enquanto você olha para o mar. Se o seu objetivo é fortalecer a parte inferior, deite-se de frente para o chão e eleve as pernas e o tronco. Outra opção é sentar-se de costas retas e dar chutes no ar a fim de mobilizar as coxas e o bumbum.

2 - Esportista

Vôlei, tênis, peteca, futebol… Opções de esportes para praticar na praia é que o não faltam.

Para iniciantes: frescobol
Essa divertidíssima modalidade trabalha resistência, velocidade, reflexo, força e coordenação motora – e tudo o que você precisa é de um parceiro, duas raquetes, uma bola e um espaço razoável na areia. Correr em todas as direções atrás da redonda gasta um montão de energia (cerca de 450 calorias por hora), reforça o sistema cardiorrespiratório e exercita os músculos da cabeça aos pés!

Para dificultar: vôlei
Recrute uma turminha para também estimular a resistência, velocidade, reflexo e, claro, concentração. O vôlei de praia é um exercício intenso, principalmente quando praticado na areia. Ele desenvolve toda a estrutura muscular e queima aproximadamente 500 calorias por hora.

3 - Caminhada

Qual é a diferença entre o asfalto e a areia? A instabilidade. E, quando o assunto é exercitar os músculos, isso muda tudo.

Para iniciantes: na areia úmida
Caminhar descalça sobre a areia dura é uma ótima opção: o impacto é limitado e os pés se fixam bem ao solo. Os músculos superficiais (quadríceps, glúteos e panturrilhas) são bastante trabalhados e ficam tonificados que é uma beleza!

Para dificultar: na areia seca
Andar sobre a areia seca e fofa tem três vantagens: como esse solo está em constante mudança, os calcanhares atingem primeiro o solo e, com isso, os músculos mais profundos são convocados para trabalhar – o que é excelente para bombear o fluxo de sangue de volta para o coração e aniquilar a celulite. O esforço físico é maior, o que aumenta o gasto energético, e os grãos de areia ainda fazem uma “massagem” relaxante nos pés.

4 - Subindo na prancha

Ondas à vista? Todas a bordo! Modalidades praticadas dentro d’água são ótimas para o corpo e ainda levam a adrenalina às alturas.

Para iniciantes: bodyboard
É uma atividade bastante acessível. Você só precisa saber nadar e ter em mãos uma pequena prancha. Faça assim: repouse a parte superior do corpo sobre a prancha de bodyboard e se deixe levar pela onda. Quando a próxima pipocar, comece a bater os pés (você pode usar pequenas nadadeiras, se quiser). Sem perceber, estará trabalhando os músculos das pernas, bumbum, abdome, costas e ombros. O resultado: até 500 calorias exterminadas em apenas uma horinha.

Para dificultar: surf
O surf é uma atividade exigente, que proporciona aos seus fãs (Cameron Diaz, Jennifer Aniston, Elle Macpherson... Tá bom pra você?) uma silhueta
maravilhosa, diga-se de passagem. Isso porque manter o equilíbrio na prancha e direcioná-la exige que você use o corpo inteiro – não só as pernas, mas também as costas, o abdome, os ombros, braços, peitoral... A única ressalva é que o esporte requer persistência e muuuuuito treino, ok?

5 - Caia na água

Colocar o corpo para se mexer no mar é a arma certeira para torrar calorias extras, vá por nós! Isso porque, além de consumir uma grande quantidade de energia com os movimentos, o organismo também a utiliza para se proteger da temperatura da água.

Para iniciantes: hidroginástica
Além de fortalecer o abdome e as costas, tonifica os tecidos, estimula a circulação do sangue, melhora a drenagem linfática e a aparência da celulite.

Para dificultar: snorkeling
Se você ama interagir com a fauna e a flora do mar, é hora de tirar do armário as nadadeiras, máscaras e snorkels! Além de permitir que contemple as maravilhas do oceano, a atividade fortalece os músculos e tonifica e modela o corpo todo.

6 - Jogos tradicionais

Voltar no tempo é 100% permitido quando se está na praia: que tal divertir-se em um descontraído jogo de cartas, pulando amarelinha ou correndo atrás de um frisbee?

Para iniciantes: bocha
Quem disse que bocha é exclusividade de pessoas idosas? Além da concentração, habilidade e tática necessárias, o esporte faz com que todos os músculos trabalhem contra a resistência para garantir o equilíbrio e a estabilidade da parte inferior do corpo. Ainda que seja um jogo tranquilo, pode queimar até 180 calorias em uma hora.

Para dificultar: frisbee
O frisbee é uma forma simples, porém eficaz de manter-se no pique, fortalecer os músculos e gastar energia. Correr na areia atrás do acessório tonifica e afina as pernocas, enquanto arremessá-lo reforça os braços, costas e abdome. Todo o movimento envolvido pode queimar até 400 calorias por hora.

7 - Passeio no mar

A praia está muito cheia? A dica, então, é apostar em modalidades que fogem do tumulto e oferecem benefícios dentro da própria água!

Para iniciantes: stand-up paddle
Sensação entre as celebridades, é conhecido por tonificar a musculatura de todo o corpo e dar tchau às calorias – sem contar a oportunidade de entrar em sintonia com a natureza, né? Se você ainda não consegue ficar em pé na prancha de SUP, experimente ficar ajoelhada até adquirir confiança.

Para dificultar: canoagem
Os braços, ombros e costas trabalham duro para remar, enquanto o abdome e as pernas ajudam a manter o equilíbrio e direcionar a canoa. Há uma queima de 500 calorias por hora, aproximadamente.

Continue com a gente:

  • #partiupraia! Tomar um solzinho pode ajudar a manter o peso
  • Bora pedalar! Andar de bike é o esporte da vez
  • TOP 9: Tudo o que você precisa saber sobre o Slackline e seus benefícios incríveis
  • HIIT: treino rápido, intenso e EXTERMINADOR de calorias. Você precisa conhecer!
  • Como o relaxante muscular pode estar sabotando o seu treino

por Monique Garcia 77 compartilhamentos

você também vai <3: