Home / Bem-Estar / Fitness

23 fatos que provam que correr é a melhor atividade física de todas

by Ana Paula Sanches ,
23 fatos que provam que correr é a melhor atividade física de todas© Getty

E você ainda tinha dúvidas?

Correr é uma das atividades físicas mais fáceis para começar a praticar. Como não exige um grande investimento em dinheiro e pode ser feita em qualquer lugar, a corrida é a melhor aliada na hora de largar o sedentarismo - e, inclusive, não é raro ouvir muita gente falando que correr acaba se tornando um vício. E aí, topa levar esse hábito pra lá de saudável pra sua rotina? Convença-se de que essa é a melhor escolha com os 23 fatos sobre corrida a seguir:

1. É flexível

Ao contrário de aulas em academias, corridas individuais não exigem rotinas pré-determinadas: você pode correr no melhor momento, de acordo com as suas necessidades cotidianas.

2. Trabalha todas as partes do seu corpo

Correr é um exercício que faz você trabalhar todas as partes do seu corpo, além de fazer bem para o coração e a respiração.

3. Aumenta a longevidade

Você sabia que a corrida pode melhorar o seu sistema imunológico e é altamente recomendada para pessoas com problemas de pressão e osteoporose? Todas essas melhorias fazem com que a expectativa de vida de quem corre seja elevada em relação a de pessoas sedentárias.

4. É de graça

Sem dinheiro para entrar na academia? A corrida não te dá desculpas para não se exercitar: é só colocar um tênis no pé e escolher o melhor lugar para praticar.

5. Queima muuuuuitas calorias

Correr queima duas vezes mais calorias do que andar a mesma distância. Precisamos dizer mais alguma coisa?

6. Aumenta a energia

Você vive desanimada por aí, sem vontade de fazer nada? Vai pra corrida, amiga! Correr ajuda a manter o seu corpo ativo e faz com que o seu cérebro fique "ligado" por mais tempo.

7. Alivia o estresse

A corrida faz com que o nível de hormônios do corpo fique equilibrado e, assim, joga o seu estresse pra longe de você.

8. Aumenta a confiança

Estabeleça metas de corrida e as cumpra. Por exemplo: determine que num dia você correrá durante 30 minutos e alcance esse objetivo. Isso fará com que você se lembre do quão incrível é (se por acaso você tiver se esquecido, né). <3

9. Faz bem pro coração

A corrida fortalece o coração e as artérias, reduzindo suas chances de sofrer um ataque cardíaco. Ou seja: além de um corpo lindo, a corrida te dá um coração ainda mais forte pra aguentar as surpresas da vida.

10. Você pode fazer sozinha

Se você é do time das mulheres que preferem exercícios individuais, a corrida é ideal pra você, afinal você pode praticá-la sozinha com os seus fones de ouvido. Prefere exercícios em grupo? A corrida também é pra você, afinal você pode se inscrever numa equipe e participar de maratonas.

11. É uma ótima forma de estreitar relações

Chame aquela amiga que também quer começar a se exercitar para correr com você! Ter companhia para cultivar bons hábitos ajuda muito a fortalecê-los na rotina.

12. Aumenta a sua resistência

Correr faz com que você se torne mais resistente para qualquer atividade que envolva fôlego - qualquer mesmo, se é que você nos entende...

13. Melhora a sua postura

Não precisamos dizer mais nada, né?

14. Elimina a depressão

Um estudo publicado em 2006 concluiu que apenas 30 minutos diários de corrida são eficientes o bastante para melhorar os sintomas de depressão.

15. Melhora a qualidade do sono

A atividade física é um ótimo regulador do sono, afinal você faz esforço e, no final do dia, o seu corpo pede por repouso.

16. É fonte de Vitamina D

Ok, a corrida em si não é fonte de vitamina D, mas o fato de estar correndo ao ar livre fará com que você absorva a vitamina do sol.

17. É a desculpa perfeita pra comer mais carboidratos

Carboidratos são essenciais para fornecer a energia necessária à corrida, então você poderá comê-los sem culpa! Melhor álibi do mundo. <3

18. É a oportunidade perfeita para ouvir música

Você + seus fones de ouvido + seu tênis = trio perfeito. <3

19. Faz com que você descubra lugares novos

Mesmo que você decida correr no quarteirão da sua casa, começará a perceber coisas que você nunca tinha reparado antes: as cores das casas, objetos, estabelecimentos...

20. Pode ser feito em qualquer lugar

Praia, asfalto, grama: tanto faz! O que importa é você encontrar o melhor lugar para você e começar a se mexer.

21. Pode melhorar a sua vida sexual

Como dissemos lá atrás, correr faz com que você melhore o seu fôlego, o que é ótimo para o sexo. Mas, além disso, a corrida faz com que você se torne mais flexível - e nós nem precisamos explicar qual a utilidade disso, certo?

22. É uma ótima forma de ajudar ao próximo

Existem várias corridas beneficentes por aí. É só pesquisar e se inscrever na melhor pra você.

23. É uma comunidade de amigos

Os corredores são praticamente uma comunidade: todos se apoiam, dão força um ao outro, dividem questões da vida pessoal... E aí, tá esperando o que pra entrar pra equipe?

Muito mais motivos para correr:

• ChiRunning: para correr sem esforço, nem lesões
• Quer viver mais? Corra 10 minutos por dia (são os cientistas que garantem!)
• Do treino à corrida: como eu sobrevivi à minha primeira maratona

Ana Paula Sanches
you might also like