Home / Bem-Estar / Fitness

Pegue a prancha você também! É verão, tempo de stand up paddle

by Fernanda Guimarães ,
Pegue a prancha você também! É verão, tempo de stand up paddle© Getty

O stand up paddle é legal e delicioso o ano todo. Mas, no verão, ele brilha: os dias quentes são motivo extra pra correr para o mar, subir na prancha e aproveitar a vibe. O SUP também é um exercício completo, que queima quase 350 calorias por hora. Dicas para praticar em 3, 2, 1...

Nós sabemos o que você - e um tanto assim de celebridade - fez no verão passado! Subiu na prancha para praticar stand up paddle, ou, para os íntimos, SUP. E, veja só que beleza, os dias de calor estão de volta, as férias estão aí (ou pelo menos aquele recesso de fim de ano, não?) e você está cheia de vontade de se divertir como se não houvesse amanhã. Acertamos de novo? Ótimo, estamos aqui para lembrar das delícias que o stand up paddle pode acrescentar a sua vida.

1. Não, você não precisa saber surfar
Você não precisa de nada além de saber nadar (e, dependendo das águas, um colete salva-vidas). A prancha você pode alugar na beira da praia, por exemplo. Se essa é a sua primeira vez, fique tranquila: você vai conseguir ficar de pé logo nas primeiras horas - e se sentir uma mistura de Jesus e Kelly Slater.

2. É academia no mar
Esqueça supinos, halteres e esteiras. O stand up paddle trabalha a musculatura superior na remada e os membros inferiores e core (região do abdômen) no equilíbrio em cima da prancha. Ou seja, é um megahíbrido de aeróbico, leg press, flexões e abdominais. Ah, falamos que torra 350 quilocalorias por hora?

3. Troque o aquário humano da academia pela natureza
Não tem jeito, quem não nasceu com DNA Schwarzenegger não se identifica com o ambiente de academia. Se você se sente um peixe fora d'água entre os aparelhos, troque a vista dos espelhos da sala de ginástica pela paisagem natural. Não precisa ser necessariamente no mar, já que o stand-up pode ser praticado também em rios, lagos e represas.

4. Faça com os amigos
Apesar de ser um esporte individual, o stand up paddle pode e deve ser praticado com outras pessoas. Além de ser mais seguro, você pode rir bastante das quedas alheias (e das próprias também).

5. Todo mundo pode fazer. TODO MUNDO.

O stand-up paddle não tem idade. Saber nadar e ter vontade de experimentar é o suficiente. A prancha e remo devem ser adaptadas ao tamanho e nível de prática de cada um, portanto, procure um profissional e faça algumas aulas antes de sair remando mar adentro.

6. Você vai ter uma desculpa para cair na água sempre
Ter obrigação de viajar ou desculpa permanente para fugir para praia? Onde assina para começar?

7. Você vai se divertir
Não era esse o objetivo? E na hora que você se cansar, não tem vestiário, elevadores, carro. É só deitar na praia ou na grama, pegar uma cor e relaxar.

Para quem quem praticar já

Distância não é problema, existem escolas de stand-up paddle da Guarapiranga até Ilhabela.

Tempo Wind & SUP Clube - Guarapiranga
Tel: (11) 5517-6039
Mais informações:
http://www.tempowindclube.com.br/

Paddle Club Brasil - Guarujá
Tel: (13) 3351 - 5184 / 8155 - 5006
Mais informações: www.paddlebrasil.blogspot.com.br

Paddle Club Ilhabela - Ilhabela
Tel: (12) 9139 - 1555
Email: ecotreinoilhabela@gmail.com

Verônica Guerra - Santos
Tel: (13) 7805 - 1283
Email: veronicagguerra@gmail.com
Mais informações: www.veronicagguerra.blogspot.com

Fernanda Guimarães
you might also like