Home / Maternidade / Gravidez

Para sair do azul (ou do cor-de-rosa): decoração de quarto laranja

by Redação taofeminino ,
Para sair do azul (ou do cor-de-rosa): decoração de quarto laranja© iStock

Quer sair do padrão? Cor quente e que traz alegria e promove o desenvolvimento, o laranja é ousado e muito atrativo - mas é importante balanceá-lo com cores neutras, principalmente para bebês e crianças. Por Juliana Couto

Summary
  1. · Laranja nos detalhes
  2. · Laranja nas paredes
  3. · Laranja no mobiliário
  4. · Continue com a gente!
  5. · taofeminino ♥ Pinterest

A gravidez traz muitas novidades (e informações). Compreender o desenvolvimento do bebê durante as semanas de gestação, entender sobre a fisiologia do parto, como parir no Brasil, como se preparar para amamentação, como se preparar para o puerpério e, conforme o tempo passa, também preparar o enxoval do bebê. O desejo de preparar um cantinho especial para o bebê entra na lista. Montar o quarto do seu filho pede individualidade: cada mãe e cada pai têm gostos, expectativas e vontades individuais para a montagem do quarto do pequeno. As cores que vão compor o quarto falam muito sobre a família que irá nascer. Para sair dos comuns cor-de-rosa e azul, aproveitando para desde a gravidez desconstruir estereótipos de gêneros, há diversas paletas de cores que podem deixar o ambiente do pequeno alegre e aconchegante. Uma dessas cores é a cor laranja. Recomendável para ambientes de socialização, é uma cor quente, que pode ser usada com cautela, por estar associada a estímulos constantes.

Considerada exótica, a cor laranja representa alegria, vitalidade, prosperidade e sucesso. É resultado da mistura entre as cores primárias amarelo e vermelho, está associada a criatividade, diversão, comunicação, calor afetivo, equilíbrio e segurança. Pode provocar os mesmos efeitos da cor vermelha, estimulando o apetite e o diálogo.
A origem da cor se remete ao fruto laranja, de origem oriental. Até a chegada da fruta na Europa, não existia uma palavra para designar a cor: “laranja” aparece no idioma inglês apenas no século 13, referindo-se a fruta. A cor foi inicialmente chamada de Geoluhread (amarelo-vermelho). A primeira vez que o termo foi usado como cor foi em 1512, na corte do rei Henrique VIII. A palavra deriva do termo sânscrito nāraṅgaḥ, que significa a árvore de onde vêm as laranjas.

Marca da cultura budista, é a cor das vestes dos monges. No budismo, o laranja significa transformação, coragem e espírito de sacrifício. É a cor da iluminação, o mais alto grau de perfeição. Há 45 tons de laranja catalogados, com variações para as cores de terra, para o amarelo, como amarelo cenoura, amarelo ocre, amarelo indiano, ou para o vermelho, como em vermelho camarão, vermelho raposa, vermelho cobre. Como disse Van Gogh, por meio de seu autorretrato, não existe laranja sem azul, demonstrando que as cores ficam cada vez mais fortes quando acompanhadas de seus tons mais contrastantes. A escolha por uma paleta mais contrastante ou mais calma depende, claro, da escolha dos pais. Ambientes muito coloridos promovem mais estímulos e ambientes com cores menos vibrantes, mais silêncio. Para apostar no equilíbrio (e no diferencial) o taofe separou ideias do Pinterest para decorar o quarto do bebê com laranja. Seja nos detalhes, seja nas paredes, pode trazer mais cor para que o pequeno já saiba desde a barriga que gênero não tem cor.

Laranja nos detalhes

Laranja nas paredes

Laranja no mobiliário

Continue com a gente!

DIY: aniversário infantil sem personagem
Para sair do cor-de-rosa (ou do azul): decoração de quarto amarela
Quarto de bebê montessoriano: como e por que fazer

taofeminino ♥ Pinterest

Redação taofeminino
you might also like