Home / Beleza / Maquiagem

O certo e o errado na hora de lavar seus pincéis de maquiagem

by Fernanda Guimarães ,
O certo e o errado na hora de lavar seus pincéis de maquiagem

O taofeminino entrega o passo a passo de duas experts de como limpar seus pincéis de maquiagem em casa. De nada.

Summary
  1. · Com qual frequência devo limpar meus pincéis?
  2. · Não tenho tanto tempo para esperar! Posso usar o secador?
  3. · E tem como fazer uma limpeza vapt-vupt, sem molhar?
  4. · E aquele truque de colocar uma gotinha de óleo de oliva ou de coco para deixar o pincel mais macio, funciona?
  5. · E finalmente, como limpar meus pincéis de maquiagem?

A gente não vai repetir que dormir com maquiagem faz mal para pele – até porque já provamos por a+b que o hábito é péssimo para o rosto. Mas, amigas leitoras, enquanto a cútis merece (e ganha) todo seu cuidado e atenção, grandes chances de você ter esquecido dos seus pincéis de maquiagem. Pois bem, ferramentas sujas são o hábitat natural de bactérias que podem causar irritação, acne...

Assim sendo, considere este um dos melhores conselhos que o taofeminino vai te dar: limpe seus pincéis de maquiagem regularmente. Tudo bem que a preguiça pode tomar conta e, ao se dar conta, está procrastinando o banho das suas tools de maquiagem há meses. Na hora que bater a #pregui, pense que não é só sua pele que agradece, não! Manter os pincéis limpos e bem cuidadinhos garante data de validade estendida aos seus fiéis escudeiros do make de cada dia. E a gente sabe que os fofos não foram baratos.

Conversamos com Cacá Habeyche (@cacahabeyche), maquiadora do salão Marcos Proença, em São Paulo, que lava seus instrumentos todos-os-dias para descobrir o segredo de pincéis nos trinques. E a maquiadora oficial da NARS no Brasil, Rafaella Crepaldi (@rafaellacrepaldi), entregou como cuida do próprio arsenal de 168 peças (#sonho) entre editoriais e desfiles mundo afora.

Com qual frequência devo limpar meus pincéis?

Para quem usa pincéis de maquiagem todos os dias, Cacá e Rafaella concordam: o ideal é fazer uma limpeza a cada 20 a 30 dias. “Sugiro fazer a lavagem uma vez por mês, com sabão neutro e água corrente. Depois, deixe-os secar naturalmente, deitados”, recomenda Rafaella. Tire um dia para ficar de cara lavada e limpar as ferramentas, já que a secagem demora, e dependendo do pincel, pode levar até 6 horas (só para constar, na última faxina da Rafa, os pincéis ficaram secando por dois dias!).

Não tenho tanto tempo para esperar! Posso usar o secador?

Não é recomendável, mas se for uma situação de vida ou morte, você pode lançar mão do item, sim. “Deve ser o último recurso pois danifica muito as cerdas e amolece a cola que segura os pelos”, explica Cacá. “Se tiver que recorrer ao secador, coloque-o no sentido das cerdas, de cima para baixo, e não use na potência mais quente”. “Também vale usar uma toalha aquecida, fazendo com que o calor indireto seque as cerdas do pincel”, ensina Rafaella.

E tem como fazer uma limpeza vapt-vupt, sem molhar?

Sim, é possível sim fazer uma limpeza dos pincéis de maquiagem a seco, principalmente quando a gente usa uma sombra preta e, em seguida, uma iluminadora e não tem dois pincéis. Mas ela não dispensa uma faxina mensal, ok? “Se quero usar uma tonalidade diferente de sombra ou blush, recorro ao lenço de papel, limpo bem o pincel e tiro o excesso de pigmento do produto anterior. Se for trocar de uma sombra escura para uma clara, por exemplo, é necessário limpar com líquido de limpeza específico”, aconselha Cacá. O favorito da maquiadora do Proença é o limpador da Klass Vough. O produtinho está em falta em casa? Rafa recomenda usar um demaquilante bifásico para dar o truque. “Ele limpa muito bem, é rápido, e pode salvá-la na correria”.

E aquele truque de colocar uma gotinha de óleo de oliva ou de coco para deixar o pincel mais macio, funciona?

Ninguém põe a mão no fogo pelo macete. “Eu não arriscaria essa dica porque qualquer tipo de óleo vai adicionar gordura nas cerdas e isso pode alterar o acabamento do que for fazer depois", explica Rafaella. A artista da NARS prefere apenas usar um bom shampoo neutro e pronto. Já Cacá confessa que nunca usou o truque, mas que de vez em quando, depois de levar com o shampoo, adiciona um pouquinho de condicionador à ponta das cerdas do pincel para dar mais maciez. “Mas só de vez em quando, não em todas as lavagens! ”, alerta.

E finalmente, como limpar meus pincéis de maquiagem?

O método da Rafa:

1) Em um recipiente de boca larga, adicione por volta de um litro de água morna para 30 ml de shampoo neutro. A quantidade de água e shampoo vai variar dependendo da quantidade de pincéis que você tiver para lavar (essa é a medida que a Rafa usou para lavar mais de 100 pincéis!).

2) Mergulhe o pincel na mistura e, com cuidado, faça movimentos circulares com as cerdas na palma da mão para tirar o acúmulo de produto.

3) Enquanto faz o passo 2 com os outros pincéis, deixe os que já tirou o excesso de maquiagem de molho por alguns minutos (cuidado para não os esquecer lá!).

4) Um a um, enxague os pincéis em água corrente, sempre deixando o jato correr no sentido das cerdas, até que não saia mais nenhuma espuma quando você aperta.

5) Coloque os pincéis sobre uma toalha, em uma superfície plana e deixe secar até que eles estejam completamente secos.

O método da Cacá:

1) Com o limpador de pincéis, tire o excesso de produto. Molhe as cerdas (com cuidados para não atingir o cabo e, portanto, não umedecer a cola que une as cerdas) e aplique uma gotinha de shampoo.

2) Esfregue as cerdas suavemente na palma das mãos, em movimentos circulares, sempre mantendo-as para baixo e enxague em água corrente.

3) Se for necessário, reaplique o produto e repita o processo.

4) Eventualmente, se for necessário, espalhe uma gota de condicionador somente nas pontas e enxague bem com água.

5) Tire o excesso de água com uma toalha e deixe os pincéis para secar em uma superfície plana, em local arejado, até que estejam completamente secos.

Para facilitar a tarefa, Cacá também usa uma luvinha para limpar pincéis. A sua escolhida é da Sigma, que pode ser comprada no site da marca, que entrega no Brasil.

Lá no Insta, Cacá deu uma pitada de como lava seus pincéis de maquiagem em casa:

Vem que vem, tem muito mais:

Fernanda Guimarães
you might also like