Home / Beleza / Maquiagem

Pó bronzeador e os segredos dos maquiadores para um efeito bronzant per-fei-to!

by Ketlyn Araujo ,
Pó bronzeador e os segredos dos maquiadores para um efeito bronzant per-fei-to!

O passo a passo dado por top profissionais para se sentir com a pele do verão o ano inteiro

Summary
  1. · O tipo de pincel
  2. · Aplicação
  3. · Acerte o tom
  4. · O pó bronzeador é só para o verão?
  5. · Iluminador, braço direito do bronzer
  6. · Retoque
  7. · O que não fazer?
  8. · No nosso Pinterest você encontra as melhores inspirações de maquiagem:

Agora que você já descobriu todos os truques sobre como passar blush sem exageros, já pode passar para o próximo estágio. Estamos falando do pó bronzeador, bronzant, ou bronzer – chame como quiser – que passou de incomum para item indispensável no nécessaire das mulheres. Segundo o maquiador Lu Ramos (@luramostop) do salão MG Hair Design, de São Paulo, o objetivo do bronzer é dar à pele um ar de quem tomou sol, mas de maneira sutil, sem ficar muito pesado ou carregado.

“Você deve aplicá-lo nas regiões do rosto que possivelmente ficariam queimadas no verão ao tomar sol”, completa Chloé Gaya (@chloe_gaya), maquiadora e consultora de imagem do salão Jacques Janine (SP).

E já que o visual bronzeado dá o ar de saúde que estava faltando, ensinamos a você, com a ajuda de experts no assunto, tudo o que você PRECISA saber para investir no pó bronzeador. É só seguir as dicas:

O tipo de pincel

“Para aplicar o pó bronzeador, é essencial usar um pincel grande e bem fofo para garantir uma cobertura natural”, ensina Jaqueline Reche (@jaquereche), beauty artist do Atelier de Beauté (SP). Cacá Habeyche (@cacahabeyche), maquiadora do Marcos Proença Cabeleireiros, dá a opção de aproveitar o mesmo pincel que usamos para aplicar o pó compacto, por ele ser mais macio.

Aplicação

O truque de Lu Ramos para não errar na medida é simples: em frente ao espelho, abra seu melhor sorriso espontâneo, de modo que as maçãs do rosto fiquem aparentes. Aplique o pó nessa parte mais “alta”, fazendo movimentos circulares de maneira suave, até a linha das têmporas (região mais próxima dos olhos). “Movimentos circulares esfumam melhor o produto, jamais faça o movimento de ‘vai e vem’, para não deixar a pele marcada”, acentua Cacá.

Para evitar excessos, uma dica é dar batidinhas no pincel antes de encostá-lo no rosto, assim a pele não fica manchada. Se preferir, aplique o pó em uma das mãos, assim você verifica a quantidade necessária e a pigmentação. Evite pressionar o pincel quando levá-lo ao rosto, o ideal é segurá-lo pelo cabo e passar o bronzer da maneira leve. “Depois da primeira camada, se achar que ainda está muito clarinho, aplique mais uma e assim por diante”, diz Jaqueline.

Acerte o tom

Assim como acontece com o blush, o pó bronzeador possui diferentes tonalidades, sendo algumas com brilho ou até glitter, e outras mais opacas. Jaqueline sugere que a cor seja um pouco mais escura que a natural da sua pele, cerca de dois tons acima.

As peles mais pálidas ficam bem com cores puxadas para o dourado e caramelo. Já as de tom médio (oliva), funcionam com nuances mais próximas do laranja, mas sempre suave. Peles morenas e negras devem abraçar os tons acobreados, mais intensos. “Se você for negra, após passar o bronzer, complete aplicando um blush de tom cereja. A mistura vai criar um contraste com a pele”, diz Lu. Nunca se esqueça de testar o produto antes de comprá-lo.

O pó bronzeador é só para o verão?

Definitivamente, não. O segredo é saber medir as quantidades, usando o pó bronzeador com sutileza, principalmente no inverno. “A sacada é não exagerar, dar um rubor de saúde. Fazer uma pele muito bronzeada em um dia de chuva, por exemplo, fica meio over”, reforça Lu. “No inverno, se o corpo estiver muito claro e a pessoa usar o pó bronzeador, ​o resultado pode não ficar muito satisfatório por conta da diferença de tom de pele do corpo e do rosto”, alerta Chloé.

Iluminador, braço direito do bronzer

Iluminador e pó bronzeador fazem um casamento perfeito. Isso porque, unidos, os produtos são capazes de criar um jogo de luz e sombra MA-RA. Cacá ensina que a melhor maneira de usar os dois é aplicando o bronzer onde você quer criar sombra, geralmente abaixo da maçã do rosto, e o iluminador, onde você deseja criar luz, ou seja, acima da maçã.

O iluminador também pode ser usado no ossinho do nariz e um pouco no queixo também, dando frescor à maquiagem. Os tons coringa são os perolados, rosé e prateados, que ficam bem em qualquer tipo de pele.

Retoque

Como o bronzer já é bem pigmentado, o macete está em reaproveitar o pincel “sujinho” com o produto na hora de fazer o retoque. Reaplique o bronzant a cada 4 ou 5 horas, fazendo o mesmo movimento. Mas a fixação tem tudo a ver com a qualidade, os mais fininhos, com micro partículas, costumam durar bem mais.

O que não fazer?

Anotou direitinho as dicas dos nossos experts? Então vamos recapitular o que NÃO FAZER para tirar dez no quesito pele linda, com cara de quem deu os ares na praia no último fim de semana:

- Pesar na mão
- Passar o bronzer na ponta do nariz (segundo Lu Ramos, deixa você com cara de resfriado)
- Aplicar com esponja ou pincel umedecido (prefira sempre os pincéis mais fofos, próprios para pó)
- Aplicar o produto no rosto inteiro

Já que “colocar a cara no sol” não é sempre uma opção, abuse do pó bronzeador! Confira em nossa galeria as sugestões que garimpamos para você:

Bronzer Elke R$ 19
Bronzer Elke R$ 19
See album

No nosso Pinterest você encontra as melhores inspirações de maquiagem:

Mais beauté? Sim, senhora!

+ Com que base eu vou?
+ Ensinamos como adotar o strobing, o novo contorno
+ Qual é o melhor delineador pra mim, hein?
+ Por que você também vai amar o batom líquido
+ 14 truques de beleza que facilitam as nossas vidas

Ketlyn Araujo
you might also like