Home / Beleza / Maquiagem

Data de validade: você sabe quando seus itens de maquiagem vencem?

by Monique Garcia ,
Data de validade: você sabe quando seus itens de maquiagem vencem?© iStock

Ficar atenta é preciso. Sua pele agradece!

Summary
  1. · Base: 6 a 12 meses (líquida) e 24 meses (em pó)
  2. · Máscara para cílios: 3 a 6 meses
  3. · Batom: 12 meses (líquido) e 18 meses (sólido)
  4. · Sombra e blush: 12 meses (cremoso) e 24 meses (em pó)
  5. · Corretivo: 6 a 12 meses
  6. · Lápis para olhos: 12 meses
  7. · Como conservar a maquiagem?
  8. · Continue com a gente:

Só de pensar que seu produto favorito está prestes a vencer, já bate aquele aperto no peito, não é mesmo? Mas, quando o tempo de vida dele se esgota, não dá para ter dó nem piedade – o que está em jogo é a integridade da sua pele. Além de mudarem o aspecto e não mais entregarem o efeito desejado, há o risco de os itens vencidos terem as moléculas quebradas, que se transformam em outra substância prejudicial à cútis. “Alergias e inflamações e o crescimento de bactérias e fungos no próprio cosmético podem acontecer”, sinaliza Daniela Ribeiro, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SC). Portanto, não hesite em descartá-los!

Caso você já não tenha mais a embalagem de suas maquiagens para checar o prazo de validade, entregamos o período médio de duração de cada produto; anote:

Base: 6 a 12 meses (líquida) e 24 meses (em pó)

Após o vencimento, o conteúdo líquido escurece por conta da degradação das matérias graxas. “Também ocorre a separação de fases (água e óleo) e o odor é alterado”, acrescenta João Paulo Gomes, coordenador do curso de pós-graduação em Cosmetologia Aplicada à Estética do Centro Universitário Senac (SP). As versões em pó, por sua vez, costumam ressecar.

Máscara para cílios: 3 a 6 meses

O que reduz drasticamente sua duração é a presença de água e o alto risco de contaminação por bactérias, que se proliferam com facilidade dentro do tubo. Uma vez que tenha extrapolado o prazo de validade, resseca, endurece e empelota.

Batom: 12 meses (líquido) e 18 meses (sólido)

O sólido, por ser formulado com cerca de 90% de ceras e óleos, tem boa resistência e estabilidade. Mas, depois de vencido, pode craquelar, ter a textura e cor alteradas e até ficar com cheiro ruim - assim como o líquido.

Sombra e blush: 12 meses (cremoso) e 24 meses (em pó)

As versões em pó podem ressecar e criar flocos que dificultam a aplicação. “As cremosas ganham uma camada de gordura tanto em seu conteúdo quanto na própria embalagem, denunciando a deterioração do produto”, explica Daniela Ribeiro.

Corretivo: 6 a 12 meses

Mudanças na cor e textura são um alerta para o prazo de validade ultrapassado. No caso dos corretivos em pó, ficam secos, e as versões líquidas, assim como as bases dessa categoria, começam a ter seus ingredientes separados. “É possível visualizar duas camadas diferentes que, para que se tornassem uniformes novamente, seria necessário misturá-las”, detalha João Paulo Gomes. Hora de substituir o produto!

Lápis para olhos: 12 meses

Quando vence, esfarela, fica quebradiço e perde a pigmentação. “Sua aplicação se torna tão difícil que pode até lesar a região dos olhos”, alerta João Paulo Gomes.

Como conservar a maquiagem?

Guarde todos os produtos dentro de uma caixa em um ambiente seco, arejado e escuro – o seu quarto, por exemplo. “Eles jamais devem ser armazenados no banheiro, que é extremamente úmido devido ao excesso de vapor do chuveiro”, avisa Daniela Ribeiro. Procure também manter seus pincéis e esponjas sempre bem limpos para evitar contaminações. Para isso, lave-os com xampus neutros ou higienizadores específicos a cada 15 dias. Por último, mas não menos importante, não compartilhe a maquiagem com ninguééééém! Promete?

Continue com a gente:

Monique Garcia
you might also like