Home / Beleza / Maquiagem

Flawless: guia esperto de pincéis de maquiagem

by Fernanda Guimarães ,
Flawless: guia esperto de pincéis de maquiagem

Make flawless sem ter de apelar para mãos profissionais? O taofeminino dá o caminho das pedras para investir certo no estojo de pincéis de maquiagem

Summary
  1. · Cerdas
  2. · Pincel para base
  3. · Pincel para blush
  4. · Pincel para contorno
  5. · Pincel para sombra
  6. · Pincel para corretivo
  7. · Pincel para delineador
  8. · Manutenção em casa...

O dia de aposentar o cotonete como principal ferramenta de make chegou. Claro, o bastãozinho é top na hora de corrigir aqueles erros de maquiagem corriqueiros, mas usá-lo para fazer um olho esfumado digno de passarela
é tarefa quase impossível. E cara leitora, eventualmente você tem de lidar com um pincel de make ou outro (como passar blush?). Então, sem pânico!

A gente se identifica com aquele minidesespero que dá quando você bate o olho em todas aquelas possibilidades de pincel e, justamente por isso, recorremos à sabedoria de Andreia Kanioski, uma das ganhadoras do prêmio Avon de maquiagem de 2014. Lição número um: "Quando for comprar seus pincéis de maquiagem, escolha-os com cuidado pensando sempre na utilidade de cada um, tamanhos, fibras, formatos. Isso faz muita diferença no resultado do make". Combinado, Andreia! A continuação da aula você lê abaixo.

Cerdas

Tarefa do dia: conhecer os tipos de cerda. Existem dois - naturais e sintéticas. Cada uma dá um efeito diferente no make. Andreia explica:

  • Naturais: mais fofinhas e macias, ideais para produtos em pó, como sombras, blush e iluminadores. São mais fáceis de esfumar e espalham sem marcar a maquiagem.

  • Sintéticas: mais firmes, usadas para aplicar texturas líquidas e cremosas como bases, corretivos, delineadores e batons com precisão.

Pincel para base

Para base líquida, a dica da Andreia é usar pincéis com cerdas sintéticas firmes e chatas de tamanho médio. Tradução: pincel que parece de pintura mesmo, com uma leve pontinha para garantir cobertura em pontos chatinhos de alcançar (como a dobrinha das narinas). Quem curte uma missão make vapt-vupt pode optar também pelos pincéis tipo duo fibra (que unem os dois tipos de cerda) e podem ser usados para aplicar produtos em pó ou líquidos.

Pincel para blush

A regra é: quanto mais fofo melhor. Para produtos em pó, o ideal é usar pincéis com fibras naturais, que garantem o efeito esfumado. E, ó, não use aquele pincel de pó compacto para aplicar blush - ele não vai ajudar a alcançar o resultado esperado. Selecione o tamanho do pincel adequado ao shape e ao tamanho das maçãs do seu rosto.

Pincel para contorno

A mesma lição do blush vale para o contorno em pó. Andreia chama atenção para o tamanho, já que os os pincéis para delinear o rosto devem ser um pouco menores, para não ultrapassar os limites dos traços que você quer destacar. Se usar produtos cremosos, a maquiadora indica o mesmo pincel de base para marcar e esfumar.

Pincel para sombra

Pincéis de fibras naturais e fofas são os favoritos para os olhos. Palavras da expert: "Tenha sempre pincéis de vários tamanhos, com pelos longos, médios e curtos para obter vários efeitos de esfumado". Quanto mais longo e fofo o pincel for, mais fácil vai ser esfumar a sombra e espalhar o produto pela pálpebra. Pincéis mais chatos e de cerdas curtas são ideias para depositar o pigmento dando batidinhas e concentrando a cor.

Pincel para corretivo

Olheiras, manchas ou qualquer outra imperfeição que a base não dê conta demanda uma carga extra de corretivo para sumir. Já que os probleminhas são pontuais, melhor atacá-los com pincéis pequenos, de fibra sintética firmes e chatas. Em tempo: para aderir melhor à pele, Andreia passa o corretivo com o pincel e finaliza o acabamento com os dedos. "Fica perfeito!", confessa.

Pincel para delineador

Ah, o delineador... O traço perfeito não sai sem um bom pincel e (muito) treino. O melhor mesmo é testar os diferentes tipos antes de arrematar um. Andreia prefere os de cerdas sintéticas em formato de caneta. Há também quem simpatize com a versão chanfrada, que garante o rabinho no final do delineado.

Manutenção em casa...

E a gente sabe que o investimento para montar um kit de pincéis de maquiagem não é nada singelo e por isso, depois de dar o lance final no seu estojinho, saiba cuidar bem das ferramentas. Lave os pincéis de 15 em 15 dias com sabonete neutro e deixe-os secar completamente sobre uma superfície plana.

Se joga aqui, ó:

Fernanda Guimarães
you might also like