Home / Casamento / Noivas

Maio é o mês das noivas! Você sabe por quê?

by Luciana Console ,
Maio é o mês das noivas! Você sabe por quê?© Istock

A tradição tem origem lá atrás na História..

Embora nem todo mundo queira se casar em maio (ultimamente a galera tem optado por dezembro, por conta do décimo terceiro salário e as férias de fim de ano), o costume ainda tem bastante adeptos.

Mas por que maio é o mês das noivas? Uma das teoria tem origem na Idade Média. É quando se inicia a primavera no Hemisfério Norte – temporada das flores e, consequentemente, de uma estação mais perfumosa. “As pessoas não costumavam se assear, desta forma, as noivas carregavam consigo um buquê de flores junto ao corpo para diminuir os odores corporais e uma coroa de flores de laranjeira na cabeça”, nos conta Priscilla P. Quirino, doutoranda do Programa de Altos Estudos em História da Universidade de Coimbra.

homem dá buque para mulher

Por ser uma época de temperaturas mais quentes, também era um dos poucos momentos do ano em que a população tomava banho. Sendo assim, perfeito para os casais se unirem em matrimônio e ter sua primeira noite juntos - limpinhos e perfumados. Afinal, estamos falando de séculos atrás, onde sexo antes do casamento era proibidíssimo e nada mais justo do que estar apresentável neste momento, né?

Outra hipótese tem a ver com a Igreja Católica, que na tentativa de impor suas crenças, incorporou muitos festivais pagãos em seu calendário. As comemorações de maio então se tornaram celebrações à Maria, mãe de Jesus. “Seria auspicioso que uma mulher se casasse neste mês, pois, de uma forma simbólica é como se a Virgem estivesse abençoando tal união e a vida daquela mulher”, continua Priscilla.

E você, casaria (ou casou) em maio? Conte pra gente!

Tem mais no taofeminino!

Luciana Console
you might also like