Home / Beleza / Pele / Qual é a ordem de aplicação dos cosméticos faciais?

© iStock
Beleza

Qual é a ordem de aplicação dos cosméticos faciais?

por Monique Garcia Publicado em 21 de abril de 2017
73 compartilhamentos

São tantas camadas que a gente até se perde...

Quando o assunto é beleza, a ordem dos fatores altera, sim, o produto - ou melhor: a eficácia dele. Para que os cosméticos entreguem, de fato, o que prometem na embalagem, é importante respeitar o passo a passo correto da aplicação (além de escolher versões com texturas compatíveis ao seu tipo de pele, não se esqueça!). Com a ajuda dos dermatologistas Murilo Drummond, da Sociedade Brasileira de Dermatologia (RJ) e Thais Sakuma, assessora do Departamento de Cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP), traçamos o caminho completo do seu ritual de beauté.

1. Sabonete ou gel/creme de limpeza

Vamos aos fatos: a absorção completa dos produtos que vêm em seguida (e, consequentemente, a eficácia de cada um deles) só vai rolar se sua pele estiver 100% limpinha - livre de oleosidade, resíduos de make, poluição e com os poros desobstruídos. Por isso, não abra mão de uma boa higienização! Ela pode, inclusive, ser turbinada com as novas escovas sônicas que chegaram no mercado recentemente. As vibrações produzidas pelo acessório garantem uma cútis seis vezes mais limpa! Quer coisa melhor?

2. Tônico

Ele é o responsável por reequilibrar o pH da pele, que pode ser alterado por agressões externas e pelo próprio uso de produtos, além de remover resquícios de impurezas mais resistentes. "A cútis ganha tônus e fica com aparência saudável", comenta Murilo Drummond.

3. Creme para os olhos

A pele ao redor da região é extremamente fina e delicada - por isso, pede o uso de fórmulas específicas, diferentes das elaboradas para o rosto. O mais prudente, portanto, é começar a hidratação pela área dos olhos. Assim, você elimina o risco de, incidentalmente, encostar nela o dedo "sujo" de outros cremes, causando irritações nada bem-vindas.

Loading...

4. Sérum

Com textura fluida, os séruns possuem alta concentração de ativos e têm poder de penetração nas camadas mais profundas da pele. Também dão aquela mãozinha para turbinar a eficácia dos demais produtos de beleza.

5. Hidratante

É mais denso e essencial para reter a água da pele, evitando o ressecamento, garantindo a maciez e rosto livre de rugas. Para melhores resultados do produto, descubra como potencializar seu efeito. E, se você usa ácidos, como o retinoico, saiba que eles devem ser aplicados após o hidratante - mas somente à noite, ok? "A tez fica sensibilizada e não pode ser exposta à luz do sol", alerta Thais Sakuma.

6. Protetor solar

Essa última camada é indispensável, já que forma uma película que protege a pele contra os raios solares e evita manchas. Na matéria Tire suas dúvidas sobre o uso do protetor solar, entregamos tudo o que você precisa saber a respeito do produto que jamais deve sair do nosso nécessaire.

Ainda não acabou!

Veja também: Hidratantes para pele oleosa

15 hidratantes para pele oleosa © iStock

Mais dicas de beleza:

taofeminino ♥ Pinterest

por Monique Garcia 73 compartilhamentos

você também vai <3: