Home / Beleza / Pele / Seu cronograma para o bronze perfeito e saudável

Seu cronograma para o bronze perfeito e saudável

Publicado por Monique Garcia
em 30 de dezembro de 2016

Montamos um roteiro para você tirar proveito máximo da temporada de sol. Programe-se!

Não basta estender a toalhinha e deitar. Se o seu objetivo é ter um bronze duradouro (e sem colocar a saúde em risco), é preciso antecipar-se e adotar alguns cuidados antes de se jogar no sol. Siga por aqui:

30 dias antes

Cápsulas de betacaroteno são uma ótima alternativa para potencializar a produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele. Além de prepará-la para os dias de praia e piscina, o nutricosmético também a protege, evitando danos causados pela radiação solar. “No entanto, o filtro jamais deve ser deixado de lado”, reforça Daniela Lemes, dermatologista (RJ).

20 dias antes

O betacaroteno também pode ser encontrado em alimentos alaranjados, como abóbora, cenoura e mamão. “Eles devem ser incluídos no cardápio com antecedência para que a substância consiga alcançar a epiderme e, de fato, contribua para um bronzeado duradouro e saudável”, destaca Larissa Viana, dermatologista (SP). Importante lembrar que o consumo deve ser diário e constante: um copinho de suco aqui e ali não vai surtir efeito.

7 dias antes

Esfolie a pele para remover as células mortas e, consequentemente, garantir um bronzeado uniforme e livre de manchas. Caso não tenha um creme esfoliante no nécessaire, recorra à clássica receita caseira de mel e açúcar mascavo. Em seguida, o segredo é hidratar, hidratar e hidratar. “Se a pele estiver muito ressecada e descamar, o efeito dourado vai por água abaixo mais rápido”, avisa Daniela Lemes. Esse também é o período certo para aplicar o autobronzeador: o produto contém DHA, substância que reage com a queratina da pele e produz a melanoidina, pigmento temporário que bronzeia. E fique tranquila porque sua ação é totalmente superficial, ou seja, não traz nenhum malefício.

2 dias antes

Hora da depilação! “É importante fazer o procedimento com, no mínimo, 48 horas de antecedência, para evitar irritações na pele que podem se intensificar com a exposição ao sol”, diz Larissa Viana. Isso se for se depilar com cera ou lâmina, é claro. Mas, caso recorra ao laser ou a fotodepilação, faça 30 dias antes.

No dia

Chegou o tão esperado momento de tomar sol e você não quer colocar todo seu trabalho a perder, certo? Pois saiba que o melhor caminho para conquistar um bronze bacana é, sim, usar o filtro solar – com direito a reaplicação a cada três horas ou assim que notar suor na pele. “O ideal é começar com o FPS 50 e, após quatro ou cinco dias de exposição, descer para o FPS 30”, recomenda Larissa Viana. Dessa forma, vermelhidões e descamações estarão fora de cogitação.

E para manter o bronze?

Continue hidratando a pele e mantenha a alimentação e o uso de nutricosméticos até um mês após a temporada de sol. Beba muuuuuita água e, como já cantamos a bola em Como fazer o bronzeado durar mais?, vá com calma: exponha-se de maneira gradual, de uma a duas horas por dia, antes das 10h e depois das 16h, para uma cor duradoura e saudável.

Este texto foi escrito por @moniquezg e editado por @cicaarra

Continue com a gente:

Gostou? Tem mais

Katy Perry diz não ter tempo para besteiras

Katy Perry diz não ter tempo para besteiras

Katy Perry diz não ter tempo para besteiras Katy Perry diz não ter tempo para besteiras

Prepare-se para os grandes lançamentos do cinema Prepare-se para os grandes lançamentos do cinema

A cidade de Barcelona como você nunca viu antes A cidade de Barcelona como você nunca viu antes

Comentários