Home / Beleza / Pele

Seu cronograma para o bronze perfeito e saudável

by Monique Garcia ,
Seu cronograma para o bronze perfeito e saudável© iStock

Montamos um roteiro para você tirar proveito máximo da temporada de sol. Programe-se!

Summary
  1. · dias antes
  2. · dias antes
  3. · dias antes
  4. · dias antes
  5. · No dia
  6. · E para manter o bronze?
  7. · Continue com a gente:

Não basta estender a toalhinha e deitar. Se o seu objetivo é ter um bronze duradouro (e sem colocar a saúde em risco), é preciso antecipar-se e adotar alguns cuidados antes de se jogar no sol. Siga por aqui:

30 dias antes

Cápsulas de betacaroteno são uma ótima alternativa para potencializar a produção de melanina, responsável pela pigmentação da pele. Além de prepará-la para os dias de praia e piscina, o nutricosmético também a protege, evitando danos causados pela radiação solar. “No entanto, o filtro jamais deve ser deixado de lado”, reforça Daniela Lemes, dermatologista (RJ).

20 dias antes

O betacaroteno também pode ser encontrado em alimentos alaranjados, como abóbora, cenoura e mamão. “Eles devem ser incluídos no cardápio com antecedência para que a substância consiga alcançar a epiderme e, de fato, contribua para um bronzeado duradouro e saudável”, destaca Larissa Viana, dermatologista (SP). Importante lembrar que o consumo deve ser diário e constante: um copinho de suco aqui e ali não vai surtir efeito.

7 dias antes

Esfolie a pele para remover as células mortas e, consequentemente, garantir um bronzeado uniforme e livre de manchas. Caso não tenha um creme esfoliante no nécessaire, recorra à clássica receita caseira de mel e açúcar mascavo. Em seguida, o segredo é hidratar, hidratar e hidratar. “Se a pele estiver muito ressecada e descamar, o efeito dourado vai por água abaixo mais rápido”, avisa Daniela Lemes. Esse também é o período certo para aplicar o autobronzeador: o produto contém DHA, substância que reage com a queratina da pele e produz a melanoidina, pigmento temporário que bronzeia. E fique tranquila porque sua ação é totalmente superficial, ou seja, não traz nenhum malefício.

2 dias antes

Hora da depilação! “É importante fazer o procedimento com, no mínimo, 48 horas de antecedência, para evitar irritações na pele que podem se intensificar com a exposição ao sol”, diz Larissa Viana. Isso se for se depilar com cera ou lâmina, é claro. Mas, caso recorra ao laser ou a fotodepilação, faça 30 dias antes.

No dia

Chegou o tão esperado momento de tomar sol e você não quer colocar todo seu trabalho a perder, certo? Pois saiba que o melhor caminho para conquistar um bronze bacana é, sim, usar o filtro solar – com direito a reaplicação a cada três horas ou assim que notar suor na pele. “O ideal é começar com o FPS 50 e, após quatro ou cinco dias de exposição, descer para o FPS 30”, recomenda Larissa Viana. Dessa forma, vermelhidões e descamações estarão fora de cogitação.

E para manter o bronze?

Continue hidratando a pele e mantenha a alimentação e o uso de nutricosméticos até um mês após a temporada de sol. Beba muuuuuita água e, como já cantamos a bola em Como fazer o bronzeado durar mais?, vá com calma: exponha-se de maneira gradual, de uma a duas horas por dia, antes das 10h e depois das 16h, para uma cor duradoura e saudável.

Este texto foi escrito por @moniquezg e editado por @cicaarra

Continue com a gente:

Monique Garcia
you might also like