Home / Beleza / Pele

Mista, oleosa, seca... Descubra qual é o seu tipo de pele

by Monique Garcia ,
Mista, oleosa, seca... Descubra qual é o seu tipo de pele© Unsplash

E otimize sua rotina de beleza!

Summary
  1. · Pele mista
  2. · Pele oleosa
  3. · Pele seca
  4. · Pele normal
  5. · Pele sensível
  6. · Mais dicas de beleza:
  7. · taofeminino ♥ Pinterest

Cada tipo de pele pede um cuidado diferente. Por isso, é importantíssimo identificar o seu antes de colocar qualquer produto no nécessaire. Vamos às características de cada um:

Pele mista

Tipo mais comum entre as brasileiras, apresenta oleosidade e poros dilatados na zona T (testa, nariz e queixo), enquanto o restante do rosto é seco. “Esse contraste é consequência de um desequilíbrio na hidratação e produção das glândulas sebáceas”, explica Tatiana di Perrelli, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP).

Pele oleosa

A produção exacerbada de sebo resulta numa pele com brilho excessivo e poros dilatados – além de, muitas vezes, estar associada ao surgimento de cravos e espinhas. Assim como a mista, a tez oleosa é bastante recorrente por conta do clima tropical brasileiro, embora herança genética, desequilíbrios hormonais e outros fatores também possam ser os responsáveis pelo aspecto engordurado. Leia mais em Como cuidar da pele oleosa e controlar o brilho.

Pele seca

O toque áspero é sua principal característica. Junto, podem vir descamações e o surgimento de pequenas manchas brancas. “Ambos indicam falta de hidratação, muitas vezes causada por banhos quentes, uso de produtos inadequados, esponjas que descamam ainda mais a pele, entre outros fatores”, lista Tatiana.

Pele normal

Equilibrada, é livre de oleosidade e ressecamento e tem aspecto aveludado. Os poros, por sua vez, são pouco visíveis. Mas nem por isso você deve se acomodar e abrir mão de uma rotina de cuidados, viu? A preocupação precisa ser a mesma.

Pele sensível

“Sinônimo de vermelhidão, coceira, irritação e, em alguns casos, repuxamento”, fala Tatiana. Esse tipo de pele precisa ser tratado com muita cautela, já que é intolerante a diversos ativos e tende a reagir mal a temperaturas extremas, por exemplo. Já conferiu nossa lista com as 6 situações que só quem tem a pele sensível vai entender?

Mais dicas de beleza:

taofeminino ♥ Pinterest

Monique Garcia
you might also like