Home / Beleza / Pele / Os benefícios do óleo de jojoba para pele e cabelos

Os benefícios do óleo de jojoba para pele e cabelos

Publicado por Monique Garcia
em 10 de fevereiro de 2017

Bastam algumas gotinhas para prevenir o envelhecimento, tratar a caspa, tirar o make... Pode vir que é sucesso!

A jojoba é uma planta originária da América do Norte, cujo grão é prensado para a extração de seu óleo. A partir dele, tribos nativas tratavam seus ferimentos e até cuidavam dos cabelos. Hoje, com o avanço da indústria cosmética, o uso da substância tornou-se ainda mais amplo. E pudera: suas propriedades são poderosíssimas! “O óleo de jojoba é composto por 96% de ceramida, além de ácido mirístico e vitaminas A, B1, B2 e E, que garantem diversos benefícios para pele e madeixas”, afirma Vanessa Metz, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (RJ). Veja quais são eles:

1) Combate a acne

Isso porque o óleo de jojoba (que, por sinal, não é gorduroso) possui propriedades antimicrobianas, que dificultam o crescimento de bactérias responsáveis pelo aparecimento de espinhas. “Estudos também mostram que a substância dissolve o excesso de óleo que obstrui os poros, prevenindo a acne”, completa João Carlos Pereira, dermatologista especializado em Cosmiatria e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP).

2) Remove a maquiagem

O óleo de jojoba é uma mão na roda para, inclusive, tirar o make dos olhos sem causar irritações. “Use com algodão e, em seguida, retire o excesso de produto com pano úmido”, ensina Vanessa Metz. Mas vale ressaltar que, se a maquiagem for muito resistente, o óleo pode não ser tão eficaz quanto o demaquilante bifásico.

3) Ajuda no crescimento do cabelo

Muitas vezes, o acúmulo de sebo no couro cabeludo impede os fios de crescerem e provoca a queda. “O óleo de jojoba, potente que só, desobstrui os folículos pilosos e normaliza o crescimento das madeixas”, revela João Carlos Pereira.

4) Melhora a hidratação da pele

As ceramidas regulam a hidratação e formam uma barreira de proteção que, por sua vez, ajuda a reter a umidade e manter o equilíbrio do pH. Vale lembrar que isso contribui para o aumento de viço da pele, tratamento de eczemas causados pelo excesso de ressecamento e até prevenção de estrias!

5) Tem ação anti-idade

Os antioxidantes presentes no óleo de jojoba, como a vitamina E, travam uma verdadeira luta contra os radicais livres – os grandes responsáveis pelo envelhecimento da pele. “Eles ajudam na regeneração e rejuvenescimento das células, mantendo a pele firme, jovem e livre de rugas e linhas finas”, explica João Carlos Pereira.

6) Protege os fios contra danos externos

Sol, vento, produtos químicos... Suas madeixas ficam blindadas contra todos esses fatores graças ao óleo de jojoba! “A substância promove a umectação, sendo uma boa opção para cabelos quebradiços e ressecados, inclusive”, comenta Vanessa Metz. De quebra, a cabeleira ganha brilho extra!

7) Trata a caspa

Entre as principais causas da caspa, figuram a produção excessiva de óleo no couro cabeludo e a proliferação de fungos e bactérias na região. O óleo de jojoba, por sua vez, regula o sebo e tem propriedades antibacterianas – o que o torna um remédio natural muito eficiente para tratar o problema.

Ainda não acabou!

Mais dicas de beleza:

taofeminino ♥ Pinterest

Gostou? Tem mais

Katy Perry diz não ter tempo para besteiras

Katy Perry diz não ter tempo para besteiras

Katy Perry diz não ter tempo para besteiras Katy Perry diz não ter tempo para besteiras

Prepare-se para os grandes lançamentos do cinema Prepare-se para os grandes lançamentos do cinema

Cresce a procura de tratamentos estéticos para homens Cresce a procura de tratamentos estéticos para homens

Comentários