Home / Beleza / Pele

4 errinhos que (quase) todo mundo comete ao tomar banho

by Ketlyn Araujo ,
4 errinhos que (quase) todo mundo comete ao tomar banho© iStock

Será que seus hábitos não estão prejudicando sua pele?

Summary
  1. · Tomar banhos quentes e demorados
  2. · Não hidratar a pele
  3. · Se enxugar de maneira errada
  4. · Depilação fail

Tomar banho era pra ser uma daquelas coisas impossíveis de se fazer errado, mas existem alguns erros escondidos que a gente deixa passar quando pula para dentro do box. Não vamos negar que a sensação da água caindo sobre nosso corpo é maravilhosa, mas é importante reparar em alguns errinhos básicos que podem ser prejudiciais à pele, levando até mesmo a doenças mais graves por conta do ressecamento, como psoríase e eczema.

Aqui, você descobre o que NÃO fazer enquanto toma seu banho. E ainda fica sabendo o porquê disso tudo estar errado.

1. Tomar banhos quentes e demorados

Um banho quentinho e longo com certeza é bom para nos fazer relaxar e aliviar a tensão, mas passar muito tempo embaixo do chuveiro pode ressecar a pele – e muito! A água quente tira com grande facilidade os óleos naturais da pele. Para manter o corpo longe de rachaduras ou manchas secas associadas às temperaturas altas, o melhor a fazer é optar por água morna ou fria, e não passar dos dez minutos de banho – que tal programar o timer do celular?

gato-tomando-banho

2. Não hidratar a pele

Se você tem o costume de aplicar um hidratante no rosto, não esqueça de fazer o mesmo em todo o corpo, já que deixar de hidratá-lo pode fazer com que as camadas superiores da pele fiquem secas e ásperas. Quando pisar fora do box, seque o corpo com uma toalha macia e aplique um creme hidratante suave, o que irá prevenir que a umidade natural da pele vá pelo ralo.

apertando-creme-hidratante

3. Se enxugar de maneira errada

As toalhas são parte essencial de todo o processo, mas podem facilmente deixar a pele irritada e coçando se não utilizadas corretamente. Esfregá-las pelo rosto e corpo, por exemplo, é prejudicial à saúde, não importa de que material sejam. Seque suavemente, sem esfregar, para evitar a fricção do tecido com a pele.

Compartilhar toalhas também é sinal de alerta, porque quando molhadas a chance de espalhar bactérias é muito maior. Para evitar qualquer problema, o melhor a fazer é trocá-las sempre após o banho. Procure também descobrir se você tem alguma alergia relacionada a amaciantes e sabões em pó, pois eles também podem irritar a pele – o melhor a fazer, nesses casos, é pedir ajuda para o seu dermatologista.

cachorro-segurando-a-toalha

4. Depilação fail

Se depilar enquanto toma banho é o mesmo que unir o útil ao agradável, mas pode causar problemas se você não tomar os devidos cuidados. Embora seja tentador agarrar a lâmina de barbear assim que você entra no banho, o certo é esperar de dois a três minutos. Isso permitirá que a água amoleça os pelos, e torne todo o processo mais cômodo.

Não trocar as lâminas com frequência e raspar os pelos na direção oposta à de seu crescimento são outros erros super comuns. Lâminas cegas têm tudo para causar bolhas e irritação na pele, podendo até levar a infecções mais graves. Já raspar os pelos no sentido oposto pode ser capaz de encravá-los e irritar a pele ainda mais. O ideal é sempre raspá-los na direção do crescimento, especialmente se sua pele é sensível.​

mulher-coberta-por-creme-de-barbear

Para você virar expert em beleza!

+ Os 17 mandamentos da pele bonita e saudável
+ Esfoliante, antirrugas, removedor de maquiagem... O óleo de coco é isso e muito mais!
+ Data de validade: você sabe quando seus itens de maquiagem vencem?
+ 5 jeitos de usar a escova de dentes na rotina de beleza
+ Smoky eyes + boca nude. Como fazer?

Ketlyn Araujo
you might also like