Home / Maternidade / Quero engravidar / Clearblue

Como engravidar de menina?

by Ketlyn Araujo ,
Como engravidar de menina?

Sempre quis uma garotinha? Alguns truques podem funcionar nessa missão!

Summary
  1. · Para entender melhor
  2. · De olho no período fértil
  3. · Para tomar cuidado
  4. · Como tornar o pH mais ácido, então?
  5. · Tem como escolher o sexo do meu filho de outra maneira?
  6. · Salve, simpatia!
  7. · Hora da verdade
  8. · É menina! Vem que aqui tem ideias para você celebrar o nascimento da sua baby girl:

Apesar do grande número de pesquisas na área genética e técnicas de fertilização cada vez mais avançadas, poder escolher o sexo do bebê de maneira natural ainda é um desafio da medicina e vontade forte das futuras mamães. Algumas têm o desejo particular de conceber uma menina, mas será que isso pode ser controlado por você? Reunimos a opinião de especialistas para explicar e desmistificar tudo o que você sabia- ou ainda não conhecia- sobre como engravidar de menina.

Novos estudos apontam que número de meninos e meninas é igual no momento da concepção, existindo ainda muitas dúvidas se esse equilíbrio é realmente mantido quando os nascimentos acontecem. É o que conta Daniel Zylbersztejn, médico especialista em Reprodução Humana, médico do Setor de Reprodução Humana do Hospital São Paulo, doutor pela UNIFESP e responsável pelo Setor de Análise Seminal do Grupo de laboratórios Fleury.

Para entender melhor

Primeiro: o sexo do bebê é determinado, de fato, pelo encontro do gameta feminino (óvulo) que contém o cromossomo X, com o gameta masculino, o espermatozoide, que pode conter tanto o cromossomo X quanto o Y. Zylbersztejn explica melhor: “O embrião formado pela fertilização do óvulo pelo espermatozoide pode gerar tanto uma criança do sexo feminino (XX) quanto do sexo masculino (XY).

Patrícia Varella, ginecologista e obstetra pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em reprodução humana, explica que o homem produz espermatozoides femininos e masculinos na mesma proporção: "Ele produz praticamente 50% cada, e metade carregará o cromossomo X e a outra o Y. O que determina isso é o processo de espermatogênese, desde as células espermáticas primitivas que sofrem divisões sucessivas até o estágio do espermatozoide maduro". E completa: "Por isso dizemos que, quem define o sexo do bebê é o pai, ainda que inconscientemente, uma vez que é seu espermatozoide que definirá se o embrião será XX ou XY (menina ou menino)".

"Optar por métodos naturais e aplicá-los na rotina a fim de escolher o sexo do bebê antes da gravidez não garantem efetividade absoluta e nem têm comprovação científica, mas a tentativa pode dar certo", esclarece a ginecologista e obstetra Angélica Allegrini, de São Paulo.

“O gameta masculino que carrega o cromossomo Y é menor, mais leve, mais veloz e mais frágil. Já o gameta masculino que contém o cromossomo X é maior, mais pesado, mais lento e mais resistente”, conta Zylbersztejn.
Se no momento do ultrassom o que você mais quer é receber a notícia de que espera uma garotinha, vale saber o que realmente pode te ajudar e o que atrapalha no processo de fecundação. Lembrando sempre que a escolha do sexo do seu bebê é muito mais obra do acaso do que qualquer outra coisa, cara leitora.

De olho no período fértil

“Ter relações sexuais antes da ovulação, segundo a teoria dos gametas, favoreceria os espermatozoides com o cromossomo X, por serem os mais resistentes”, conta a ginecologista e obstetra Rubia Marques, também de São Paulo.
Isso aconteceria porque, dessa forma, quando o espermatozoide (Y) chegasse ao útero, o óvulo ainda não estaria nas trompas para ser fecundado, fazendo com que o gameta masculino (Y) acabasse morrendo, explica Angélica Allegrini.
Pelo X ser mais resistente, teria grandes chances de chegar ao óvulo maduro e pronto para fecundação.
Controlar sua tabela menstrual e prestar atenção no seu período fértil ajudam a obter resultados mais positivos.

Porém, tudo isso serve apenas como uma chance maior de eficiência, não ´é uma certeza. "Podemos falar em 60% de chance de uma menina e 40% de chance de um menino, através desse método", segundo Patrícia Varella.

Para tomar cuidado

Algumas pessoas indicam fazer uma ducha vaginal com vinagre para engravidar de uma menina, já que isso tornaria o pH da vagina mais ácido. Entretanto, os médicos são contra esse método. Patrícia explica: "Acidificar em excesso a vagina pode predispor a vulvovaginites, sobretudo a candidíase". “A ducha vaginal com vinagre pode ser bastante desconfortável e trazer um anticlímax para a relação sexual do casal”, enfatiza Daniel Zylbersztejn.

Como tornar o pH mais ácido, então?

Investindo na alimentação. Segundo Angélica Allegrini, a alimentação durante o período pré gravidez pode ajudar para que o bebê nasça menina. Apesar de, assim como as outras alternativas naturais, não ter 100% de garantia científica, tornar o pH do organismo mais ácido serve como medida empírica para melhores resultados.
Porém, acidificar o sangue às vezes é uma medida perigosa para a saúde, já que nutricionistas recomendam que tenhamos o pH equilibrado (ácido e básico). Mesmo assim existem alguns alimentos que, por mais que tornem o pH ácido, são aliados nutricionais e fazem bem para a saúde, principalmente grãos e castanhas. Confira alguns exemplos na nossa galeria:

Amendoim
Amendoim
See album

Tomar banhos quentes antes da relação e evitar posições sexuais cuja penetração é muito profunda, são sugestões conhecidas popularmente, mas sem nenhuma outra teoria que as comprove. “Sobre a penetração, o líquido seminal irá se depositar no fundo vaginal com os movimentos durante a relação sexual de qualquer maneira”, afirma Daniel.

Tem como escolher o sexo do meu filho de outra maneira?

Cientificamente, sim. Existe um método chamado diagnóstico pré-implantacional, feito com uma biópsia embrionária, mas isso só é possível na fertilização in vitro, no 3º ou 5º dias de vida do embrião. Daniel explica que o Conselho Federal de Medicina brasileiro não permite a biópsia embrionária para saber o sexo do bebê, mas sim para evitar algumas doenças relacionadas a isso. Exemplo: hemofilia e distrofias musculares podem ser evitadas quando realizada a sexagem nos embriões, que nada mais é do que a distinção do sexo do bebê. Com a sexagem, evita-se a transferência de um embrião afetado pelo diagnóstico do sexo.

Salve, simpatia!

Lembra daquele episódio de How I met Your Mother em que Marshall apresenta para Lily a simpatia da família dele para que os filhos nasçam homens? As dicas eram meio estranhas e envolviam, entre outras coisas, chupar limão.

lily-how-I-met-your-mother-olhando

Acreditar ou não em simpatias vai de cada um. Porém, listamos aqui algumas "receitinhas da vovó" que você pode tentar para conseguir engravidar de uma filha mulher. Não garantimos nenhuma eficiência, mas se você é fã de simpatias, listamos algumas:

1. Dizem que São Damião é um santo poderoso para atender pedidos relacionados a crianças. Encha um recipiente de vidro com uma chupeta e uma fita, ambas cor-de-rosa e acrescente guaraná, açúcar e mel até a metade do vidro. Antes de fechá-lo, coloque pétalas de sete rosas brancas, mexendo a mistura com uma vela rosa. Coloque tudo embaixo de uma roseira branca, oferecendo a São Damião.

2. Tomar a iniciativa na hora do sexo, transar em dias pares do mês e também no período da tarde, colocar uma colher de pau embaixo da cama e uma fita cor-de-rosa sob o travesseiro são outras crenças populares.

3. Compre um par de sapatinhos de lã cor-de-rosa e encha-os com algodão. Guarde os sapatos em uma gaveta e, de novo, ofereça a São Damião- e a São Cosme também.

Hora da verdade

Pelo exame de ultrassom, saber o sexo do bebê com segurança entre as 14ª e 16ª semanas de gestação é possível. Você é do tipo que não se aguenta de curiosidade? Sem problemas, dá para fazer um exame de sangue, a partir da 8ª semana de gravidez, que detecta fragmentos do cromossomo Y na mãe, descobrindo se o bebê será menino ou menina. Lembrando que o exame de sangue não é coberto pelos convênios médicos.

Como já explicamos, nenhum dos métodos para engravidar de menina é cientificamente comprovado ou te dá 100% de sucesso. Se a sua vontade é ter uma garotinha de qualquer maneira, já pensou em considerar a adoção? É um dos maiores gestos de amor que se pode ter por uma criança.

É menina! Vem que aqui tem ideias para você celebrar o nascimento da sua baby girl:

Um nascimento para recordar

Jeitos inusitados de anunciar a gravidez

Ideias para um chá de revelação inesquecível

Ideias de nomes para o seu bebê

Leia mais:
Como engravidar de menino​?

Ketlyn Araujo
you might also like