Home / Maternidade / Quero engravidar

Maternidade tardia: como ser mãe aos 70 anos?

by Redação taofeminino ,
Maternidade tardia: como ser mãe aos 70 anos?© iStock

Hoje, muitas mulheres são forçadas a adiar a maternidade por fatores. Idade, emprego ou estabilidade econômica são alguns dos mais comuns. Mas o que acontece quando você quer ser mãe aos 70? Confira abaixo histórias de quem fez essa escolha. Traduzido por Juliana Couto

As mulheres adiam o momento de se tornarem mães por várias razões. Evoluir em suas carreiras profissionais, esperar a estabilidade econômica e até mesmo esperar por um parceiro que esteja preparado para a paternidade. Há muitos fatores que influenciam a escolha a maternidade tardia. Quando uma mulher decide engravidar na velhice, essa gravidez, porém, costuma ser vista como não ideal. É estatístico: a América concentra mães mais jovens; a Europa, mais velhas, a partir de 40 anos, por exemplo. Na Índia, no entanto, é muito comum encontrar casos de tratamentos de fertilidade para mulheres com mais de 60 anos.

© Getty
See album

Essa é a história, aliás, de Daljinder Kaur, uma mulher que deu à luz aos 70 anos depois de se submeter a um tratamento de fertilização in vitro em uma clínica de fertilidade no estado de Haryana. Seu bebê foi concebido a partir de um óvulo e do esperma de seu parceiro. O pequeno Armaan nasceu com dois quilos e hoje é "saudável e forte", segundo as informações que a clínica prestou à BBC.

Na Índia, a esterilidade pode ser considerada um castigo de Deus, além da vergonha perante toda a família e para qualquer mulher (sim, na cultura indiana, é imprescindível que a mulher seja mãe em algum momento da vida). Apesar disso tudo, Kaur não hesitou em submeter-se ao tratamento de fertilidade para finalmente ser capaz de realizar seu sonho de se tornar mãe. "Deus ouviu nossas orações. Minha vida está completa. Agora eu vou cuidar desse bebê, eu me sinto cheia de energia. Meu marido também é muito cuidadoso e me ajuda tanto quanto é possível", diz a mãe feliz.

Mais casos de maternidade tardia

Esse não é o único caso de maternidade na terceira idade. Em 2008, essa mesma clínica conduziu o tratamento de outra mulher idosa. ­­­Bhateri Devi, 64, deu à luz em 2010 aos seus trigêmeos. Rajo Devi é outra indiana que realizou o sonho de ser mãe aos 70 anos. Sua filha, Naveen, que foi concebida por fertilização in vitro, tem atualmente 5 anos.

Em 1994, uma italiana de 63 anos deu à luz. Em 2006, uma psiquiatra inglesa infantil, com duas filhas, decidiu voltar a engravidar aos 62 anos. E em 2005, uma mulher romena de 67 anos também fez tratamentos e teve suas gêmeas Bucareste. A espanhola Carmem Bousada, deu à luz aos 66 anos em 2007 a gêmeos concebidos por fertilização in vitro. Ela começou o tratamento nos Estados Unidos e o transferiu para a Espanha. Dois anos após o parto, porém, faleceu de câncer.

Está grávida? Confira dicas de como anunciar sua gravidez:

30 maneiras muito, muito criativas para contar para todos que você está grávida

Veja também: Jeitos inusitados de anunciar a gravidez
Jeitos inusitados de anunciar a gravidez
Jeitos inusitados de anunciar a gravidez
See album

Mais em maternidade:
Páginas sobre maternidade para seguir e se empoderar
Entrevistamos o pediatra Carlos González e você, mãe de primeira viagem, deveria ler

Quer mudar de assunto? Venha com a gente!
Diga "sim" às proteínas vegetais
Os benefícios da natação para o corpo e para a mente
TDAH: como a doença atinge as mulheres

Redação taofeminino
you might also like