Home / Comportamento / Relacionamento

5 jeitos simples de melhorar o relacionamento

by Karen Carneti ,
5 jeitos simples de melhorar o relacionamento© iStock

Porque sempre dá para melhorar...

Summary
  1. · – Ajude seu(sua) parceiro(a) a ser a melhor versão dele(a) mesmo(a)
  2. · – Use o poder do toque
  3. · – Comemore ao máximo as boas notícias de seu(sua) parceiro(a)
  4. · – Compartilhe seus sonhos, rituais, metas e valores uns com os outros
  5. · – Expresse admiração, apreço e carinho
  6. · Continue no taofeminino :)

No centro de todos os relacionamentos está a alegria. Alegria das pequenas coisas – como dividir um sorriso durante o café da manhã – até à felicidade de embarcar em grandes aventuras da vida juntos. Afinal, 94% das pessoas acreditam que a alegria é mais intensa quando compartilhada com outras pessoas, de acordo com um estudo do consumidor #ShareTheJoy feito pela empresa Reddi-wip. Mas, às vezes, é fácil ficar muito ocupado ou cansado ou muito qualquer coisa para conseguir manter uma dose saudável de felicidade em um relacionamento.

Na verdade, 67% das pessoas na mesma pesquisa disseram não ter tempo suficiente para comemorar momentos diários com seus amados.E é aí que as coisas podem ficar feias. O ressentimento aparece, você luta e esquece quanto potencial para a felicidade existe em seu relacionamento.

​Assim, com o Dia dos Namorados se aproximando, que tal fazer um esforço para encontrar essa alegria de novo?Aqui estão algumas dicas de especialista de Sonja Lyubomirsky, autora de A Ciência da Felicidade e Os mitos da Felicidade, sobre como trazer mais alegria para o seu relacionamento:

1 – Ajude seu(sua) parceiro(a) a ser a melhor versão dele(a) mesmo(a)

"Os pesquisadores argumentam que nossos parceiros vêm para refletir o que vemos neles e extraímos deles, uma descoberta com o belo nome de ‘efeito Michelangelo’. Como um escultor, temos a capacidade de influenciar e moldar os parceiros de tal forma que eles sejam capazes de realizar seus mais altos e profundos ideais de ambições para eles mesmos. Assim, é fundamental para fazer tudo o que pudermos para acreditar, apoiar e validar os valores, metas e sonhos do nosso parceiro. Por exemplo, ajude sua namorada tímida a se tornar mais extrovertida orientando as conversas no jantar para seu assunto favorito. Como resultado, ela se sentirá compreendida e satisfeita, e vocês duas – bem como seu amor – se tornará mais forte”.

2 – Use o poder do toque

"Um tapinha nas costas, um aperto de mão, um abraço, um braço em volta do ombro – tais atos são muitas vezes rápidos e discretos, mas não inconsequentes. Na verdade, a ciência do toque sugere que o contato físico frequente pode melhorar e alimentar os relacionamentos. A centralidade do contato físico para a vida humana – para não mencionar a vida animal - é inquestionável, mas também extremamente subestimada. A pesquisa mostra que introduzir mais toques e carinhos em uma base diária irá percorrer um longo caminho para reacender o calor e a ternura, ajudando os casais a se comunicar melhor e a reduzir os hormônios do estresse, desconforto e angústia".

casal-se-abraçando

3 – Comemore ao máximo as boas notícias de seu(sua) parceiro(a)

"Aqueles que realmente compartilham sucessos e realizações do seu parceiro são mais felizes e alegres. Então, quando o seu cônjuge ganhar uma homenagem, felicite-o e comemore. Segundo a pesquisa #ShareTheJoy, 86% das pessoas disseram que até mesmo compartilhar um pequeno prêmio em boas ocasiões lhes traz alegria. Se alegrar com uma boa notícia leva você a saborear e a aproveitar o momento presente, bem como promover sua ligação com seu amor. Os pesquisadores aconselham que você deve expressar o orgulho que sente por seu(sua) parceiro(a) – dê um tapinha em suas costas, lembre o quão duro ele trabalhou por esse momento e imagine o quão orgulhoso seus pais ou tutores pode estar”.

4 – Compartilhe seus sonhos, rituais, metas e valores uns com os outros

"O que as relações prósperas têm em comum é um profundo sentimento de rituais de sonhos e objetivos compartilhados. Todos estes são elementos que nos ligam uns aos outros e criam uma vida interior singular compartilhada apenas pelos dois. Nós crescemos juntos, exploramos novas direções e assumimos riscos em conjunto, desafiamos nossas convicções juntos, e assumimos a responsabilidade também juntos. Toda semana, tente fazer pelo menos uma coisa para apoiar algumas funções (por exemplo, como ir esquiar com o pai ou gerente) e sonhos (viajar para o exterior, para subir a escada corporativa, para voltar para a escola, e assim por diante) de seu parceiro. O objetivo deve ser honrar e respeitar os sonhos de vida e interesses de cada um, mesmo se vocês não compartilharem todos”.

casal-patinando-no-gelo

5 – Expresse admiração, apreço e carinho

“Uma das principais conclusões de duas décadas de pesquisa é que relacionamentos felizes são caracterizados por uma proporção de positivo para negativo de 5 a 1. Então, faça de aumentar a sua relação de positivo uma meta semanal. Você pode fazer isso, em primeiro lugar, aumentando o número de vezes que demonstra afeto ao seu parceiro. Em segundo lugar, comunicando sua admiração e gratidão com mais freqüência, elogiando-o mais vezes, por exemplo. Em terceiro lugar, aumente o respeito, valor e admiração pelo seu parceiro. Uma maneira de fazer isso é escrever os atributos que inicialmente te atraíram no seu parceiro ou que você aprecia agora (e o porquê). Outra maneira é por meio da reflexão sobre um acontecimento bom em seu relacionamento, como quando vocês se apaixonaram ou quando passaram com sucesso por um momento difícil em conjunto”.

Este texto foi escrito por @karencarneti e editado por @cicaarra.

Continue no taofeminino :)

Mais dicas de relacionamento aqui:

Levei um fora do(a) namorado(a) – ou ficante, marido... O que fazer?
11 coisas que passam pela sua cabeça quando você está se arrumando para um encontro
Por que não deveríamos querer mudar a personalidade dos nossos parceiros
7 programas românticos para fazer durante o inverno
13 provas de que é melhor ter um cachorro do que um namorado

Karen Carneti
you might also like