Home / Bem-Estar / Saúde

O que as sementes de abóbora podem fazer pela sua saúde

by Alexandra Guida ,
O que as sementes de abóbora podem fazer pela sua saúde© istock

Spoiler! A resposta é: maravilhas

Pequenina, mas poderosa: a semente de abóbora tem propriedades naturais que fazem bem para a saúde do corpo e da mente. Da próxima vez que você preparar uma receita com abóbora, não dispense as sementinhas. Aproveite-as para controlar a pressão alta, melhorar a sua noite de sono ou até mesmo, aliviar os sintomas da menopausa.

Maneiras de incorporar as sementes de abóbora à alimentação

O nutricionista britânico Mike Wakeman sugere utilizar as sementes de abóbora como lanche, afinal são fáceis de transportar. Leve ao trabalho para consumir no café da manhã ou da tarde. “É uma ótima opção pré-treino de academia”, acrescenta.

Polvilhar sementes de abóbora em saladas, frutas picadas ou no preparo de guloseimas assadas (como biscoitos e pães) cria uma textura crocante aos alimentos. A porção ideal é de duas colheres de sopa.

Veja 10 benefícios que a semente de abóbora pode proporcionar.

Reforço imunológico

Riquíssima em zinco, a semente de abóbora impulsiona o organismo a combater vírus, como o do resfriado. Isso porque o mineral tem um papel central no desempenho do sistema imunológico, incluindo a divisão, síntese de DNA, crescimento e desenvolvimento celulares. Cheias de fitoesteróis, estes alimentos deixam a pele, unhas e cabelos mais bonitos! Yey!

Remédios naturais para o coração

Um quarto de xícara de sementes de abóbora contém quase a metade da necessidade diária de magnésio – um mineral que trabalha para o bom funcionamento do coração. Quando consumida, essa substância relaxa os vasos sanguíneos e regula a pressão arterial, prevenindo ataques cardíacos e derrames. O magnésio também é conhecido por auxiliar na formação dos ossos e dentes. A semente de abóbora é composta também por óleos que ajudam o corpo a controlar a absorção do colesterol ruim.

Faz bem para o cérebro

Comer um punhado de semente de abóbora aumenta o poder do cérebro, melhora a memória e a concentração, constatou uma pesquisa da Duke University Medical Center e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Tudo isso graças ao zinco!

Ajudam o corpo a se curar

As sementes de abóbora são uma fonte de proteína de alta qualidade, além de várias vitaminas e minerais, que ajudam o funcionamento celular e fortalecem as respostas do sistema imunológico a inflamações. As mulheres que convivem com a artrite e os sintomas pós-menopausa podem se beneficiar mais dessas qualidades deste alimento.

Alô, homens! As sementes de abóbora cuidam da saúde da próstata

Qualquer coisa pelo bem dos homens que amamos <3. "O zinco da semente de abóbora também é vital para a saúde da próstata, principalmente no tratamento da hiperplasia benigna da próstata (HBP, ou aumento da próstata)", diz Mike.

Tchau, inchaço abdominal!

As sementes de abóbora têm uma boa carga de carboidratos complexos e fibras, que são vitais para a digestão saudável e controlar o inchaço da barriga.

Reduzem o stress!

Precisa de um remédio natural para acalmar os nervos? Mastigue algumas sementes de abóbora – uma grande fonte de neuroquímicos que atuam no controle da ansiedade e do nervosismo.

Fazem você dormir bem!

Nas sementes de abóbora, encontramos triptofano, um aminoácido essencial que o corpo converte em serotonina e, posteriormente, em melatonina. Mas o que isso quer dizer? Que você vai ter uma boa noite de sono, muitas vezes =)

Aliviam dos sintomas da menopausa

Ondas de calor e insônia podem ser coisa do passado! O óleo da semente de abóbora é repleto de fitoestrógenos naturais, que diminuem significativamente a pressão arterial, as ondas de calor, dores de cabeça e das articulações, além de outros sintomas da menopausa.

Ação anti-inflamatória e anti-vermes

Sementes de abóbora têm óleos anti-inflamatórios na composição. Reduzem a inflamação em pacientes com artrite sem provocar efeitos colaterais. Também têm sido utilizados para a eliminação de parasitas do corpo humano por milhares de anos! Elas ajudam o organismo a expelir, especialmente tênias e vermes redondos. Estas sementes também têm propriedades antifúngicas e antivirais.

Ainda não acabou!

Continue com a gente!

5 passos para tonificar os braços
Dieta detox para o fígado: será que funciona?
Os benefícios de fazer várias refeições por dia

taofeminino ♥ Pinterest

Alexandra Guida
you might also like