Home / Bem-Estar / Saúde

Óleo de Melaleuca, o seu novo melhor amigo de beleza

by Fernanda Guimarães ,
Óleo de Melaleuca, o seu novo melhor amigo de beleza© Getty

Melaleuca alternifolia. Mela o quê? Me-la-leu-ca. Ou Tea Tree, Árvore do Chá... Chame como quiser, mas grave o nome da planta que dá origem ao seu novo melhor amigo. Desde o tratamento da acne até a limpeza dos dentes, listamos 10 benefícios que o óleo de Melaleuca pode proporcionar

​O óleo de Melaleuca - não, não é um trava-língua - vem de uma árvore comum na Austrália (também chamada de Tea Tree ou Árvore do Chá) e está em praticamente tudo o que consumimos, de produtos de limpeza para casa até pastas de dente. Mas muito antes de emplacar nos rótulos, a plantinha milagrosa já era velha conhecida dos aborígenes, que perceberam suas propriedades antissépticas, antibióticas e antifúngicas, no trato de feridas e queimaduras. Aqui, damos 10 bons motivos para incluir algumas gotinhas do óleo de Melaleuca na sua rotina de beleza.

1. O óleo de Melaleuca é ótimo para tratar a caspa

A caspa insiste em aparecer mesmo depois do tratamento com shampoo específico? Óleo de Melaleuca nela! Ele evita o ressecamento do couro cabeludo e ainda faz uma faxina na raiz, eliminando resíduos. Segundo a dermatologista britânica Terry Loong, o óleo também ajuda no crescimento dos cabelos pois desobstrui os folículos e nutre a raiz dos fios.

Receitinha esperta:
​Experimente um shampoo com 5% de óleo de Melaleuca. Você também pode adicionar poucas gotinhas do produto puro no frasco do shampoo do dia-a-dia e usar normalmente.

2. E também ajuda a amenizar os sintomas da conjuntivite

Quase todo mundo já passou por isso. Coceira + queimação + secreção. A Melaleuca pode entrar em ação mais uma vez, como explica a dermatologista Terry Loong: "O óleo de tea tree ajuda a reduzir a dor e coceira nos olhos."

Receitinha esperta:
Ferva dois saquinhos de chá verde em água e adicione algumas gotas do óleo dos deuses. Ferva por mais cinco minutos e deixe esfriar. Coloque os saquinhos de chá sobre os olhos por 20 minutos e voilà!

3. O óleo de Melaleuca alivia infecções (de vários tipos)

Agradeça aos terpenóides e eucaliptol, fitoquímicos presentes na tea tree, pelas propriedade medicinais, que garantem um cheirinho refrescante e combatem bactérias e fungos. Para congestionamentos nasais causados por resfriados e sinusites, por exemplo, uma inalação de vapor d'água com o óleo pode ajudar a liberar as vias respiratórias.

Receitinha esperta:
Ferva uma bacia pequena de água e adicione 3 gotas do óleo, enquanto ela esquenta. Tire do fogo, apoie o recipiente com a água em um lugar seguro (cuidado para não se queimar) e coloque uma toalha sobre a cabeça. Inale profundamente o vaporzinho refrescante por 15 minutos.

4. Melhora o aspecto da acne

Um estudo publicado no Medical Journal of Australia registrou que uma solução de 5% de óleo de Melaleuca trata acne tão bem quanto a mesma quantidade de peróxido de benzoila (o queridinho dos tratamentos antiespinhas). A vantagem das gotinhas milagrosas? Você não precisa se preocupar com a descamação da pele. “O óleo é um antibiótico e antisséptico poderoso e, ao mesmo tempo, é suave, o que ajuda na redução das bactérias que se alojam sobre a pele. Ele é mais usado como um tratamento local mas também acalma as inflamações e vermelhidão ao redor da acne" esclarece Terry Loong.

Receitinha esperta
Dilua duas gotas de óleo em um copo de água e aplique a solução com um algodão sobre a pele. Por ser hiperconcentrado, nada de aplicar o óleo direto na rosto, ok?

5. A Melaleuca é a sua bff da depilação

Pelos encravados e pele ardendo toda vez que você passa lâmina ou cera para depilar? Todo mundo sabe que a depilação deixa a pele irritada e pode render alguns pelinhos inflamados bem chatos.

Receitinha esperta:
Pingue algumas gotinhas de óleo de Melaleuca na lâmina antes de usá-la. Depois de remover os pelos, seja com lâmina ou cera, misture três gotas do produto com uma colher de sopa de gel de aloe vera e passe sobre a área recém-depilada para evitar irritações.

6. Combatente #1 das infecções vaginais

Um estudo da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, estimou que provavelmente 55,7% de todas as mulheres terão pelo menos um episódio de infecção vaginal por fungos (como a candidíase) ao longo de suas vidas. Cremes vaginais antifúngicos e medicamentos por via oral são os tratamentos mais indicados pelos médicos. Mas uma pesquisa da University of Western Australia comprovou que o óleo de tea tree, mesmo em baixas concentrações, é capaz de eliminar o principal fungo causador da candidíase. Alguns banhos de assento terapêuticos por semana podem ajudar a tratar e evitar re-infecções.

Receitinha esperta:
Banho de assento, formulado por Joannah Metcalfe, especialista em aromaterapia da Base Formula.
1 xícara de sal do Mar Morto
5 gotas de óleo de Melaleuca
3 gotas de óleo de gerânio
3 gotas de óleo de bergamota​
15 ml de leite para banho ou leite integral (para ajudar os óleos a se dispersarem na água)

7. O óleo de Melaleuca alivia dores musculares e distensões

Projeto barriga negativa te fez figurinha carimbada na academia? Ao invés de aliviar as dores com relaxantes musculares (que praticamente eliminam todo aquele esforço que você fez nos agachamentos), vá de óleo de Melaleuca. As propriedades anti-inflamatórias são ótimas para tratar aquelas dores pós-treino. "Ele estimula o fluxo sanguíneo para a área específica, acelerando a cicatrização e aumentando a taxa de novos tecidos e no crescimento celular " explica Loong.

8. Melhora a saúde bucal

O óleo de Melaleuca combate microorganismos que causam placa, inflamações na gengiva e tártaro. Ah, e fica a dica para os fumantes: também ajuda a tirar manchas causadas pelo tabaco. “Em forma de enxaguante bucal, a Melaleuca ajuda a eliminar o mau hálito, placa e gengivite. Ele mata as bactérias na boca e reduz a dor e irritação devido a suas propriedades antibacterianas.", explica a Dra. Terry Loong.

Receitinha esperta:
Dilua uma gota de óleo em dois copos de água morna e faça um bochecho (duas vezes ao dia).

9. Óleo da aromaterapia

O cheirinho amadeirado e parecido com eucalipto do óleo de Melaleuca é ótimo para aromaterapias. Experimente relaxar os pulmões e a respiração com uma toalha umedecida com uma solução de água + óleo de tea tree sobre o rosto.

Receitinha esperta:
Em uma bacia grande, misture água e de três a cinco gotas de óleo de Melaleuca (se quiser, acrescente óleo de eucalipto). Molhe uma toalha na solução, tire o excesso e deixe na geladeira por uma hora. Depois, deite-se e coloque a toalha sobre o rosto.

10. Mela na limpeza de casa

Você, um blend de óleos e uma casa necessitada de faxina (sim, eu disse casa, incluindo cozinha, banheiros, piso...). Nossa querida Mela dá um trato na limpeza doméstica em geral, diminui a quantidade de produtos no seu armário e ainda dá um cheirinho refrescante para o ambiente.

Receitinha esperta:
Para pisos: inclua cinco gotas de óleos de tea tree + cinco gotas de óleo de lavanda + cinco gotas de óleo de hortelã no seu multiuso comum ou no produto específico para pisos.
Para superfícies: a mesma mistura de óleos em água quente para dar limpar pias, bancadas, etc.

Ainda não acabou!

Veja também: Sinais de que você precisa mudar seus hábitos alimentares
Sinais de que você precisa mudar seus hábitos alimentares © Istock
Sinais de que você precisa mudar seus hábitos alimentares
See album

Continue com a gente!

- 7 sementes que fazem bem para o ❤ para incluir na dieta
- Como amenizar os sintomas da TPM? Nós temos as respostas!
- Ei, você está lavando seu cabelo errado! (e você aí, achando que estava arrasando...)
- Os segredos da pele perfeita das coreanas

tãofeminino ♥ Pinterest

Fernanda Guimarães
you might also like