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Como relaxar? 20 dicas para aliviar o corpo e a mente

por Ketlyn Araujo Publicado em 20 de maio de 2015
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Com o dia a dia cada vez mais agitado, custamos para encontrar aquele momento na rotina para respirar fundo e esquecer dos problemas. Mas, já que a saúde deve vir em primeiro lugar, é importante que você saiba quando e onde relaxar. Precisa de ajuda? Dê uma olhadinha nas nossas 20 dicas

Não fazer nenhuma atividade física e prestar pouca atenção na saúde são hábitos que resultam em níveis inimagináveis de estresse e cansaço. Já parou para pensar nos motivos que nos fazem sentir tão esgotadas? Isso pode significar que você anda tirando tempo zero para si mesma. Parece luxo, mas é cada vez mais necessário.

Ling Chan, da clínica nova-iorquina LING Skincare, dividiu com nossas irmãs inglesas do sofemine.uk algumas dicas preciosas que te ajudarão a relaxar. Quando o estresse tomar conta de você, lembre-se delas:

1. Faça uma massagem

Pode ser em um SPA bem luxuoso, com direito a banho de banheira, ou então na sua própria casa, com óleos aromáticos e a ajuda de quem mora com você. Não importa, fazer massagem relaxa em um nível que faz até seu sono melhorar. Não tem tempo para isso? Que tal uma “quick massage”? Tirar 15 minutos do dia para relaxar não faz mal a ninguém, e o bônus é que você pode encontrá-las em shoppings.

2. Pratique Yoga

A Yoga faz bem para a mente, pode melhorar a frequência cardíaca, a imunidade e a pressão sanguínea. Sinta-se à vontade para praticar Yoga em casa- que tal assistir umas aulas no conforto do YouTube? - Ou então em um studio. Escolha a melhor opção em matéria de conforto.

3. Desconecte-se

Ling Chan adverte: dispositivos móveis são proibidos quando a intenção é relaxar. Isso inclui seu celular, viu? Tablets, computadores e a televisão também estão vetados. Todos esses aparelhos estimulam a mente, e fazem a insônia muito mais presente nas suas noites do que você imagina. Troque o filtro do Instagram por um filtro dos sonhos, e relaxe!

4. Saia para correr

Quem costuma correr sabe que o esporte é uma ótima maneira de relaxar a mente, além de melhorar o condicionamento físico. Enquanto ficar estressada te deixa cansada, a corrida dá energia e melhora (muito) a qualidade do sono. Pergunte para aquela sua amiga corredora, que vai provar para você que a corrida já virou estilo de vida.... É só começar!

5. Tome Sol

O bronzeado de escritório parece a cor perfeita para ilustrar seu mal humor, certo? Está na hora de acabar com isso. Passar longe dos raios solares significa que você não está fixando toda a vitamina D que poderia.

6. Medite

A meditação de Ling tem até receita: ela se senta, começa a controlar a respiração e conta até 21. Preste atenção em como sua respiração vai e vem e enquanto isso esvazie a mente para conseguir se concentrar.

7. Prepare um chá

Sabe quando você chega em casa após um longo dia de trabalho e prepara para si mesma uma xícara de chá? No mesmo segundo, parece que todos os seus problemas vão embora junto com a sensação de calmaria que a fumaça da chaleira traz (mesmo que temporariamente).

Não é tudo fruto da sua mente, já que o chá possui ingredientes que garantem a sensação de calma, principalmente em suas ervas. Experimente tomar chá verde, que promete te deixar relaxada, mas desperta.

8. Não guarde as palavras

Se algo está te incomodando, não deixe que isso vire uma bola de neve mal resolvida. Fale sobre isso e, se for um problema grave, considere uma consulta com o terapeuta. Mesmo que você hesite em compartilhar detalhes pessoais da sua vida com um “estranho”, isso melhora conforme as sessões de terapia se repetem. Você perceberá o quanto é libertador dividir seus pensamentos com alguém que, ao contrário da família e dos amigos, não irá te julgar de maneira nenhuma. Estressada? Fale!

9. Papel e caneta na mão

Não é daquelas que gostam muito de falar? Não se preocupe. Coloque todos os seus problemas em uma folha de papel. Pode ser em forma de poesia, um registro pessoal ou apenas pensamentos aleatórios, escrever é uma maneira muito útil de acalmar a mente.

10. Tome um banho de ofurô

Use sachês perfumados e óleos aromatizados. Ling sugere, para acalmar, o óleo de lavanda.

11. Cuide dos cabelos

Teve uma semana difícil? Tome uma taça de vinho e permita-se cuidar de si mesma. Faça uma hidratação poderosa nos cabelos, daquelas que são um brilho incrível, e saia por aí balançando as madeixas. A experiência de cuidar de si mesma sempre é prazerosa, mas pode te surpreender, já que dar-se o direito de se mimar um pouquinho é totalmente anti-estresse!

12. Saia para caminhar

Nervosa, ansiosa, agitada... ou talvez os três juntos? Faça um favor a si mesma (e a todos que convivem com você) e saia para caminhar. Aproveite esse tempo para livrar a mente dos problemas enquanto passeia e presta um pouco mais de atenção ao seu redor.

13. Marque um horário no salão

Já falamos, mas não custa repetir... cuidar de si é uma das coisas mais simples e gratificantes na vida. Muitas mulheres sentem certo alívio após fazer as unhas dos pés e das mãos com a manicure. Vai dizer que a sensação não é maravilhosa?

14. Presenteie-se

Não queremos torná-la nenhuma viciada em compras mas, cá entre nós, não há nada de errado em comprar aquela peça de roupa bafo que você estava de olho há tempos (e, melhor ainda, que você PODE pagar). Não adianta nada encher de presentes as pessoas que você gosta, mas nunca adquirir um regalo para si. Compre quando precisar e puder, é tudo uma questão de moderação!

15. Leia coisas positivas

Ling explica que tentar ler livros com pensamentos positivos é bom para afastar a negatividade que nos mantém acordadas durante a noite. Se fizer do pensamento positivo um hábito, as chances de dormir tranquila aumentam em 100%!

16. Curta suas férias

Estamos de olho em vocês, workaholics. Isso tudo porque há uma razão para tirarmos férias TODO ano: precisamos sair da rotina e descansar, pelo menos durante um mês. Trabalhar 365 dias sem intervalos é loucura e não vale a pena. Que tal aproveitar o tempo livre para explorar um novo país e conhecer outras culturas? Faz bem para o cérebro e para a alma!

17. Redescubra suas paixões

Passa horas trabalhando no escritório, mas sente falta de aproveitar seu lado artístico? Não deixe que nada a faça desistir de seus sonhos. Tente encontrar um equilíbrio entre seu trabalho e suas paixões, encaixando-as na agenda. É uma ótima maneira de relaxar fazendo o que gosta!

18. Ria muito!

Mesmo que a diva Kim Kardashian insista em dizer que não sorri para evitar que as rugas apareçam, sabemos que essa é a maior besteira já dita. Existem infinitas coisas na vida mais importantes que tratamentos anti-idade, e ser feliz é uma delas. Para melhorar o humor, coloque aquela comédia infalível no Netflix, ou ligue para sua amiga mais “palhaça” e caia na gargalhada

19. Fique sozinha

Na era da tecnologia ficamos 24 horas por dia conectadas, seja no trabalho os nos smartphones, e aí esquecemos o quanto é importante ficamos sozinhas, e a paz que isso pode nos trazer. Quando sentir que precisa aproveitar a própria companhia, não hesite: vá ao cinema, ao teatro ou ao seu restaurante preferido, sem se preocupar em dar satisfações de onde você está.

20. Respire fundo... e viva!

Se você já sofreu de algum ataque de ansiedade sabe que a primeira coisa que pode fazer é respirar, somente isso. Ao perceber que seu coração está acelerado por algum motivo, pare e respire bem fundo. Continue inspirando e expirando até que a calma retorne.

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