Home / Bem-Estar / Saúde / dicas de alimentação

Dia Mundial de Combate ao Câncer: sabia que o aipo (salsão) pode ajudar a prevenir o câncer?

by Isabella Villalba ,
Dia Mundial de Combate ao Câncer: sabia que o aipo (salsão) pode ajudar a prevenir o câncer?© Getty

O que é, o que é? Tem o caule esbranquiçado, folhas verdinhas na ponta e sabor forte. A cada mordida, a textura é crocante. Há quem coloque no suco verde e no salpicão. Já sabe? É o aipo ou salsão, um dos alimentos mais ricos em uma substância que ajuda a prevenir o câncer. Neste Dia Mundial de Combate ao Câncer, descubra mais benefícios e como acrescentá-lo ao cardápio do dia a dia

Summary
  1. · Receitinhas com aipo
  2. · Café da manhã: Suco verde detox da top Izabel Goulart
  3. · Almoço: Lasanha vegetariana ou salada de tortellini
  4. · Lanchinho da tarde crocante
  5. · Jantar: Saladinha de broto de alfafa

Acrescentar o aipo a saladas, sucos, sopas e outras receitas é um hábito poderoso para proteger o organismo contra diversos tipos de câncer, incluindo de pâncreas, ovários, fígado, intestino delgado, estômago, pulmão e mama, amigas. Um estudo do Instituto Nacional do Câncer dos Estados Unidos em parceria com a Fundação Nacional Natural da China descobriu no vegetal, também conhecido como salsão, um composto de flavonóides chamado “apigenina” que desacelera significativamente o crescimento de células cancerígenas.

Frutas, como a maçã, morango e a laranja, além de vegetais e plantas, como a alcachofra, camomila e manjericão, contêm a substância, mas o aipo sai à frente em quantidade! Além das propriedades anti-tumor, o salsão tem pouquíssimas calorias - cerca de 10 por haste -, alto teor de água e fibras.

A nutricionista inglesa Katy Mason acrescenta: "O aipo é uma grande fonte de nutrientes. As folhas são ricas em vitamina A. Já as as hastes são uma excelente fonte de vitamina C, B1, B2, B6, potássio, ácido fólico, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, sódio e aminoácidos essenciais em abundância. Ou seja: é um alimento importantíssimo para o sistema imunológico, que pode fazer parte de uma refeição ideal, bebida ou lanchinho".​

Precisa de outro motivo para triturar o salsão? Incorporar à dieta é superfácil. Confira 5 maneiras de adicioná-lo ao menu, do café da manhã ao jantar:

Receitinhas com aipo

Café da manhã: Suco verde detox da top Izabel Goulart

Com a onda dos perfis de inspiração fitness no Instagram, o suco verde ganhou popularidade. Disposição para se exercitar + saúde protegida contra o câncer + aquela desintoxicação básica são as promessas. Acrescente o aipo então e tchablau!

Confira a receita de suco verde detox da top Izabel Goulart

Almoço: Lasanha vegetariana ou salada de tortellini

No especial marmita chique, o taofeminino ensina a fazer uma salada de tortellini que leva salsão. E entre as melhores receitas com macarrão: confira o passo a passo para uma lasanha vegetariana.

​De dar água na boca, não?

Lanchinho da tarde crocante

Corte aipo e cenoura em tirinhas finas, mergulhe em cream cheese (light, de preferência) e atacar! É um snack bonito e prático para transportar:

Jantar: Saladinha de broto de alfafa

Para acelerar o metabolismo e queimar gordura, faça a veja o passo a passo da: salada termogênica de broto de alfafa

Mais superdicas para o seu cardápio diário:
- O dossiê da dieta anti-inflamatória
- Descubra o poder dos alimentos termogênicos
- Saiba quais são os alimentos que melhoram a pele
- Intolerância à lactose: existem alternativas ao leite?

Cuidado com as pegadinhas da dieta:
- Os lanches que parecem saudáveis mas não são
- Saiba por que você deveria parar de tomar refrigerante

Isabella Villalba
you might also like