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Temos bons motivos para você tomar banho gelado

por Monique Garcia Publicado em 3 de fevereiro de 2017
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A chuveirada fria ajuda a melhorar a imunidade, deixa o cabelo brilhante e muito mais!

Nem sempre a expressão “banho de água fria” deve ser encarada como algo negativo. No quesito saúde, pelo menos, as vantagens são muitas...

Melhora a circulação sanguínea

“A água gelada provoca um choque térmico e a vasoconstrição periférica, que libera endorfina e beneficia a circulação de órgãos importantes, como o cérebro”, explica Angélica Pimenta, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP). Além disso, o metabolismo é acelerado, pois o organismo trabalha para manter a temperatura do corpo elevada, e a frequência cardíaca aumenta – o que também previne a hipertensão e o endurecimento das artérias.

Dá brilho aos cabelos

A água quente abre a cutícula capilar e desidrata os fios, enquanto a gelada as fecha, mantendo sua oleosidade natural e garantindo doses de brilho. “Por isso, a recomendação é fazer pelo menos o último enxágue do cabelo (após o condicionador) com jato frio”, indica a especialista.

Preserva o viço da pele

Assim como o cabelo, a pele também perde hidratação em banhos quentes. “Se a desidratação for muito intensa, pode até provocar o efeito rebote, deixando-a oleosa”, alerta Angélica. Uma chuveirada gelada, por outro lado, mantém esse equilíbrio e, de quebra, ajuda a atenuar vermelhidões e inchaços.

E tem mais...

- O aumento do metabolismo acelera o funcionamento da gordura marrom, auxiliando na queima de gordura;

- Também turbina a produção de glóbulos brancos, responsáveis pela imunidade;

- Ajuda os músculos a se recuperarem após a prática de atividades físicas, já que a água gelada elimina o ácido lático acumulado durante os exercícios;

- E claro: banhos frios são uma mão na roda para “despertar” de manhã, não é mesmo?

Acostume-se com a ideia

Pode ser um pouco difícil adotar esse hábito no início, mas tente fazer essa mudança de maneira gradual. “Comece o banho pelos braços e pelas pernas e deixe a cabeça por último”, recomenda Angélica. E nunca a mantenha debaixo da água gelada por mais de 30 segundos no inverno, principalmente se ainda não estiver adaptada a prática. Nessa região, a sensação de frio é bem maior!

Este texto foi escrito por @moniquezg e editado por @cicaarra

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