Home / Bem-Estar / Saúde / benefícios dos alimentos

Zero calorias, 7 benefícios: veja como o chá preto melhora a sua saúde

by Ana Paula Sanches ,
Zero calorias, 7 benefícios: veja como o chá preto melhora a sua saúde© iStock

Benefícios para coração, cérebro e até pra dieta!

Summary
  1. · Chá preto faz bem para o coração
  2. · Chá preto melhora a capacidade cognitiva
  3. · Chá preto pode ajudar a controlar o seu peso
  4. · Chá preto é bom para a sua saúde bucal
  5. · O chá preto ajuda a prevenir o diabetes tipo 2
  6. · O chá preto ajuda no combate ao câncer!
  7. · Chá preto: saudável e versátil

Você sabia que os chás totalizam cerca de 40% do total de líquidos bebidos pela população mundial? Esse dado pode parecer surpreendente, mas quando você descobrir os benefícios que o chá preto traz à saúde, vai se convencer rapidinho a entrar pro time dos amantes de chá!

O chá preto se tornou popular no mundo ocidental no final do século 17, embora naquela época ele fosse conhecido como "chá vermelho". Enquanto muitos países orientais preferem desfrutar dos benefícios do chá verde, as nações ocidentais tem uma preferência muito maior pelo chá preto - inclusive nós, as brasileiras.

Alguns fatos sobre o chá preto que você precisa saber logo de primeira:


​- O chá preto tem zero calorias. Caso você adicione leite desnatado, o valor calórico sobe para apenas 13 calorias. Nada mal, não é!?

- Quatro xícaras de chá preto com leite fornecem 21% de sua necessidade diária de cálcio.

- O chá preto é uma grande fonte de manganês, minerais e potássio.

- Um copo médio de chá preto contém menos de metade do nível de cafeína encontrada em uma xícara de café.

- O chá preto é uma fonte natural de fluoreto.

- Chás verdes e pretos são da mesma planta, Camellia sinensis. A diferença entre eles é que o chá verde não é tão oxidado quanto o preto, o que faz com que ele tenha cor e gosto menos fortes.

Ansiosa para saber mais sobre como o chá preto pode beneficiar a sua saúde? Vem com a gente que agora nós vamos te contar todas as maravilhas dessa bebida:

1) Chá preto faz bem para o coração

Pesquisas recentes revelaram que o consumo de 3 a 4 xícaras de chá por dia (cerca de 2 canecas completas) pode reduzir significativamente o risco de ataque cardíaco em até 70%!

Outro estudo, realizado na Finlândia, comprovou que homens que bebem mais de duas xícaras de chá por dia têm 21% menos risco de sofrer um acidente vascular cerebral, enquanto uma pesquisa francesa descobriu que as mulheres que bebem mais de três xícaras de chá por dia têm um risco 32% menor de desenvolver problemas com artérias bloqueadas.

2) Chá preto melhora a capacidade cognitiva

Precisa de algo que faça o seu cérebro "pegar no tranco" logo pela manhã? Após analisarem os resultados de 23 estudos sobre o impacto da cafeína na função cognitiva, os cientistas descobriram que ela causa benefícios no humor, aumento estado de alerta e melhoria do desempenho mental. Também foi sugerido que os flavonoides (um tipo de antioxidante) podem ajudar o raciocínio.

3) Chá preto pode ajudar a controlar o seu peso

Um novo estudo que testou 111 homens e mulheres - alguns bebendo chá, outros uma bebida sem efeito - descobriu que o consumo regular de chá preto pode melhorar o peso e a distribuição de gordura corporal.

​O especialista do site inglês Tea Advisory Panel (TAP), Tim de Bond, afirma: “o consumo regular de chá preto durante três meses inibiu um ganho de peso equivalente a cerca de 0,64 kg e reduziu a circunferência da cintura em 1,88 cm”. Ou seja: se a sua ideia é perder peso com saúde, não se esqueça de colocar o chá preto na dieta!

4) Chá preto é bom para a sua saúde bucal

O chá preto possui polifenois (moléculas que inibem o crescimento de bactérias orais) e, assim, evita o acúmulo de placa bacteriana, mau hálito e infecções. No entanto, lembre-se sempre de escovar os dentes após ingeri-lo, caso contrário você poderá manchar o esmalte natural deles.

5) O chá preto ajuda a prevenir o diabetes tipo 2

Novos estudos descobriram que o chá preto pode ajudar a prevenir o diabetes tipo 2, ajudando a controlar a digestão de carboidratos e inibindo determinadas enzimas digestivas.

A especialista Catherine Hood, também do Tea Advisory Panel, explica: "a principal fonte de glicose do corpo é proveniente da digestão, portanto a inibição de determinadas enzimas digestivas inibe a formação da glicose e colabora com a prevenção e controle do diabetes tipo 2”.

6) O chá preto ajuda no combate ao câncer!

Uma pesquisa norte-americana descobriu que mulheres que consomem mais flavonoides são menos propensas a desenvolver câncer de ovário – e, adivinha? Duas xícaras de chá preto por dia fornecem flavonoides suficientes para reduzir em até 30% as chances de ter a doença!

7) Chá preto: saudável e versátil

O chá preto pode ser apreciado de muitas formas diferentes: puro, com leite, mel, açúcar ou até com limão para desintoxicar. Experimente! O importante é colocar essa bebida na sua dieta e aproveitar ao máximo seus benefícios!

Veja mais ingredientes que fazem muito bem para a sua saúde:

• Suculento e delicioso: 7 benefícios incríveis do pêssego
• 10 benefícios maravilhosos que o abacate tem de sobra
• O superdossiê da vitamina C

Ana Paula Sanches
you might also like