Home / Bem-Estar / Saúde / Um nutriente, 10 benefícios: descubra o que o Ferro pode fazer pela sua saúde

© Getty
Bem-Estar

Um nutriente, 10 benefícios: descubra o que o Ferro pode fazer pela sua saúde

por Ana Paula Sanches Publicado em 23 de setembro de 2015
142 compartilhamentos

E o Popeye estava certo o tempo todo...

Você provavelmente já ouviu falar no ferro - sim, aquele famoso nutriente responsável pela força do corpo. Mas, você sabia que ele tem vááários outros benefícios que incluem emagrecimento, alívio da TPM e cabelos mais bonitos? Se não, é hora de você ler o que escrevemos logo abaixo e conhecer todo o potencial do ferro para o seu organismo - acredite: ele vai te surpreender!

1. Seu sangue depende MUITO dele...

O ferro é um dos componentes mais importantes do sangue, sabia? A nutricionista inglesa Emma Wight-Boycott explica: "A principal função do ferro é formar hemoglobina, a molécula do sangue responsável pelo transporte do oxigênio pelo corpo". Além disso, o ferro é quem dá a cor vermelha para o líquido.

É importante saber: a perda excessiva de sangue devido a um acidente ou a ciclos menstruais intensos pode levar a um quadro de anemia ferropriva, por isso é importantíssimo sempre consultar um médico em situações de perda de sangue anormal para, assim, saber se essa anomalia causou algum dano ao seu organismo.

2. ... e os seus músculos também!

Por meio da corrente sanguínea, o ferro leva oxigênio aos seus músculos. Dessa forma, ele ajuda você a ter um corpo forte e saudável.

3. Que tal malhar o cérebro?

Ok, "malhar o cérebro" pode até soar estranho, mas a verdade é que o ferro ajuda a nossa mente a se desenvolver de forma saudável e evita o aparecimento de problemas cognitivos, como explica Emma: "O oxigênio chega ao nosso cérebro graças ao ferro. Partindo do princípio de que o cérebro usa aproximadamente 20% de todo o oxigênio do nosso sangue, fica fácil perceber que o nutriente está diretamente ligado à saúde mental".

4. Chega de cansaço!

Hora de jogar o cansaço e a preguiça para longe! Se você anda se sentindo sonolenta, como se nada fosse capaz de recuperar as suas energias, hora de apostar nos alimentos ricos em ferro. "Se você não possui ferro o bastante no seu organismo, ele se vê obrigado a fazer um esforço maior para obter a energia de que precisa para funcionar bem. É esse exercício extra que faz você sentir sono, falta de foco e vários outros sintomas relacionados à fadiga", afirma Emma. Hora de dar uma passadinha no mercado.

5. Imunidade de ferro - literalmente!

O ferro é importantíssimo para o sistema imunológico, logo, se você perceber que tem ficado doente com uma frequência maior do que a normal, pode ser uma boa ideia fazer um check up e ver se está tudo certo tanto com os níveis de ferro quanto com os demais nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

6. Cabelo, pele e unhas saudáveis

Os resultados de níveis baixos de ferro no corpo são sentidos, literalmente, na pele - e, pior: também nos cabelos e nas unhas. Segundo Emma, quando isso acontece a pele fica bastante pálida, as unhas quebradiças e as madeixas secas e sem brilho. Chato, né!? Melhor evitar.

7. É essencial para as gravidinhas

"Nas últimas seis semanas de gravidez, o bebê começa a formar suas próprias reservas de ferro, e é esse 'estoque' que manterá a criança saudável até aproximadamente seus primeiros 6 meses de vida", diz Emma. A nutricionista alerta, ainda, que é essencial que as futuras mamães façam um acompanhamento do nível de ferro ao longo da gestação porque nessa fase a demanda pelo nutriente tende a ser 3 vezes maior do que o normal. Fique atenta!

8. Ajuda você a garantir a sua merecida noite de sono

Então você chega em casa após um exaustivo dia de trabalho, deita na cama, começa a pensar na vida e... Adeus, sono. Se identificou com esse problema? O ferro pode ajudar até mesmo com isso! Como já explicamos, o nutriente ajuda a fortalecer o sistema imunológico que, por sua vez, é responsável por regular diversas funções do corpo, inclusive a do sono.

9. Adeus, efeito sanfona!

O famoso efeito sanfona, que faz você emagrecer/engordar/emagrecer/engordar várias vezes ao longo do tempo, pode ser controlado com os níveis certos de ferro. Quando a quantidade está correta, seu apetite fica normalizado e você queima mais calorias.

10. Ajuda a enfrentar a TPM

Segundo estudos da Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos, mulheres que consomem regularmente alimentos ricos em ferro tem entre 30% e 40% menos chances de sofrerem os males da TPM - o que, convenhamos, é um alívio e tanto!

Veja quais são os alimentos ricos em ferro:

Peru © Pinterest

Mais nutrientes bacanas pra saúde? Vem que tem:

O que a vitamina B12 tem, hein? Nós garantimos: MUITA coisa boa
Vitamina E: benefícios que você PRECISA conhecer (o seu corpo agradece!)
O superdossiê da vitamina C
Dossiê vitamina D: carência, suplementação e benefícios

por Ana Paula Sanches 142 compartilhamentos

você também vai <3: