Home / Bem-Estar / Saúde

Conheça 10 benefícios surpreendentes da meditação

by Ana Paula Sanches ,
Conheça 10 benefícios surpreendentes da meditação© iStock

Estar em paz consigo mesma é uma ótima forma de melhorar a sua saúde, sabia?

Ansiedade, indecisão, estresse, noites mal dormidas. Se identificou? Amiga leitora, talvez o seu problema não esteja no seu trabalho ou em fatores externos, mas em você mesma. Quantas vezes ao longo desse último mês você parou para refletir sobre a sua vida e analisar os fatos que vêm ocorrendo? Se você não tem o hábito de meditar sobre essas questões, leia a matéria a seguir.

O que exatamente é a meditação?

A meditação é simplesmente a prática de focar sua atenção em algo específico – geralmente um mantra, a respiração ou algo que tenha ocorrido no seu dia. Não há certo e errado, como explica o especialista britânico Max Handerson: “Não há regras rígidas porque a meditação funciona com cada um de uma forma diferente. Além disso, algumas pessoas conseguem sentir os efeitos da prática quase que imediatamente, enquanto outras apenas depois de um mês fazendo sessões, mas o fato é que todos sentirão seus benefícios”. Agora, sem mais delongas: é hora de você entender as maravilhas que a meditação faz pela sua saúde física e mental:

1) Cérebro mais saudável

Você sabia que a meditação funciona como uma espécie de ginástica para o seu cérebro? Handerson diz: “A meditação literalmente muda o cérebro porque faz com que ele altere a sua estrutura física para se adaptar melhor aos pensamentos”. Ou seja: quanto mais você medita, mais trabalha a sua musculatura cerebral.

2) Uma nova visão sobre os velhos problemas

Nosso cérebro recebe tantas informações ao longo do dia que é impossível não se sentir confuso na hora de tomar decisões. A meditação ajuda você a centrar os seus pensamentos e fazer escolhas com mais clareza, diminuindo essa sensação de não saber o que fazer.

3) Xô, estresse...

Não é à toa que as suas amigas dizem “respira fundo” quando você está estressada: a calmaria da meditação faz com que você organize suas ideias e mande o estresse pra beeem longe.

4) ... e olá felicidade!

Quando você medita consegue controlar melhor seus pensamentos e filtrar as ideias ruins que passam pela sua cabeça, o que, segundo Handerson, faz com que você conquiste a felicidade de forma muito fácil: “A meditação é fantástica porque nos faz ter um controle muito maior sobre os nossos pensamentos e emoções”, afirma o especialista.

5) Uma noite de sono bem melhor

Uma mente mais tranquila e organizada faz com que você fique mais calma e, consequentemente, não se sinta agitada na hora de dormir.

6) Alívio de dores

Segundo uma pesquisa recentemente publicada, meditar durante cerca de 1 hora por dia reduziu significativamente as dores musculares e de cabeça dos indivíduos que se submeteram aos testes. Os dados mostraram que enquanto remédios tradicionais diminuem as dores em até 25%, a meditação alcança até 57% de eficiência!

7) Saúde por dentro e por fora

Além de fazer com que seus praticantes se enxerguem melhor fisicamente, a meditação melhora problemas de pressão baixa e de incidências de problemas cardíacos.

8) Criatividade nas alturas

Handerson afirma: “Muitas empresas que trabalham com criatividade usam a meditação como forma de extrair as melhores ideias dos seus funcionários”. Também, convenhamos: com uma mente tranquila e organizada fica bem mais fácil ter pensamentos criativos, certo?

9) Por uma memória melhor

Vamos bater mais uma vez na tecla da organização mental: com a meditação você elimina as informações desnecessárias que o seu cérebro recebeu e consegue “salvar” com mais facilidade aquilo que realmente é importante.

10) Menos ansiedade no seu dia a dia!

Colocar os pensamentos em ordem, ficar calma, entrar em contato com a sua essência... Tudo isso faz com que você se sinta menos ansiosa e, assim, consiga levar a sua vida de um jeito mais tranquilo. Experimenta logo e conta pra gente o que achou!

Outros hábitos supersaudáveis que você tem que colocar na sua rotina:

• Quer viver mais? Corra 10 minutos por dia (são os cientistas que garantem!)
• 7 razões para dormir nua (sério, você precisa testar!)
• 8 hábitos que fortalecem o seu sistema imunológico
• 23 fatos que provam que correr é a melhor atividade física de todas

Ana Paula Sanches
you might also like