Home / Bem-Estar / Saúde / Os surpreendentes benefícios dos cogumelos

© istock
Bem-Estar

Os surpreendentes benefícios dos cogumelos

por Alexandra Guida Publicado em 26 de agosto de 2017

Você conhece os cogumelos?

Cogumelos são uma frutificação de fungos que crescem no subsolo e, ao contrário dos alimentos mais frescos que comemos, eles não precisam de luz solar para crescer. Os champignons paris, por exemplo, levam o nome por crescerem aos montes nas galerias subterrâneas da capital francesa, sabia? O cogumelo guarda vários segredinhos hiperbenéficos para a saúde, olha só:

▸ São compostos por até 92% de água;
▸ Têm zero de gordura;
▸ 100 gramas de cogumelos paris têm apenas 22 calorias e contém 20% da recomendação diária de consumo das vitaminas do complexo B, responsáveis pelo bom funcionamento do metabolismo.

A seguir a gente conta 6 curiosidades sobre os cogumelos que podem revolucionar sua saúde.

Fonte de selênio

O cogumelo tem poder anti-idade. Tudo graças ao selênio, mineral poderoso que garante a elasticidade da pele e previne o envelhecimento já que tem alto poder antioxidante.

"Os cogumelos são uma das melhores fontes vegetais de selênio, que ajuda a manter cabelo e unhas saudáveis, e tem papel na produção de hormônios da tireóide, que controlam o metabolismo.", explica a nutricionista britânica Cassandra Barns. Uma porção de 100 gramas de champignons paris garante 47% da necessidade diária do mineral. Bom, né?

Baby boom

O cogumelo é fonte de zinco, “elemento muito importante para a produção de esperma saudável”, afirma Cassandra. Os benefícios dos cogumelos não ficam só para os futuros papais, não. Gestantes ou mulheres que desejam engravidar precisam incluir bastante ácido fólico na dieta, já que a substância previne doenças no tubo neural do bebê como anencefalia e outros distúrbios do desenvolvimento do feto. E adivinha qual é uma das fontes naturais de ácido fólico? O cogumelo, claro!

Shiitake = ♥

Quando o assunto é saúde, principalmente do coração, pode contar com o shiitake. "Eles contêm uma substância única chamada eritadenina que é a principal responsável pela metabolização do colesterol. Eles também possuem beta-glucanas, fitoesteróis e fibras, que ajudam a manter níveis de colesterol e coração saudáveis", afirma Cassandra.

Dica: não lave o shiitake na hora de prepará-lo. Limpá-los é ok, mas se você lavar ou deixar de molhos todos eles vão absorver a água e ficar supermoles. A melhor coisa a fazer é usar um papel de cozinha úmido e limpar a superfície.

Possui beta-glucanas

Guarde bem esse nome: beta-glucanas, um tipo de fibra solúvel que, entre outras coisas, diminui a absorção de gorduras pelo organismo. Com poder antioxidante, elas retardam o envelhecimento da pele e o estresse oxidativo causado por radicais livres; fabrica células que mantêm firmeza da derme e estimulam a desefa natural do corpo. "As beta-glucanas impulsionam e fortalecem o sistema imunológico. O shiitake é o que conta com os efeitos mais significantes.", revela Cassandra. Um estudo feito na Universidade de Louisville, nos EUA ainda mostra que as fibras encontradas nos cogumelos têm poder antitumor e podem complementar a dieta durante o tratamento de câncer.

"Comer mais fibras solúveis ajuda a aumentar o número de boas bactérias no seu intestino. Elas mantêm as bactérias nocivas à distância e os subprodutos da sua ação podem ajudar a diminuir os níveis de colesterol e ajudar-nos a gerir melhor os nossos níveis de açúcar no sangue (reduzindo o risco de diabetes tipo 2).", acrescenta Cassandra.

Fonte de vitamina D

A vitamina D é essencial para a nossa saúde. Ela permite que o corpo a absorva o cálcio, ajudando a fortalecer ossos e dentes e uma das poucas formas de obtê-la é tomando sol regularmente, já que a substância é fabricada com a ação dos raios solares sobre a pele.

Com os cogumelos, a coisa funciona de forma parecida. Tudo por causa do ergosterol, que quando reage com os raios ultravioleta, se transforma na vitamina D. Ou seja, um banho de sol nos seus cogumelitos e eles vão ficar repletos da substância. "Coloque -os ao ar livre entre 10h e 15h, por 30 minutos, na primavera e no verão." explica Mel Wakeman. Depois é só devorar.

Cogumelos ajudam a melhorar a disposição

Provavelmente a última coisa que vem à mente quando você quer dar um up na disposição para enfrentar a rotina são cogumelos. Os fungos não têm o poder de te ligar no 220 volts como a cafeína, por exemplo, mas seu consumo regular mantém equilibrados os níveis de vitaminas do complexo B, responsáveis por manter o metabolismo funcionando a todo vapor. "Eles são grandes fontes de vitaminas B2, B3 e B5, todos os quais estimulam nosso corpo a produzir energia a partir dos alimentos que comemos", revela Cassandra.

Ainda não acabou!

Continue no taofeminino

8 razões para tomar suco de cranberry
Tomar banho de mar faz bem para a saúde. Descubra mais aqui
12 aplicativos que vão dar um up na sua saúde

​taofeminino ♥ Pinterest

por Alexandra Guida

você também vai <3: