Home / Bem-Estar / Saúde

Como sobreviver depois de uma noite inteirinha em claro

by Juliana Vaz ,
Como sobreviver depois de uma noite inteirinha em claro© iStock

A concentração e atenção terão um abalo, mas com algumas dicas você consegue chegar ao fim do dia seguinte

Acabada por conta de uma noite mal dormida e em dúvida se vai conseguir sobreviver ao dia que está por vir? Independentemente dos motivos que a deixaram acordada durante a madrugada, seja o bebê recém-nascido ou uma grande festa, a maioria das mortais precisa estar de pé e alerta no dia seguinte.

tom and jerry

1. Mantenha-se hidratada

Parece estranho, mas água é o melhor energético para seu corpo. A hidratação é fundamental para que seu cérebro mantenha o foco, como falamos aqui antes: saiba por que você PRECISA beber mais água.

2. Aposte nos óleos essenciais

Eles podem ser aliados durante a manhã. “Pingue no máximo cinco gotas de óleo essencial de Hortelã-Pimenta no box do chuveiro e deixe que a água do banho promova a dispersão do aroma”, indica Sâmia Maluf, aromacologista e psicóloga (SP). “Esse aroma promove o despertar do corpo e da mente, deixando-a ativa e bem disposta para um dia de atividades.”

3. Aceita um cafézinho?

Sabemos do poder estimulante da cafeína, mas sua contribuição para a memória é novidade. De acordo com um estudo do Hospital John Hopkins (EUA), o café impactou positivamente o aumento dos níveis de retenção de memória recente ao longo de 24 horas. Ou seja: mesmo com sono, as chances de você se lembrar de tudo o que seu chefe disse durante a apresentação será maior após o café.

4. De olhos bem abertos

Se usar óculos de sol o dia todo não é uma opção, disfarce os olhos inchados com um truque caseiro: coloque uma pedra de gelo em saco plástico, embrulhe em um paninho segure sobre as palpebras por alguns minutos. “A compressa gelada contrai os vasos sanguineos da região, diminuindo o inchaço e o aspecto cansado dos olhos”, explica a oftalmologista Juliana Freitas, especialista do D’Olhos Hospital Dia (São José do Rio Preto).

Não vai dar tempo de fazer compressa? Experimente o Puff-off, Benefit (R$ 145). O sérum geladinho, diminui o volume de bolsas e suaviza linhas finas ao redor dos olhos. E melhor: pode ser reaplicado ao longo do dia, antes ou depois do make.

5. Esfolie

A privação de sono afeta a pele também. Dê uma olhadinha no espelho: além das olheiras, a pele está opaca e tem uma manchinha ali que não existia antes? Culpa da noite em claro! Ao dormir, nosso organismo se recupera como um todo – dos hormônios às células dos tecidos cutâneos. Para dar um up, experimente um esfoliante suave, como o Gentle Exfoliator Brightening Toner, Clarins (R$ 169).

6. De luz acesa

Nada de meia luz. Se você dormiu pouco (ou nada) a noite passada, é inevitável que certa hora do dia seu corpo comece a falhar. Aqui a jogada de mestre é deixar as luzes acesas. Pode não parecer econômico, mas ajuda a enganar seu corpo dizendo a ele “Ei, acorde, ainda não é hora de descansar”.

7. Ligue o ar condicionado

Uma sala quentinha e confortável é tudo o que você NÃO precisa. Abra as janelas ou ligue o ar condicionado, o ventinho gelado vai te manter acordada. Sua colegas de trabalho estão com frio? Solução: mini-ventilador. Meio cafona, mas manter o sono longe tem seu preço.

8. Tire uma soneca

Parece óbvio, mas a privação do sono só será amenizada dormindo, não tem jeito. "Há horários do dia, como após o almoço, que sentimos um peso maior, é comum. Se é possível tirar um cochilo no trabalho, faça! Uma soneca de 20 ou 30 minutos trará um resultado positivo no restante do dia", aconselha Rosa Hasan, neurofisiologista do Laboratório do Sono do IPq - Instituto de Psiquiatria do HC (SP). Só não se esqueça de programar o despertador!

8. Oi, quer teclar?

O sono é tanto que a qualquer momento sua cabeça vai bater no teclado do PC? Vire para o lado e converse com o pessoal do escritório. Conte alguma história engraçada, pergunte sobre as ideias delas para alguma mudança nos processos de trabalho ou algo polêmico como: feijão por cima do arroz! O fluxo da conversa vai estimular sua mente e tirar o foco do travesseiro.

9. Longe de doces

Após uma noite mal dormida, é comum que tenhamos mais fome. “O corpo estará lidando com a privação de sono, para não sobrecarregá-lo ainda mais, evite alimentos gordurosos e prefira opções mais nutritivas”, explica Marcia Daskal, nutricionista da clínica Recomendo Assessoria em Nutrição (SP). Que tal ao invés do brigadeiro, uma goiabada com queijo? ”Comer um docinho associado a outro grupo alimentar, como proteínas ou fibras, ajuda a ‘segurar’ o açúcar no estômago”.

10. Relaxe!

Após esse longo dia, você finalmente chega em casa e só consegue ver o sofá em sua frente. Faça um esforço e tome um banho relaxante. Quanto mais tranquila estiver, melhor será sua noite. "O sono possui ciclos e a privação das horas de descanso impacta, sem dúvida em todos eles. mas principalmente no REM. É nesse estágio profundo de sono que os sonhos acontecem, geralmente no fim da noite" explica Rosa. Vá para cama cedo, combinado?

O que você faz para espantar o sono? Deixe o seu comentário nessa página ou nas mídias sociais do taofeminino

Leia mais sobre saúde aqui, ó:

+ 6 alimentos que combatem a insônia
+ Bactérias do bem! Adicione probióticos à dieta e ganhe saúde
+ ​15 motivos que comprovam: o mundo é cruel com quem odeia acordar cedo
+ 18 problemas de quem é viciada em café

Juliana Vaz
you might also like