Home / Bem-Estar / Saúde

Quer viver mais? Corra 10 minutos por dia (são os cientistas que garantem!)

by Ana Paula Sanches ,
Quer viver mais? Corra 10 minutos por dia (são os cientistas que garantem!)

Estudo da Universidade de Lowa, nos Estados Unidos, comprovara que 10 minutos de corrida por dia aumentam a expectativa de vida e trazem benefícios para o coração

Você já deve estar cansada de ouvir sobre a necessidade de fazer atividades físicas para ser mais saudável. Agora, temos um motivo ainda mais convincente para você deixar a preguiça de lado e começar a se mexer: um estudo da Universidade de Lowa, nos Estados Unidos, concluiu que correr 10 minutos todos os dias aumenta a expectativa de vida e diminui o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Incrível, não é?

O estudo envolveu cerca de 55 mil pessoas com uma média de 44 anos de idade, entre elas corredores de maratona e pessoas sedentárias. Todos foram acompanhados durante 15 anos. O resultado? As que corriam pelo menos de 5 a 10 minutos por dia reduziram seus riscos de morte prematura em até 30% em relação as que não praticaram atividades físicas.

Além disso, os riscos de problemas cardiovasculares – responsáveis por cerca de 12 milhões de mortes por ano no mundo todo – foram reduzidos em 45% em pessoas que correram esses minutinhos diariamente. Segundo um dos pesquisadores do estudo, não importa a velocidade do corredor ou o tamanho do percurso: o que importa é o ato de correr. “Mesmo o grupo que correu devagar menos de 10 km por semana teve os riscos de mortalidade reduzidos em relação ao grupo que não correu”, afirma o cientista.

Viu só? Longevidade, qualidade de vida e, de quebra, uns quilinhos a menos. Coloca o tênis no pé e vá correr! A sua saúde agradece.

Dê um boost na sua saúde:

• Uma taça de vinho poderia trazer os mesmos benefícios de uma hora de exercício. Oi?
• Bactérias do bem! Adicione probióticos à dieta e ganhe saúde
• Inspire-se: "Do treino à corrida: como eu sobrevivi à minha primeira maratona"

Ana Paula Sanches
you might also like