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Meditação + corrida: remédio para a depressão

by Juliana Vaz Published on 17 de março de 2016
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Esportes de resistência, como a corrida, aliados à meditação, comprovadamente fazem bem à saúde e ajudam no combate de doenças

Memórias tristes e falta de concentração, sintomas característicos da depressão, impactam duas áreas do cérebro: o córtex pré-frontal, que controla a concentração, e o hipocampo, que atua aprendizado e a memória. E não é que a corrida e a meditação impactam as mesmas áreas cerebrais? Pensando nisso, pesquisadores da Universidade Rutgers, de Nova Jersey (EUA), iniciaram um estudo que avaliasse a combinação das duas práticas em pacientes diagnosticados com depressão.

De acordo com um artigo publicado no New York Times, os participantes meditavam por 20 minutos e, em seguida, corriam em ritmo moderado por mais 30 minutos na esteira. O estudo publicado no Translational Psychiatry verificou que dos 22 pacientes tiveram uma redução de 40% de seus sintomas, ao longo de oito semanas de testes.

Os médicos não acompanharão a longo prazo a vida destes voluntários, mas em tão pouco tempo, uma melhora significante surpreendeu a todos. “Em testes com animais, verificamos que quando impulsionados a novos aprendizados, semelhante ao processo que acontece durante a meditação, novas ligações neurais ocorrem no hipocampo [cerebral]”, disse ao NY Times o professor Brandon Alderman, que liderou o estudo.

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