Home / Bem-Estar / Saúde

Xô, estresse! 6 dicas para controlar os nervos e viver melhor

by Juliana Vaz ,
Xô, estresse! 6 dicas para controlar os nervos e viver melhor© iStock

Jeitos simples de colocar a vida, mente e corpo nos trilhos da felicidade

Summary
  1. · Pratique esportes
  2. · Dieta balanceada
  3. · Respire fundo!
  4. · Que tal Yoga?
  5. · Meditação
  6. · Assista vídeos de animais na internet

São mil coisas na cabeça e apenas um desejo: descansar! Com a vida corrida, a agenda cheia de tarefas e a mesa repleta de trabalho, isso não parece algo possível. Para diminuir o stress a longo prazo, bastam pequenas mudanças na sua rotina.

Comece dizendo “não” a qualquer tarefa extra. S você está sem tempo, não há razão para se sentir mal em negar algo. Não exija demais de você ou cobre-se para fazer tudo perfeitamente. E, por último, não deixe que o trabalho ocupe também suas horas de descanso, afinal ele já toma muito tempo da nossa vida, não é mesmo?
O que você tem feito para se divertir? Colocar “em dia” sua série favorita, ler um livro novo e sair com os amigos com mais frequência são ótimas opções. Alguém aí disse KARAOKÊ?

Taylor Grammy

Pratique esportes

Você já deve estar cansada de ouvir essa dica, mas é tão verdadeira que vamos repetir: esportes fazem bem para saúde! Durante o exercício físico, endorfina (hormônio responsável pela sensação de bem-estar) é liberada aos montes e, ainda vai te ajudar a dormir melhor.

Serena Williams

Dieta balanceada

CHOCOLATE! Normalmente, nosso corpo grita por açúcar em situações de nervos à flor da pele. Apesar de dar uma energia quase que instantânea, o chamado efeito rebote vem com força total e o efeito passa tão rápido quanto veio. Melhor do que açúcar, consuma alimentos ricos em magnésio. O mineral melhora os níveis de stress, proporcionando relaxamento muscular e ajuda o sono.

Para a nutricionista Fúlvia Gomes Hazarabedian, coordenadora do Programa Bio Nutri da academia Bio Ritmo, uma alimentação balanceada aliada à atividade física é importante para a saúde em diversos aspectos, incluindo a prevenção de doenças, equilíbrio intestinal, redução da retenção de líquidos, hidratação, aspecto da pele e cabelo, além de proporcionar mais antioxidantes para combater os desgastes do sol.

Respire fundo!

Rápida, frenética e constante: assim é a nossa respiração quando estamos estressadas. Para relaxar, trabalhar a respiração é fundamental.

Exercício:
Deite-se de costas e coloque a palma das mãos sobre o estomago. Respire profundamente e sinta como se seu abdômen fosse sugado, enquanto enche os pulmões de ar. Essa é uma repetição, faça 10. O exercício deve ser realizado diariamente, principalmente nos momentos de ~tensão~.

Que tal Yoga?

​A prática é perfeita para relaxar e acabar com stress. É preciso se concentrar e respirar corretamente para fazer os exercícios, isso a deixará focada no momento presente e fará você esquecer dos problemas lá fora. Tente! O máximo que pode acontecer é ter que repetir diversas vezes até se equilibrar.

yoga e vinho

Meditação

Ao contrário do que se imagina, meditar não é “parar de pensar”, é aprender a controlar os pensamentos.
Um exercício simples, porém, muito efetivo é: desenhe um círculo em uma folha e concentre-se apenas nela, por 5 minutos. Quando desviar sua atenção, retome o fluxo focando no círculo até completar o tempo.

E para finalizar:​

Assista vídeos de animais na internet

Nunca falamos tão sério antes! Pare tudo o que estiver fazendo e assista já filhotes de gato brincando. A pesquisa realizada peça Universidade Bloomington (EUA) entrevistou mais de 7 mil pessoas para descobrirem o efeito que ver animais fofinhos causavam em seu humor. O objetivo era verificar se o efeito era próximo ao obtido em terapias com animais, ou se incomodadas por procrastinarem o trabalho. O efeito, já adiantamos, é positivo. As pessoas relataram sentir mais alegria e com mais energia.

Não é fã de gatos? Que tal esse burrinho de estimação de uma família da Paraíba:

󾌧

Leias mais sobre saúde, trabalho e stress:

Respira, não pira! 12 formas de relaxar num dia difícil
5 dicas para transformar o estresse no trabalho em sucesso profissional
7 dicas saudáveis para colocar em prática no escritório

Juliana Vaz
you might also like