Home / Bem-Estar / Saúde

7 dicas saudáveis para colocar em prática no escritório

by Juliana Vaz ,
7 dicas saudáveis para colocar em prática no escritório

Dor nas costas e olhos cansados? Evite comprometer sua saúde com atitudes simples

Summary
  1. · Ar fresco
  2. · Organize-se
  3. · Levante já daí!
  4. · Olhos cansados
  5. · Hora do almoço é lei
  6. · Snack saudável
  7. · Beba água

Em algum momento do dia que as costas doem, os olhos já não enxergam mais a tela do notebook e, por mais que se esforce, a concentração não rola. O dia no escritório pode ser bem cansativo... Soluções? É pra já:

1. Ar fresco

Abra a janela por alguns minutos e deixe que o ar fresco entre na sala – mesmo no inverno. Essa é a melhor maneira para refrescar um ambiente cheio de pessoas. Dependendo do número de colegas, faça isso mais de uma vez no dia. Um ventinho no rosto ajuda a clarear as ideias e dá aquela acordada instantânea!

vaca de peruca

2. Organize-se

Muitos se encontram e precisam do "caos criativo" em torno de si, até trabalham melhor dessa forma. Mas, uma mesa arrumada facilita a vida. Não só porque você vai achar aquele post-it em que escreveu os lembretes, como também focar mais nas suas tarefas. Nossa dica: tire uma tarde para arrumar sua mesa. Jogue fora tudo o que não precisa ou usa com frequência e guarde apenas o necessário. E para mantê-la assim, todos os dias dê uma geral. Não vai levar mais que 5 minutos.

3. Levante já daí!

Tensão nas costas e pescoço são queixas comuns de quem passa o dia todo olhando a tela do computador. Realize pausas e alongue-se a cada 60 minutos, pelo menos. Aproveite quando for encher a garrafinha de água e estique os braços acima da cabeça, alongando as costas e as pernas. Outra dica: em vez de mandar um e-mail para o colega de outro departamento, vá até a mesa dele. Assim, você se movimenta um pouco e, de repente, até já resolve a questão.

4. Olhos cansados

Apesar de passar o dia no escritório, olhe a vida lá fora pela janela: isso vai ajudar a descansar seus olhos da tela do computador. Ajuste o brilho da tela ou instale telas antirreflexo no monitor, sem deixar o fundo muito claro. Dores de cabeça constantes são sinal de problema. Ela pode estar ligada diretamente ao esforço maior para enxergar e não vão melhorar se tomar uma aspirina dia após dia! Então, que tal parar de adiar a visita ao oftalmologista?

david bowie eyes

5. Hora do almoço é lei

Em um dia estressante, vai ser fácil encontrar as migalhas do lanche que comeu rapidinho na mesa de trabalho. Fazer uma pausa de verdade já é o suficiente para separar um pouco o stress dos deadlines. E para não dormir em cima do teclado e evitar aquele sono pesado, evite comer algo gorduroso e deixe a lasanha para outro horário. Mesmo que tenha um refeitório onde trabalha, que tal alguns dias da semana variar as opções? Não só pelo seu paladar, mas a caminhada até um outro restaurante vai arejar as ideias e relaxar. Falamos mais sobre o assunto aqui: Por que é essencial fazer a hora de almoço direitinho

6. Snack saudável

Nada contra um chocolatinho pós almoço, mas esse não deve ser seu único lanche entre as refeições. O açúcar dá uma energia instantânea para, em seguida, deixá-la ainda mais cansada. Nozes, frutas, barra de cereais ou frutas desidratadas são ótimas escolhas para o meio da tarde.

7. Beba água

Beber água com frequência é tão importante quanto fazer exercícios ou manter uma dieta balanceada. Para combater o cansaço é comum apostar no café e até aí tudo bem, mas tente beber ao menos 1 litro de água ao longo do dia. A hidratação vai ajudar a manter seu corpo funcionando direitinho até o fim do dia.

Olha só, mais saúde e bem-estar aqui:

50 alimentos ricos em fibras
Como sobreviver depois de uma noite inteirinha em claro
Ginástica cerebral: ganhe mais concentração, memória e raciocínio ágil

Juliana Vaz
you might also like