Home / Bem-Estar / Saúde

Irmã mais velha tem mais chances de ficar acima do peso

by Ketlyn Araujo ,
Irmã mais velha tem mais chances de ficar acima do peso

É o que mostra uma pesquisa feita na Suécia, e divulgada pelo site Live Science

Pesquisadores analisaram dados do Registro Nacional de nascimento sueco, que envolveu cerca de 13.500 pares de irmãs. Os dados analisados incluíam peso das participantes quando nasceram e o peso e altura durante a gravidez de cada uma, obtidos na primeira visita pré-natal das mulheres (de 10 a 12 semanas de gravidez).

Os resultados foram surpreendentes: foi constatado que as irmãs mais velhas eram mais propensas a desenvolver excesso de peso - a probabilidade delas serem obesas era 40% maior em relação às caçulas. "Esse estudo serve como um backup das avaliações de três pesquisas anteriores feitas com mulheres adultas, homens adultos e crianças dos dois sexos”, comenta Wayne Cutfield, autor sênior do estudo e professor de endocrinologia da Universidade de Auckland, na Nova Zelândia. As quatro etapas de análise mostraram um aumento no risco de obesidade nos homens e mulheres que nasceram primeiro.

Os motivos exatos que explicam as razões de uma pessoa aumentar o risco de ter obesidade são desconhecidos, mas os pesquisadores especularam que a resposta pode estar no útero - especificamente na placenta. É possível que em gestações posteriores ocorram alterações que aumentem a quantidade de sangue para a placenta, explicou Cutfield. Isso significa que, durante a primeira gravidez , os vasos sanguíneos podem ser comparativamente mais estreitos, limitando o fluxo sanguíneo.

Porém, se você é a irmã mais velha, fique calma. Os pesquisadores advertiram que a ordem de nascimento certamente não é o único fator de risco para a obesidade."É provável que nascer primeiro seja apenas uma pequena contribuição para desenvolver obesidade e diabetes - já que as diferenças entre obesidade e resistência à insulina entre irmãos mais novos e mais velhos não são tão grandes", disse Cutfield.

Leia mais:

+ Quero parar de fumar, e agora? Por onde eu começo?
+ Pernas cansadas e com varizes? Veja causas e tratamentos aqui!
+ Pensando no futuro: os melhores alimentos e exercícios para prevenir a osteoporose
+ Por que o chá matchá está na lista das superbebidas do momento
+ 10 motivos para se apaixonar pelo mamão papaia

Ketlyn Araujo
you might also like