Home / Bem-Estar / Saúde

Conheça as propriedades do óleo de coco, seu novo aliado na cozinha saudável

by Ana Paula Sanches ,
Conheça as propriedades do óleo de coco, seu novo aliado na cozinha saudável© iStock

Damos motivos de sobra pra você se apaixonar de vez pelo óleo de coco, quer ver?

Summary
  1. · O óleo de coco tem calorias “do bem”
  2. · Ele faz bem para o ♥
  3. · Óleo de coco para perder peso? SIM!
  4. · Faz bem para a sua pele
  5. · Aumenta a sua energia
  6. · Veganas são bem-vindas <3
  7. · O óleo de coco ajuda a prevenir doenças
  8. · Diga adeus aos problemas de digestão
  9. · O óleo de coco é um adoçante natural
  10. · Lembre-se: o óleo de coco deve ser puro, SEMPRE

Olha o coco fresquinho aí, freguesia! Você pode até associar essa fruta ao verão, mas o óleo de coco traz benefícios que vão muito além de uma única estação e que se estendem pelo ano todo. Por isso, senhoras e senhoritas, atenção! Dos temperos de cozinha aos tratamentos de beleza, descubra as mil e uma maravilhas do óleo de coco e comece a aproveitá-las djá!

1) O óleo de coco tem calorias “do bem”

Você provavelmente já leu que o óleo de coco é calórico e, por esse motivo, talvez tenha ficado com uma má impressão dele. Bem, a verdade é que tudo tem calorias e nem todas elas são ruins para nós. “Sem um pouco de gordura e ácidos graxos, o nosso corpo não funciona da forma adequada. Além disso, os ácidos e triglicérides do coco são extremamente bem aceitos pelo nosso organismo”, afirma a nutricionista e personal trainer Niki Heaton, do Reino Unido. Portanto, as gorduras saturadas presentes no óleo de coco não fazem dele algo ruim, combinado?

Atenção: devido às suas propriedades calóricas, o óleo de coco deve ser evitado por pessoas com problemas no pâncreas, fígado e com triglicérides alto. O médico ortomolecular Gilberto Kocerginsky, do Linnus Institute (RJ), completa: “Alergias são extremamente raras, mas também podem acontecer”.

2) Ele faz bem para o ♥

“O óleo de coco é amigo do coração, já que ele ajuda no controle do colesterol e diminui o percentual de gordura corporal” afirma a nutricionista funcional Thaianna Velasco, da Clínica Helena Costa (RJ).

3) Óleo de coco para perder peso? SIM!

Nós não estávamos mentindo quando dissemos que o óleo de coco tem calorias do bem: ele pode ser seu novo aliado na luta para reduzir medidas! “O óleo de coco tem ação termogênica, ou seja, acelera o metabolismo e faz com que haja um aumento no gasto de energia do corpo. Além disso, ele aumenta a sensação de saciedade, diminuindo o impulso por comer”, explica Kocerginsky.

A dica do nutricionista para aproveitar este benefício é substituir o óleo de cozinha pelo de coco nas receitas cotidianas. “Apenas tome o cuidado de reduzir a medida a ser utilizada, pois o óleo de coco é mais forte e pode alterar o sabor da receita original”, adverte.

Quer uma receita pra lá de especial com o óleo? Dá uma olhadinha nesse shake que Kocerginsky passou pra gente:

Shake proteico de frutas vermelhas

Ingredientes
- 2 medidas de Whey Protein isolado sabor baunilha
- 1 xícara de frutas vermelhas sortidas (morango, amora, framboesa e mirtilo)
- 1 colher de sopa de chia
- ½ colher de sopa de óleo de coco
- 5 gramas de D-Ribose
- Água a gosto (dica: se você prefere uma bebida mais consistente, não adicione muita)
- Gelo

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até a mistura ficar homogênea, tomando cuidado para que a medida de água fique ao seu gosto. Quando estiver pronto, coloque num copo, adicione gelo e voilà, sua bebida está pronta!

Dica: tome um copo meia hora antes do treino ou uma colher de sobremesa nos intervalos entre as refeições.

4) Faz bem para a sua pele

“O óleo de coco tem propriedades hidratantes, antibióticas, antifúngicas e contém multivitaminas e ativos antioxidantes”, explica Thainna. Ou seja: ele é a forma ideal de se manter saudável por dentro e por fora! A dica é usá-lo para fazer massagens corporais, como demaquilante e em áreas mais ressecadas, como cotovelos, pés e joelhos. “O melhor momento para aplicá-lo e obter esses resultados é logo após o banho, para ‘prender’ a umidade na pele”, completa a especialista.

5) Aumenta a sua energia

Os triglicérides do óleo de coco são transportados para o fígado, onde são usados como uma forma rápida de obter energia ou transformados em cetonas, uma espécie de estimulador do cérebro. Se você precisa aumentar o seu ânimo, acrescente uma colher de óleo de coco ao seu café matinal ou a algumas frutas, por exemplo, e sinta a diferença!

6) Veganas são bem-vindas <3

Veganas não precisam sentir medo ao usar o óleo de coco: ele é 100% natural e livre de qualquer ingrediente de origem animal ou leite. Fora isso, podem ser usados para substituir manteigas e afins.

7) O óleo de coco ajuda a prevenir doenças

O óleo de coco diminui o colesterol ruim e seu ácido láurico ajuda a evitar que certos vírus invadam as células do corpo e ocasionem doenças. Ah, e não para por aí: alguns estudos recentes mostram que as cetonas, aquelas que dissemos lá no item 5 que são boas para o cérebro, ajudam a evitar o Alzheimer porque aumentam o recebimento de energia e estimulam a memória. Pra quem quer envelhecer com saúde, esse é um benefício e tanto!

8) Diga adeus aos problemas de digestão

Se você sofre com problema de gases e de digestão no geral, prepare-se para dizer adeus a eles: “As propriedades do óleo de coco ajudam na absorção de vitaminas, minerais e aminoácidos, além de agir contra micróbios, bactérias e fungos que prejudicam no processo digestivo”, explica a nutricionista inglesa Geeta Sidhu Robb.

9) O óleo de coco é um adoçante natural

E que não engorda, viu? O óleo de coco pode ser usado para adoçar saladas de frutas e bebidas no geral sem torná-los doces demais. Experimente!

10) Lembre-se: o óleo de coco deve ser puro, SEMPRE

Fique sempre atenta na hora de comprar o seu óleo de coco: ele deve ser puro, e não aqueles processados que vemos por aí. Isso porque esse segundo tipo possui gorduras trans – aquelas que fazem o colesterol ruim disparar – e, graças a esse fator, colocam a perder todos os benefícios naturais do óleo. Na hora de comprar, siga a dica da nutricionista Thaianna: “escolha um produto de boa qualidade, prensado a frio e extra virgem”.


Saúde nunca é demais, certo?

• Óleo faz bem, acredita? De coco, de abacate, argan...
• Óleo de Melaleuca, o seu novo melhor amigo de beleza
• Por que o chá matchá está na lista das superbebidas do momento
• Ei, sabe por que a chia faz tão bem para a saúde? Descubra agora!
• Herói do detox! 8 incríveis benefícios do limão
• Pensando no futuro: os melhores alimentos e exercícios para prevenir a osteoporose

Ana Paula Sanches
you might also like