Home / Lifestyle / Sociedade

10 youtubers negras empoderadas

by Geovana Pereira ,
10 youtubers negras empoderadas© reprodução/youtube

As youtubers têm tanto a nos ensinar, de tutoriais de maquiagem a temas sociais. Para aprender sobre cabelo afro, autoestima e feminismo negro você precisa conhecer estes 10 canais de mulheres negras e empoderadas

O YouTube é a plataforma de vídeos mais utilizada no mundo, com mais de um bilhão de usuários. Mas você sabia que entre os usuários há uma minoria de mulheres? A maioria dos vídeos e acessos são do público masculino.

No Brasil, as blogueiras ganham destaque no site falando de moda, beleza, cultura ou sobre sua própria vida. As mulheres negras também estão no YouTube debatendo os mesmos assuntos e outros pertinentes ao recorte racial. Seu sucesso, porém, não é o mesmo de youtubers brancas, como a feminista Jout Jout, que tem mais de 900 mil inscritos em seu canal, por exemplo, ou o fenômeno Kéfera, com mais de 8 milhões de inscritos.

A mulher afrodescendente não é destaque nas mídias sociais, nem em outros meios de comunicação, apesar de ser uma grande parcela da população. Já passou da hora de serem discutidos assuntos direcionados a essas mulheres. As youtubers a seguir são pretas empoderadas dignas de muita admiração. Elas têm voz para discutir os mais variados assuntos com qualquer um: o protagonismo é das mulheres negras, mas a maioria dos vídeos tem muito conteúdo a ser explorado por todas as pessoas.

“Nós, mulheres negras, desde pequenas estamos acostumadas a ver mulheres brancas como representação de beleza. Se a gente vê um penteado em um cabelo liso, nós o adaptamos para o nosso tipo de cabelo. O inverso não acontece. As pessoas que não são negras não assistem vídeos de mulheres negras, elas não se identificam e não estão acostumadas a esse exercício de adaptação”, diz a youtuber negra Ana Paula sobre o público da plataforma, afinal, as mulheres negras ainda são pouco visualizadas e lutam por mais reconhecimento e patrocínio.

Lorena Monique - Neggata

Essa menina é uma fofa, sabe a hora de ser engraçada e de falar sério. Seus vídeos tratam de assuntos importantes com muita leveza e bom humor. A notoriedade da estudante de sociologia foi conquistada ao participar da organização engajada de uma campanha fotográfica feita por alunos da Universidade de Brasília, em que negros seguravam placas com dizeres racistas enraizados na nossa cultura.

“Quando eu organizava a campanha fotográfica ‘Ah, Branco dá um tempo’, sofremos vários ataques virtuais. Mas de nenhuma forma isso abalou nossa convicção. Levamos o caso para a SEPPIR (Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial) e para o Ministério Público. E seguimos em frente. Em seguida resolvi começar a gravar vídeos para o YouTube. Mesmo sabendo que havia a possibilidade de ser atacada novamente, em nenhum momento pensei em desistir por conta disso. Afinal de contas, esse é justamente o objetivo desses ataques: me fazer parar! Mas não posso dar esse gostinho para essa turminha do mal”, conta Neggata.

Monique também problematiza em textos jornalísticos e estimula a participação de mais mulheres negras na internet para que as questões feministas e raciais sejam cada vez mais discutidas.

Loading...

Nataly Neri - Afros e Afins

A estudante de ciências sociais é superestilosa, militante negra, feminista e idealizadora do canal Afros e Afins. Nataly é trançadeira e está sempre com os cabelos em destaque, seja black, com dreads, box braids ou twists, a preta é uma inspiração. No Youtube, seus vídeos abordam temas importantes como a estética negra e moda consciente (brechós!).

Aluna e pesquisadora da Universidade Federal de São Paulo, para nossa sorte, a preta quer ser professora e vai ensinar muita gente sobre o quão importante são os recortes de gênero e raça nos estudos escolares. Eu adoraria que ela fosse minha professora de sociologia e você?

Loading...

Gabi Oliveira - DePretas

Desculpem, mas essa é a preta com o sorriso mais bonito da lista! Adoro pessoas que conseguem tratar temas tão polêmicos com bom humor, fica parecendo uma conversa entre amigas no bar. Essa é a cara do DePretas, um clima descontraído e colorido que te faz assistir um vídeo atrás do outro.

“Os dois motivos principais para começar o canal foram: representatividade e construção de novas narrativas. Eu, uma mulher negra de pele escura e com cabelos crespos, cresci sem me ver e ainda continuava não me vendo, já que mesmo no YouTube ainda é difícil encontrar mulheres no meu perfil. Por isso, achei importante entrar nesse universo para servir de inspiração para outras meninas. O segundo motivo surgiu pela minha inquietação de ver assuntos importantes sobre relações étnicas e raciais restritos às discussões acadêmicas”, explica Gabi.

O vídeo mais visualizado é de penteados para crianças de cabelo crespo! Não é uma fofura? Nós também temos um álbum de penteados afro para garotinhas aqui no site.

Loading...

Ana Lídia Lopes - Apenas Ana

A mineirinha tem um blog chamado Apenas Ana e trata principalmente sobre cabelo. Ana passou pelo transição capilar do alisado para o crespo e hoje sustenta um black lindíssimo que inspira muita mina. O feito foi tão importante na sua vida e ela fala sobre isso com tanto sentimento que dá até vontade de chorar vendo os vídeos, de felicidade, claro.

Aninha já estampou revistas, apareceu na televisão e tudo. Looks estilosos e roteiros fofinhos compõem os vídeos da menina sonhadora de apenas 17 anos.

Loading...

Sá Ollebar - Preta Pariu

A descrição do canal Preta Pariu diz tudo “Aqui vou compartilhar um pouco da minha vida de mulher negra, feminista, mãe de 4 crias lindas, que luta todos os dias para empoderar a mulher negra para que assim possamos ter esperança de uma sociedade mais humana. Como mãe defendo uma maternagem consciente e sobretudo me oriento ao combate a todo tipo de opressão”.

Os vídeos tratam de temas como racismo, colorismo, feminismo. Também tem tutoriais de turbantes, dicas para cabelos crespos e de maternidade. Não pense que por ter quatro crianças a Sá não é moderna. A mamãe tem cabelo azul e piercing no nariz!

Loading...

Ana Paula Mendonça - Ana Paula Xongani

Ana Paula é estilista, artista e empresária responsável pela marca de moda afro Xongani. Em seus vídeos, Ana fala sobre temas que a fortalecem pessoalmente e profissionalmente, da valorização da estética africana a tutorias incríveis de turbante. que ampliam, sobretudo, as discussões sobre moda afro. A mulher é mãe de uma menininha de 2 anos, mas preserva a imagem da filha por causa dos comentários racistas que recebe em todos os seus vídeos. Uma pena, não é? A estilista conta que chegou a editar um vídeo com sua pequena para o dia das mães, mas não conseguiu colocá-lo no ar por causa do racismo

Olha toda a desenvoltura dessa mulher falando sobre sua especialidade!

Loading...

Alexandra Ravelli - Soul Vaidosa

Xan Ravelli, como é conhecida, é a linda por trás do Soul Vaidosa, além de Mãe e musicoterapeuta. Beleza, cabelos, moda, maternidade, racismo e feminismo são os assuntos tratados no canal junto com muitas tags para você saber mais sobre a Xan. O lifestyle descolado está nos seus vídeos cheios de atitude e criatividade.

Loading...

Tati Sacramento

Jornalista, inventiva e sonhadora que acredita na transformação de dentro para fora, Tatiane expõe no youtube o estilo de vida baseado em atividades físicas e alimentação saudável.

Beleza, Qualidade de Vida, Fitness e Saúde. Tati Sacramento compartilha informações sobre corpo, alma e mente no seu canal e site. Dicas de treino (a moça é toda sarada!), papos sobre auto estima e bem estar, receitas saudáveis e beleza são os principais componentes dos vídeos.

Loading...

Patrícia Ramos - Patrícia Rammos

“É claro que nosso público ainda é formado, em sua maioria, por negros, pois existe o desejo de se ver representado. E por conta disso, a gente sente necessidade de abraçar esse público, mesmo possuindo conteúdo para todos os tipos. Noto que com a nossa insistência, esse problema tem mudado gradativamente. E tem que mudar. Estamos em 2016. Ou muda ou muda”, afirma Patrícia Ramos.

Quanto estiver triste coloque o play num vídeo da Patrícia. Alto astral é o que define a personalidade cativante dessa mulher. O canal Patricia Rammos do Blog um abadá pra cada dia tem vídeo de tudo quanto é tipo: empoderamento, tutorial de turbante, dia a dia no Hawaii e… livros eróticos!

Seu canal é a sua forma de luta, de compartilhamento, de empoderamento, de ligação... A forma que a atriz encontrou para expressão. “ É um trabalho que me dá prazer. Por isso, só faço e falo de coisas que domino ou que tenho curiosidade em dominar. E que possam contribuir para o todo ou para a maioria”.

Loading...

Débora Luz

Débora da Luz Vieira, ou simplesmente Débora Vieira, compartilha experiências capilares incríveis no canal. Os temas preferidos da Brasiliense de 27 anos são: cabelo, maquiagem, moda, beleza, bate-papos sobre temas relacionados a feminismo, autoestima, negritude e por ai vai. Débora criou o canal em 2013, faz várias resenhas de produtos e conta com participações especiais em alguns vídeos.

Loading...

Texto escrito por @compergeovana e editado por @cicaarra.

Não vá embora, tem mais

Geovana Pereira
you might also like