Home / Lifestyle / Sociedade

Banho uma vez por semana: tendência de sucesso entre as celebridades!

by Fernanda Guimarães ,
Banho uma vez por semana: tendência de sucesso entre as celebridades!© Thinkstock

Parece que menos banho não é só uma tendência sustentável mas também de beleza! O Daily Mail e a revista alemã Stylebook entre outros estudaram a nova moda Cascão que consiste em diminuir o número de banhos, sendo o ideal (pasmem!) uma vez por semana!

Summary
  1. · Como assim, parar de tomar banho?
  2. · Cascão sustentável
  3. · Maria Antonieta já sabia
  4. · As celebridades de hoje já aderiram!

Como assim, parar de tomar banho?

Sim, você leu certo. A nova tendência de beleza é NÃO tomar banho. Parece bem nojento mas a Cleansing reduction (diminuição da limpeza) pegou forte entre as celebridades, e conta com bastante embasamento científico para te tirar do chuveiro.
O princípio é simples: por razões ambientais, de saúde e beleza seria ideal que o banho fosse um ritual semanal, nem mais, nem menos. O que a nova tendência propõe é uma visão retrô da higiene pessoal: se lavar todos os dias é um fenômeno relativamente recente uma vez que há 50 anos atrás, dois banhos por semana era a frequência normal. Ok, talvez não aqui no Brasil, já que a pesquisa não chegou até nossos trópicos onde as temperaturas podem passar dos 40 graus.

Cascão sustentável

Não são só os franceses que não gostam de sabão. Segundo a pesquisa do Daily Mail 41% dos homens britânicos e 33% das mulheres não tomam banho todos os dias para ajudar a reduzir o impacto ambiental. Ok, parece desculpa de porquinho, mas de fato, é possível economizar água, energia e minimizar as emissões de CO2 indo menos vezes ao chuveiro.

Maria Antonieta já sabia

Antigamente acreditava-se que a água e o banho faziam mal à pele, causando envelhecimento. Todo mundo já ouviu contar que o rei da França, Luís XIV tomou banho 3 vezes na vida, apenas em ocasiões especiais. Maria Antonieta, por sua vez, já lançava a tendência da limpeza do cabelo a seco: o cabelo da rainha era penteado por horas até eliminar a oleosidade! Eca!
Mas parece que os nobres estavam certos. Dermatologistas são unânimes na questão: lavar-se muitas vezes danifica a pele e destrói as barreiras naturais de proteção do corpo à infecções e alergias. De acordo com estudo da Universidade da Califórnia tomar banho muitas vezes perturba a flora natural da pele e as secreções de proteção, o que nos torna mais vulneráveis ​​a ataques externos. Cabelo também, não é aconselhável lavar a cabeça mais que duas vezes por semana. O excesso de shampoo resseca os fios e ataca o couro cabeludo, que acaba secretando cada vez mais sebo.

As celebridades de hoje já aderiram!

Angelina Jolie revela já há alguns anos que o banho acontece para ela apenas uma vez por semana. Kristen Stewart, o príncipe Harry, Jessica Simpson ou as gêmeas Olsen também são inflexíveis quando o assunto é limpar o cabelo sem desperdiçar água, nada melhor do que shampoo seco!

Angelina Jolie toma banho apenas uma vez por semana! © Getty Images
Angelina Jolie toma banho apenas uma vez por semana!
See album

Nós acreditamos que por aqui a tendência não vai pegar. Mas o que os médicos e dermatologistas recomendam outras alternativas no lugar de se abster do banho: não passe sabonete todos os dias no corpo todo ou esfregue muito a pele, evite banhos muito quentes Tudo para manter as barreiras de proteção naturais da pele. Para o cabelo, o jeito é adotar a estratégia das celebridades e se jogar no shampoo seco.

E aí, o que você acha? Ficaria sem tomar banho todos os dias?

Leia mais:
Celebridades e Botox

Fernanda Guimarães
you might also like