Home / Lifestyle / Sociedade

Curiosa para saber como as modelos trabalhavam antes do Photoshop? Respostas aqui

by Ketlyn Araujo ,
Curiosa para saber como as modelos trabalhavam antes do Photoshop? Respostas aqui© Gil Elvgren

Mas não pense que elas estavam livres de retoques

Há quem ame e quem odeie o Photoshop. Os amantes garantem que a ferramenta permite resultados incríveis (e ninguém duvida disso). Já os haters criticam o teor artificial do programa. Se você ama ou não, verdade seja dita: o Photoshop já tem seu lugar consolidado, principalmente quando falamos em publicidade. Mas será que há 20 anos as fotos não tinham retoques?

​Esqueça isso, leitora. A única diferença é que, no passado, os pintores usavam técnicas muitos mais básicas e artísticas e, ainda assim, tão efetivas quanto o Photoshop. O objetivo desses artistas era "melhorar esteticamente" nossa visão, mas de uma forma menos bruta.

O pintor Gil Elvgren foi um dos precursores do retoque, mas usando diferentes nuances em suas pinturas. Algumas das imagens mais icônicas das campanhas publicitárias e calendários dos anos 50 são dele. Confira abaixo:

© Gil Elvgren
See album

Atrizes como Donna Reed e Kim Novak e até mesmo a própria mulher do pintor, Janet, serviram de modelo para ele. Todas as curvas femininas, dos lábios aos tornozelos, marcaram a pré-história da imagem atual – que muitas vezes é revisitada, mesmo 75 anos depois.

Quando não havia filtros de imagem e nem ferramentas que permitiam "engordar" ou "emagrecer" alguém, havia artistas, que tomavam como referência os corpos das mulheres e simplesmente os desenhavam, acrescentando um pouco de cor e nada mais!

Tem mais:

+ Calendário Pirelli de 2016 tem imagens de mulheres poderosas
+ A evolução da boneca Barbie de 1959 a 2015
+ Sobreviventes do câncer de mama mostram suas cicatrizes em resposta à campanha #ShowYourStrap
+ Em ensaio sensível, fotógrafo de moda celebra diferentes ideais de beleza e quebra estereótipos

Ketlyn Araujo
you might also like