Home / Lifestyle / Sociedade

Cresce o número de mulheres que engravidam após os 30 anos no Brasil

by Redação taofeminino ,
Cresce o número de mulheres que engravidam após os 30 anos no Brasil© iStock

A descoberta faz parte do estudo Estatística do Registro Civil 2015, divulgado pelo IBGE. Por Mirela Mazzola

A gente sabe (e já listou) alguns motivos para ser mãe depois dos 40 anos. E, acredite: adiar a maternidade para quando a vida se torna mais estável e bem-sucedida profissionalmente, embora todo mundo conheça alguns desses casos, começa a se refletir em dados oficiais. Divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (o IBGE), o estudo Estatísticas do Registro Civil 2015 revelou dados interessantes. Segundo o órgão, 32% das mulheres que tiveram filhos ano passado tinham mais de 30 anos.

Mais especificamente, 19,6% foram mães entre 30 e 34 anos e 10,2% deram à luz entre 35 e 39 anos. Esses números têm crescido gradativamente na última década (em 2005, esse total girava em torno de 23%). Por outro lado, o número de mulheres que tiveram filhos entre 20 e 24 anos diminuiu. Há dez anos, 30,8% das mulheres que deram à luz nessa faixa etária, enquanto no estudo mais recente esse número caiu para 24,6%. O estudo não especifica se essas mulheres foram mães pela primeira vez ou se estão na segunda gravidez.

"A mulher está buscando seu espaço no mercado de trabalho, quer ter tempo para estudar e crescer na profissão" disse Cristiane Moutinho, gerente de Estudos e Pesquisas Sociais da Coordenação de População e Indicadores Sociais do IBGE, ao jornal O Globo.

​Ainda de acordo com o IBGE, um maior índice de escolaridade e a condição financeira acabam interferindo na decisão de ter filhos mais tarde.

Mais sobre maternidade:

Redação taofeminino
you might also like