Home / Lifestyle / Sociedade

O fenômeno "muppie": a wonderwoman do século XXI

by Fernanda Guimarães ,
O fenômeno "muppie": a wonderwoman do século XXI

Elas vivem um Pinterest way of life. As unhas estão sempre lindas, as receitas dão certo e os projetos DIY ficam de acordo com a expectativa

Summary
  1. · A nova Carrie Bradshaw
  2. · Likeland
  3. · #Workhardplayhard
  4. · Corpo são, mente sã
  5. · Será que a muppie existe de verdade?

Elas estão entre nós e não é difícil encontrá-las: alguns scrolls no Instagram e você esbarra em algum registro do cotidiano perfeito: um clique da mesa no trabalho cool (e mais importante, que paga bem) legendada com um #workinggirl, uma selfie durante as férias em um destino-desejo ou um clique na academia, com top devidamente neon e barriga sequinha... Seja bem-vinda ao mundo das muppies, ou as supermulheres que fazem tudo melhor que você (e eu).

Contextualizando: o termo muppie foi usado pela primeira vez pela autora americana Michelle Miller e é o casamento do conceito de millenials (quem tem RG datado entre os anos 80 e 2000) e yuppies (os jovens urbanos dos anos 80/90 que estudaram em boa universidades e têm empregos que pagam salários de mais de 5 dígitos). Com as mesmas ambições de sucesso corporativo e social a (grande) diferença entre os muppies e a geração Y de 20 anos atrás é a internet. "Ela passa uma hora por dia em blogs, 30 minutos em e-commerces, 40 minutos pensando em encontrar um novo emprego e ao todo uma hora considerando o que ela vai comer no almoço, suas próximas férias e quanto seu trabalho é um desperdício de seu talento.", explica Miller em seu texto para o Huffington Post. Quer saber como identificar uma muppie? Temos 4 evidências:

A nova Carrie Bradshaw

O lifestyle é emprestado de Sex and The City e reforçado por Hannah Horvath e suas amigas na série Girls - da qual, aliás, a muppie não perde um episódio. Ela anda em bandos e com outras representantes de sua classe, tão estilosas e descoladas quanto, e em diferentes meios sociais sabe discorrer sobre política e a última temporada Game of Thrones.

Likeland

Ela segue tendências sem ser vítima da moda e os must-have da estação estão no seu armário antes de virarem carne-de-vaca no Pinterest. Ah, e já que estamos falando de redes sociais: Facebook, Instagram, Twitter...ela tem perfil (bombado de seguidores e likes) em todas as esferas sociais da internet - tudo postado via gadgets high-tech.

#Workhardplayhard

A muppie é carreirista, ambiciosa, do tipo incansável. Em 5 anos ela já trocou 3 vezes de emprego e viu promoções chegarem em velocidade recorde. Publicitária, empreendedora, DJ, ela é tudo ao mesmo tempo e sabe ligar seu nome a marcas e empresas ao invés de trabalhar para elas. E se ela ainda não apresentou sua ideia de aplicativo ou start-up para investidores milionários, acredite, não tardará.

Corpo são, mente sã

Qualquer semelhança com a rotina saudável de uma Gabi Pugliesi ou Carol Buffara não é mera coincidência. O dia da nova superwoman só começa depois de um café-da-manhã funcional e na dispensa tudo é orgânico e de produtores locais. Ela evita glúten, opta por pratos sem lactose e à noite, zero carboidratos. Na agenda fitness: ioga e pilates são seus novos vícios. Não satisfeita ela ainda passa longe de produtos com conservantes e sem responsabilidade sustentável. Ufa!

Será que a muppie existe de verdade?

A questão fica na verdade é se a muppie existe mesmo ou se ela é apenas um retrato utópico para fazer todas as mulheres (que não têm a energia, grana e nem tempo de serem boas em absolutamente tudo) insatisfeitas?

Por aqui, a cada dois meses a gente também decide passar uma chave no pote de Nutella e encher a cozinha de tudo que é integral. Mas aí a gente acaba de TPM e paga qualquer preço por um hambúrguer bem gordinho. Às vezes, decidimos fazer do salto um ritual diário, mas algumas bolhas depois, declaramos nosso amor por um par de sapatilhas. E assim descobrimos quem somos, mulheres normais, daquelas que se viram entre trabalho, filhos, vida social e que ganham o dia quando conseguem um tempinho para manicure. Mulheres felizes com seus pequenos defeitos cotidianos mas que acima de tudo, se assumem como são.

Fique com a gente:

Fernanda Guimarães
you might also like