Home / Comportamento / Carreira / 10 dicas para fazer networking sem flertar

Comportamento

10 dicas para fazer networking sem flertar

Isabella Villalba
por Isabella Villalba Publicado em 29 de outubro de 2014

Fato #1: fazer networking é imprescindível para sermos bem-sucedidas. Fato #2: mesmo sem querer, às vezes apelamos para nossos poderes femininos para encantar outras pessoas. Não vá confundir as coisas, hein? Temos algumas estratégias para você conseguir boas relações profissionais do jeito mais apropriado. Alerta de spoiler: piscadinha não está na lista.

Fazer networking nada mais é do que ampliar a sua rede de contatos profissionais, uma habilidade essencial para uma pessoa, em qualquer setor, conseguir novas oportunidades. ​Não importa em qual lugar da vida você esteja ou qual cargo você ocupe, é preciso aprender a se relacionar com pessoas diferentes e certificar-se de que elas saibam o suficiente sobre você. Quando pintar uma vaga de trabalho com o seu perfil, por exemplo, bingo: seu nome será lembrado.​

O segredo é procurar estabelecer uma conexão genuína e deixar a impressão certa, afinal, ninguém cresce na carreira sozinha. Precisamos de pessoas que nos sirvam de inspiração e suporte para alçar posições mais interessantes e desafiadoras.

O problema é que existe uma linha tênue entre conhecer pessoas e flertar com elas, seja em um evento social, reunião ou numa entrevista de emprego. Mostrar simpatia e conquistar a atenção de um jeito profissional exige um certo carisma, o que pode confundir quem está do outro lado.

Mas como ser profissional, sem parecer a Rainha do Gelo e, ao mesmo tempo, ser legal sem paquerar a outra pessoa sem querer? Vamos às dicas:

1. Vista-se de forma conservadora

Nós fazemos parte da geração cropped top, mas há hora e lugar para tudo nessa vida. Quando entrevistas de emprego, reuniões e eventos de relacionamento com clientes das empresas estão entre os compromissos da semana, o melhor é apostar em um look mais comportado. Evite transparências, decotes muito reveladores, peças curtíssimas e tecidos desestruturados, que deixam a roupa com uma cara muito informal.

Loading...

2. Olho no olho, na medida certa

Você já deve ter ouvido, antes de qualquer entrevista de emprego ou encontro de trabalho, que deve fazer contato visual. Sim, o olho no olho é importante para transmitir confiança e mostrar que está atenta à conversa. No entanto, se acompanhado de sorrisos, pode ser facilmente interpretado com paquera. Por isso, mantenha a observação, mas sem encarar a outra pessoa por muito tempo, para evitar possíveis confusões.

3. Não fique bêbada

Assim como fazer contatos profissionais é uma habilidade importante no mundo todo, saber bebericar sem exagerar também deveria ser um hábito universal quando há reuniões e celebrações de trabalho (alô, festas de fim de ano e aniversário das empresas!). Se você bebe e começa a flertar com as pessoas, alerta máximo: tome apenas dois drinques e depois mude para um refri com uma rodela de limão ou água!

​Os estudiosos deveriam pesquisar e estimar quantas ofertas de trabalho surgem por causa desses encontros casuais com os colegas de escritório! Tanta gente já conseguiu dar um up na carreira por causa de uma simples... Happy hour. Por isso, não ponha tudo a perder.

Loading...

4. Dê um aperto de mão firme

Nada diz "eu sou uma pessoa séria" do que um aperto de mão caprichado. Uma nota paralela: mantenha as mãos secas para não deixar as palmas dos outros suadas. Yec!

Loading...

5. Tenha sempre um "discurso de elevador"

Sabe quando você está no elevador e é apresentada a alguém novo que estará lá dentro daquele cubículo por mais infindáveis 12 segundos? No dia que esse momento chegar, tenha em mente frases curtas (tão rápidas quanto dois tweets) para dar aos novos conhecidos uma sinopse sobre quem você é e o que faz. Ir direto ao ponto compartilha uma imagem de força e autoconfiança, atraindo atenções positivas sobre o seu desempenho no trabalho.

6. Saiba com quem você está falando

Você já deu um Google em alguém e deixou a informação escapar durante um encontro? Se lembra de como essa sensação foi estranhíssima (para a pessoa que foi stalkeada)? Pois é. Quando o assunto for networking, a regra não se aplica. Você pode e deve pesquisar antes.

Informar-se sobre quem estará no evento -- congressos sempre têm a programação no site, por exemplo -- é uma grande vantagem. Essa "lição de casa" é um sinal claro de interesse. E ainda mostra que você está lá porque é uma pessoa séria (e não por causa do open bar).

Loading...

7. Nunca comece uma história com: "Uma vez na faculdade..."

Só porque outras pessoas contaram histórias mirabolantes dos tempos de faculdade, não quer dizer que você deva espalhar os detalhes da sua vida por aí. As primeiras impressões são as que ficam. Em vez de ser a menina que aproveitou para ir a todos os jogos universitários para farrear a noite toda, prefira mencionar suas competências, como aquele intercâmbio que você já fez ou está planejando, uma viagem marcante ou um projeto importante em que você se virou muito bem.

8. Não seja a última a ir embora

O tempo passa rápido. Como aprendemos em How I Met Your Mother, nada de bom acontece depois das 2h (ou até antes). Portanto, saia cedo. Despeça-se de todos e faça a fina!

Loading...

9. Dê atenção para as executivas

Muitas vezes, no mundo corporativo, não há tantas mulheres em cargos de alto escalão. Mas isso não significa que você deva prestar mais atenção nos machos, viu? As mulheres precisam ter o ego acariciado também e são grandes mentoras -- nunca se esqueça disso.

Loading...

10. Seja invisível

Tudo o que você posta nas redes sociais, sites e blogs pode ser visto por um potencial empregador. Fuja dos esteriótipos e reveja suas prioridades. Há formas de restringir conteúdos a pequenos grupos de pessoas. Antes de postar qualquer coisa pense: será que vou me arrepender disso depois?

Loading...

Faça o teste e descubra:
Como você é vista no trabalho?

Mais dicas de carreira:
☛ Vitrine profissional: aprenda a turbinar o seu perfil no LinkedIn
8 estratégias certeiras para melhorar o desempenho no trabalho
☛ Projeto CEO antes dos 30: inspire-se em jovens empreendedoras

Mente sã, corpo são (no escritório):
Aproveite o trajeto ao trabalho para estimular o cérebro
8 maneiras de aumentar a autoconfiança!
Ohmmm! 5 mandamentos para ter mais paciência
☛ Mente brilhante: dicas para ser mais criativa e dar um up na vida!

por Isabella Villalba

você também vai <3: