Home / Comportamento / Carreira / Acorde cedo e vista-se para impressionar! 10 hábitos das mulheres bem-sucedidas

© Getty
Comportamento

Acorde cedo e vista-se para impressionar! 10 hábitos das mulheres bem-sucedidas

Isabella Villalba
por Isabella Villalba Publicado em 17 de dezembro de 2014
113 compartilhamentos

Já se perguntou como as pessoas de sucesso continuam no topo? Elas mantêm pequenos hábitos que operam milagres na carreira. Temos aqui uma lista de 10 práticas que você pode incorporar ao dia a dia para alcançar o máximo proveito possível do seu trabalho. Acorde cedo e vista-se para impressionar! Sucesso profissional, aí vamos nós!

O caminho do sucesso profissional, querida leitora, não tem atalhos. Mas não é que alguns hábitos simples adquiridos ao longo da vida podem ajudar na missão? Quem atesta é a coach de carreira britânica Hallie Crawford. A gente bateu um papo com ela para descobrir o que fazer para ser mais produtiva e reconhecida. Dicas das boas a seguir!

1. Acorde cedo

Sair da cama pode até ser difícil, mas o prazer de resolver várias pendências pela manhã e a sensação de que o dia rendeu compensam. Um estudo, da Universidade de Heidelberg, na Alemanha, indica que quem levanta cedinho tende a ser mais proativo e uma melhor capacidade de antecipar problemas.

Que tal tentar colocar o despertador para meia horinha antes do habitual para começar? Lute contra a preguiça! Se você tem uma agenda de compromissos lotada, acredite no poder do silêncio matutino para terminar as suas tarefas. Chegar mais cedo no escritório pode ser uma boa para evitar as interrupções do telefone que toca toda hora, dos e-mails, das pessoas na sua sala...

E se você estuda de manhã, a notícia também é boa: alunos que acordam cedo têm médias superiores aos que têm hábitos mais noturnos, segundo uma pesquisa da Universidade do Texas (2008). Bingo!

Famosas que saem cedo da cama

​As moçoilas abaixo são belos exemplos. Todas já deram entrevistas por aí dizendo que deixar o travesseiro umas horinhas antes faz toda a diferença.

Monalisa Perrone já está de pé a 1h © TV Globo

2. Comunique-se

Tomar a iniciativa para conversar com os chefes pode ser difícil. Eles estão sempre tão ocupados ou têm algumas atitudes que intimidam um pouco. Mas um simples comentário quando encontrar os superiores ou um e-mail com sugestões pode abrir espaço para você mostrar que suas ideias podem ser bem-sucedidas!

Quando cruzar com a chefia no escritório, tente ir além dos acenos. Comentar a que ponto você chegou com os seus projetos, falar de novas oportunidades que você tem em mente podem ser um bom começo. Assim você verá que os seus superiores “não mordem”.

​Se você é a chefe, dê abertura. Um canal de comunicação aberto ajuda a gerenciar as expectativas de todos os colegas e você percebe o que é que está rolando.

3. Mantenha-se organizada

Essa parece mais fácil (na nossa imaginação, pelo menos). Manter e-mails e documentos organizados pode fazer você ganhar tempo efetivamente e focar no que realmente importa (e não na eterna busca pelo documento perdido na mesa bagunçada).

4. Faça a gestão do seu tempo

No fundo, no fundo, todas nós temos alguma habilidade especial para gerir o tempo, mas, na maioria das vezes, preferimos relaxar e procrastinar com o Netflix e outras distrações mil. Planeje quanto tempo vai levar para cada projeto ficar pronto e quando bater a preguiça, lembre: a procrastinação é sua inimiga.

Fazer mil coisas ao mesmo tempo até parece uma boa ideia #sqn... “Você não fica focada de fato em uma única tarefa por vez e não se esforça devidamente”, acredita a coach.

giphy-6

5. Peça ajuda

Todas nós precisamos de ajuda às vezes, e por mais que seja difícil de admitir, ainda está para nascer a Mulher Maravilha. Não se sinta mal se precisar tirar dúvidas com os colegas ou pedir uma mãozinha.

​Foque nas suas habilidades principais. Se você acumular um pouco de tudo, pode espalhar-se demais sobre assuntos que não domina. Não tome as rédeas de um projeto sobre um tema que você não entende. Em vez disso, anime-se em abrir uma oportunidade de trabalhar com outras pessoas que vão ensiná-la e que podem complementar os seus talentos. Isso vai fazer a tarefa ser terminada mais rápido e de primeira, sem grandes ajustes.

6. Encontre um mentor

Um dos melhores jeitos de avançar na carreira? Encontrar alguém mais experiente para mostrar-lhe o caminho das pedras. Vá a eventos sociais e socialize o máximo possível. Troque cartões. Se você sentir que encontrou uma pessoa que realmente pode ajudá-la a longo prazo, é hora de se aproximar desse novo amigo-mentor. Essa pessoa pode abrir os seus olhos para novos caminhos quando você se sentir parada no tempo.

giphy-6

7. Cultive bons relacionamentos no trabalho

Construir relações de boa vizinhança com os colegas permite que você peça opiniões a ajuda quando preciso. E também a trazer novos contatos, com habilidades diferentes e complementares às suas, para o seu círculo profissional. Dessa forma, é possível inclui-las em determinados projetos ou indicá-las para outros amigos.

Sem contar que é ótimo para o lado emocional ter pessoas com que você se dá bem à sua volta diariamente. Ninguém gosta de tensão o tempo inteiro.

8. Seja honesta

Gostaria que alguém mentisse para você? Claro que não! Simples: se você é honesta, confiável e segura, os colegas saberão que podem contar com você quando preciso.Se você construir sua carreira sobre a honestidade e a integridade, seus superiores que eles podem confiar a você mais responsabilidade (uma promoção no capricho, por favor!).

9. Vista-se para impressionar

Loading...

As roupas que escolhemos têm um impacto duradouro sobre a forma como somos vistas no local de trabalho (mantra do Esquadrão da Moda). "Vista-se para o trabalho que você quer, não o que você tem. A vestimenta faz parte da sua marca", Hallie lembra. Para a próxima fase da sua carreira, invista no look! Quem aqui se lembra da transformação do visual da personagem de Anne Hathaway no filme O Diabo veste Prada?

10. Examine suas fraquezas e pontos fortes

Hora de um pouco de autorreflexão. Uma das melhores e mais simples formas de ter sucesso na carreira é saber o que você pode e não pode fazer e, em seguida, arrasar! Seja honesta, sem se limitar, claro.

"Atenha-se ao que você sabe melhor", Hallie aconselha. "Compreender as suas forças e fraquezas, para gerenciar melhor os seus talentos e ser capaz de se cercar de pessoas que podem complementam o seu trabalho”.

Ninguém chega ao topo sozinho. Saiba a melhor forma de usar a equipe ao seu redor e como você pode melhorar a vida profissional dos seus colegas também. Dessa forma, você vai dar e receber reforços para subir cada degrau da escada corporativa.

Faça o teste e descubra:
Como você é vista no trabalho?

Mais dicas de carreira:
☛ Impressão certa: 10 dicas para fazer networking
☛ Vitrine profissional: aprenda a turbinar o seu perfil no LinkedIn
8 estratégias certeiras para melhorar o desempenho no trabalho
CEO antes dos 30: inspire-se em jovens empreendedoras

Mente sã, corpo são (no escritório):
Aproveite o trajeto ao trabalho para estimular o cérebro
8 maneiras de aumentar a autoconfiança!
Ohmmm! 5 mandamentos para ter mais paciência
☛ Mente brilhante: dicas para ser mais criativa e dar um up na vida!

giphy-6
por Isabella Villalba 113 compartilhamentos

você também vai <3: