Home / Beleza / Unhas / Como fazer as unhas em casa? É o que você descobre agora

Como fazer as unhas em casa? É o que você descobre agora

Publicado por Monique Garcia
em 24 de setembro de 2015

O resultado é digno de salão

Tempo escasso, falta de grana, manicure com a agenda lotada... Nem sempre é possível bater cartão no salão para fazer as unhas. A saída, portanto, é se virar nos 30 e dar conta da tarefa sozinha. Hmmm, a missão soa impossível para você? Leia essa matéria. Convocamos experts no assunto que esmiuçaram o passo a passo que não só irá guiá-la com maestria, como também proporcionará garras com acabamento profissional. É sucesso ou seu dinheiro de volta! :P

Remova o esmalte velho

A retirada deve ser feita com algodão e um removedor de esmalte que não contenha acetona. “A substância resseca as unhas quando usada repetidas vezes”, justifica Mônica Morikawa, docente da área de saúde e bem-estar do Senac Santana (SP). Para não manchar a pele, concentre os movimentos circulares do algodão apenas nas garras.

Corte sob medida

Esqueça os cortadores: eles não respeitam a curvatura das unhas. Prefira usar um alicate próprio para o corte e mantenha sempre as pontas delas mais compridas para proteger seu leito, que é bastante sensível.

Lixe cuidadosamente

O formato escolhido fica por conta do freguês, mas a dica para essa etapa é evitar posicionar a lixa abaixo das unhas: “Esse erro pode afinar sua espessura e provocar a quebra”, afirma Mônica Morikawa.

Faça o polimento

Ele deve ser feito quinzenalmente com uma lixa polidora – usar qualquer outro tipo inadequado e fazê-lo com muita frequência resulta em enfraquecimento. “Os movimentos devem ser rápidos e precisos, mas sem permitir o aquecimento das unhas”, ensina Sandra Candido, manicure e instrutora do Walter’s Academy, centro de treinamento e especialização da rede de salões Walter’s Coiffeur (RJ). Elas ficam mais lisas e uniformes.

Retire o excesso de cutículas

Aplique um amolecedor de cutículas, coloque pedacinhos de algodão na região, borrife-os com água e deixe o produto agir por alguns minutos. “Em seguida, faça uma limpeza superficial na área, retirando cautelosamente apenas o excesso de pele”, orienta Ana Carolina Silva, manicure da esmalteria Nail 4 U (RJ). O instrumento mais adequado para tal é a cureta, que a poupa de possíveis ferimentos.

Aplique a base

Só ela pode garantir um bom acabamento ao esmalte enquanto protege as unhas dos componentes químicos do produto. “Passe-a também no canto dos dedos para facilitar a remoção dos borrões após a esmaltação”, recomenda Mônica Morikawa. Vale lembrar que existem diversos tipos de base disponíveis no mercado: fortalecedoras, niveladoras, clareadoras e por aí vai... Basta escolher a que mais se adequa à sua necessidade.

Pinte como uma expert

“O primeiro passo é encontrar pontos de apoio para as mãos. Uma mesa, nesse caso, ajuda bastante”, sugere Ana Carolina Silva. Antes de começar a esmaltação, vale ainda eliminar qualquer possível excesso de esmalte que esteja concentrado no pincel - abasteça-o somente com a quantidade suficiente para cobrir o diâmetro de sua unha. Posicione-o, então, na diagonal e comece a aplicar o produto com movimentos suaves, que se iniciam na meia-lua e vão até as pontas, sem esquecer das laterais. “Geralmente, duas camadas homogêneas são suficientes para uma cobertura completa”, assegura Sandra Candido. Quanto menos camadas, maior a durabilidade da cor. Importante: calor excessivo, vento, esmaltes velhos e fora do prazo de validade podem causar as temidas bolinhas. Evite, ok?

Limpe a área

A limpeza pode começar já durante a esmaltação, no intervalo entre a primeira e a segunda camada. “Nessa etapa, para tirar os excessos, apoie o dedo mínimo da mão que segura o palito (ainda sem o algodão e o removedor) no dedo da unha que está sendo esmaltada”, orienta Mônica Morikawa. “Após o término da pintura, envolva o palito com algodão regado no removedor e repita o processo com cautela para não borrar o esmalte”, completa Sandra Candido.

Finalize

Para um resultado perfeito, arremate a manicure com uma camada de extra brilho que, por si só, já agiliza a secagem do esmalte. “Para acelerá-la, aplique também um spray secante nas unhas”, indica Ana Carolina Silva. Voilà!

Mais belezuras aqui:

Gostou? Tem mais

Você divulgaria uma foto das suas estrias no Instagram?

Você divulgaria uma foto das suas estrias no Instagram?

Você divulgaria uma foto das suas estrias no Instagram? Você divulgaria uma foto das suas estrias no Instagram?

A cidade de Barcelona como você nunca viu antes A cidade de Barcelona como você nunca viu antes

Bebê descobre como mexer as sobrancelhas Bebê descobre como mexer as sobrancelhas

Comentários