Home / Beleza / Unhas

O que são as manchas brancas que aparecem nas unhas?

by Monique Garcia ,
O que são as manchas brancas que aparecem nas unhas?© iStock

Elas são mais comuns do que você imagina! Dermatologista aponta causas e tratamentos para as marquinhas que tanto nos incomodam

Summary
  1. · Tipos de manchas brancas nas unhas
  2. · Causas
  3. · Tratamento
  4. · Ainda não acabou!
  5. · Mais dicas de beleza:
  6. · taofeminino ♥ Pinterest

Diz o ditado popular que manchas brancas nas unhas são um sinal de que presentes estão por vir. Bem, não dá pra gente saber se, coincidentemente, você vai faturar aquele mimo que deseja há tempos, mas trazemos verdades: essas marquinhas nada têm a ver com isso. As manchas brancas, também conhecidas como leucoquínias, são efeitos colaterais de algumas questões que abordaremos a seguir.

Tipos de manchas brancas nas unhas

1 – Leucoquínia pontuada: manchas brancas puntiformes;

2 – Leucoquínia transversal: estrias brancas transversas;

3 – Leucoquínia total: unhas totalmente esbranquiçadas.

Causas

As leucoquínias pontuadas e transversais são as mais frequentes e causadas, geralmente, por traumas nas cutículas. “Isso acontece tanto na manicure quanto ao prender o dedo na porta, por exemplo”, fala Catarine Padoveze, dermatologista da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SP). Já a leucoquínia total pode ser problema genético ou, em alguns casos, adquirida ao longo da vida por conta de doenças como cirrose e hanseníase.

Outro erro comum que costuma causar manchas brancas nas unhas é não permitir que elas “respirem” (ou seja, fiquem nuas) entre uma esmaltação e outra. “Os esmaltes podem digerir a queratina, proteína que forma as unhas, resultando em pontos esbranquiçados”, justifica Catarine. A mesma reação ocorre quando há micose.

A carência de vitaminas no organismo também tende a deixar as unhas frágeis, quebradiças e esbranquiçadas. Vale lembrar que, em alguns casos, as manchas brancas podem ser idiopáticas, ou seja, sem causa aparente.

Tratamento

“Não há muito o que fazer. Na maioria dos casos, as leucoquíneas desaparecem sozinhas e conforme as unhas crescem”, garante Catarine. É preciso ter paciência, pois o processo pode demorar alguns meses. Mas algumas dicas podem ajudar a evitar que apareçam novamente:

- Mesmo que suas garras estejam perfeitas e o esmalte também, remova o produto a cada cinco dias e dê uma pausa de dois até a próxima visita à manicure. Nesse período de descanso, abuse de hidratantes para mãos e unhas.

- Procure não roer as unhas e, sempre que as mãos forem entrar em contato com produtos químicos (detergente, por exemplo), proteja-as com luva de borracha, como já comentamos na matéria Conselhos para manter as unhas sempre fortes e saudáveis.

- Inclua no cardápio alimentos ricos em biotina, vitaminas do complexo B e ferro, que ajudam a fortalecer as unhas. Leia mais em Como ter unhas maiores.

Por último, mas não menos importante: caso as manchinhas não desapareçam, procure seu dermatologista para uma avaliação!

Ainda não acabou!

Veja também: Para tudo porque essas nail arts de abacaxi são muito fofas!
Nail art de abacaxi © Instagram @thepolishedlife_
Nail art de abacaxi
See album

Mais dicas de beleza:

taofeminino ♥ Pinterest

Monique Garcia
you might also like