Home / Comportamento / Você

7 dicas para aprender a dizer NÃO

by Geovana Pereira ,
7 dicas para aprender a dizer NÃO© iStock

Não é fácil dizer não ao chefe, aos filhos, aos amigos ou ao seu vizinho. Todos esperam ouvir um sim para tudo – mas não, obrigada

Summary
  1. · Pese os prós e contras
  2. · Não tenha pressa
  3. · Nada de culpa
  4. · Prepare-se
  5. · Seja diplomática
  6. · Sugira uma solução
  7. · Pense em você
  8. · Ainda não acabou
  9. · Tem mais!
  10. · taofeminino ♥ Pinterest

Cuidado com o tanto de "sim" que você anda dizendo por aí: fazer coisas que você não quer, colocar favores no topo da sua lista de prioridades, se atolar em trabalho extra, tudo isso transforma a vida numa chatice só, concorda? Recusar um pedido não é ser mal-educada. Se você quer saber como dizer "não", continue por aqui.

1. Pese os prós e contras

Há situações em que uma resposta negativa é obviamente indesejável. Quando um colega lhe pede ajuda em um trabalho porque está lidando com problemas pessoais, por exemplo. No entanto, se você sentir um pouquinho de angústia quando uma pessoa não muito próxima pede dinheiro emprestado, recuse. Ponderar antes de responder vai facilitar as coisas.

2. Não tenha pressa

Muitas vezes, você se sente presa e acaba aceitando um convite ou trabalho extra por causa da pressão do momento. Por que dar uma resposta imediata? Peça um tempo pra pensar se for necessário. Para dizer não, organizar com calma seus argumentos é uma boa ideia.

3. Nada de culpa

Se a pessoa se deu ao trabalho de perguntar "você pode...", uma resposta afirmativa não é óbvia. Então, você tem todo o direito de se recusar a pagar o lanche do seu amigo ou declinar respeitosamente o convite para um jantar em família. Calma, isso não te torna uma monstra! Seus entes queridos são capazes de compreender que você não está disponível para eles o tempo todo.

4. Prepare-se

Saiba que dizer "não" é natural. Treine. Formule todas as frases viáveis para dar uma resposta negativa. "Sinto muito, mas não posso"; "Infelizmente, isso não é comigo" ... Repita em sua cabeça, então você estará pronta quando chegar a hora. Não tenha medo de repetir internamente frases como: "Eu tenho o direito de expressar minhas opiniões", "Eu não vou sacrificar o meu bem-estar para agradá-lo", "Eu não estou disponível agora"...

5. Seja diplomática

Seja discreta quando for responder uma pergunta com não. Nada de gritar com seu colega de trabalho, por exemplo, explique que “desculpe, mas infelizmente eu não vou poder ajudá-lo”. Uma resposta empática e diplomática será mais fácil de aceitar.

6. Sugira uma solução

Se você tem muita dificuldade de dizer "não" e se sente incapaz desse feito, ofereça uma alternativa: "Eu não posso cuidar da sua filha sábado à noite, mas se você quiser, eu posso terça-feira." Sua boa vontade não vai passar despercebida. Dizer não uma vez não é dizer não sempre! Você vai ser mais assertiva, e eles irão respeitá-la mais.

7. Pense em você

Não abra mão do direito de proteger a si mesma e fazer o que é melhor para você mesmo que os outros não gostem. Não inverta suas prioridades para agradar outras pessoas. Ajude, se realmente puder. Empreste, se não lhe fizer falta. Vá, se estiver disponível. A vida já exige vários sacrifícios, nada de deixar as coisas mais difíceis do que são.

Ainda não acabou

Veja também: Letras de músicas poderosas sobre beleza e autoaceitação
All About That Bass, Meghan Trainor © Arte de Tanya Leigh
All About That Bass, Meghan Trainor
See album

Tem mais!

8 dicas para aumentar sua autoconfiança
Hábitos que boicotam sua autoestima
Dicas para uma vida mais autêntica

taofeminino ♥ Pinterest

Geovana Pereira
you might also like