Home / Comportamento / Você

Coisas simples que você pode fazer para se tornar uma pessoa melhor

by Karen Carneti ,
Coisas simples que você pode fazer para se tornar uma pessoa melhor© iStock

Porque sempre dá para melhorar, certo? ;)

Todas temos defeitos, ainda bem. Algumas guardam rancor para o resto da vida, outras se irritam com facilidade, e há quem anuncie para o mundo inteiro quando está tendo um dia ruim – mesmo para pessoas inocentes. Estas não são características encantadoras para alguém ter, então, em um esforço para ser uma pessoa melhor, é sempre positivo tentar fazer algumas mudanças.

Embora alguns dos itens nesta lista sejam coisas que já fazemos, é bom lembrar outras atitudes que podemos tomar para sermos pessoas melhores. Aqui estão 17 delas:

1. Adote um animalzinho, não compre

O mundo está cheio de animais que foram abandonados ou resgatados de situações abusivas. Mesmo se quiser um cachorro ou gato de raça pura, pare e pense sobre todos os outros animais que vieram de lugares ruins e precisam de seu amor. Você pode não ser capaz de salvar todos, mas salvar um deles já é um grande passo.

cachorro-sorrindo

2. Compre um café para a pessoa atrás de você na fila da cafeteria

Embora não seja vidente para saber o que a pessoa atrás de você vai pedir, basta dizer ao caixa para adicionar poucos reais extras ao seu pedido. Você dará um grande dia a um desconhecido.

3. Tire um dia para sorrir para todo mundo que cruzar seu caminho

Como moradoras de uma cidade grande, podemos dizer que esta tarefa é difícil. Mas, se fizer, perceberá que vai se sentir muito bem. Algumas pessoas te olharão como se você fosse louca, mas muitas outras retribuirão o sorriso e deixarão seu dia mais leve.

4. Jogue fora o lixo de seu vizinho

Provavelmente essa só funciona se você mora em um prédio. Às vezes, temos muita preguiça de tirar nosso lixo durante a noite, por isso acabamos deixando-o na porta, do lado de fora. Caso veja que um vizinho fez isso enquanto você está indo jogar seu lixo fora, apenas pegue e jogue o dele também. Gentileza gera gentileza.

5. Cumprimente um estranho

Mas não faça apenas por fazer. Cumprimente de coração.

jennifer-aniston-dando-oi

6. Peça desculpas a alguém que você machucou

Quer se trate de algo enorme ou pequeno, tire um momento para pedir desculpas a alguém que você machucou ou irritou. Será incrível como vocês se sentirão mais leves depois disso.

7. Perdoe alguém que te machucou

Embora esta possa ser muito difícil, você pode fazê-lo! Se for o caso, comece com coisas pequenas. Perdoe o carteiro por ter perdido sua correspondência (de novo). Então, quando estiver pronta, você pode perdoar as coisas grandes.

8. Segure a porta para alguém

Não precisa fazer disto um grande gesto, mas pare de deixar as portas se fecharem na cara das pessoas.

9. Faça trabalho voluntário

Pessoalmente, achamos que esta é apenas uma parte obrigatória de estar viva. E se você não tem tempo para ser voluntária, pelo menos doe a uma instituição de caridade em que acredita.

jennifer-lawrence-falando-eu-me-voluntario

10. Conte até dez antes de ficar brava

Todas nós podemos ter um temperamento ruim às vezes, mas você se sentirá melhor se resolver contar até dez em vez de estourar (seja verbal ou fisicamente). Inclusive com comentários nas redes sociais.

11. Faça algo que deixe alguém muito surpreso

Surpreenda de um jeito positivo, é claro.

12. Faça algo que lhe dá medo

Reza a lenda (aka Google) que Eleanor Roosevelt disse: "Faça, a cada dia, uma coisa que te assusta". Embora a origem dessa citação seja questionável, ainda é algo para manter como verdade em sua vida. Por quê? Porque te lembra que você está viva.

mulher-gritando-antes-de-saltar-do-avião

13. Se tiver que chorar em público, chore

Por aqui, já choramos diversas vezes em público. Temos orgulho disso? Não necessariamente. Mas nunca seguramos uma lágrima em nossas vidas, porque somos humanas. Temos canais lacrimais por um motivo. Não tenha vergonha de ser emotiva nem de seus sentimentos – mesmo se eles vierem para cima de você em um espaço público.

14. Conheça outras culturas

Se você não pode se dar ao luxo de viajar para outras terras, mergulhe em um livro ou em um curso de culinária estrangeira.

15. Doe as coisas que não usa mais em vez de vendê-las

A menos que você esteja prestes a perder sua casa por problemas financeiros, opte por doar em vez de vender. Há tantas pessoas neste mundo que precisam de suas roupas, de seu sofá ou de qualquer outra coisa. Você provavelmente não precisa dos 80 reais que iria conseguir naquela poltrona antiga, de qualquer maneira.

16. Dê sempre uma moeda aos artistas de rua

Por quê? Porque a arte, em todas as suas formas, é a coisa mais linda do mundo.

17. Desapegue

De quê? Tudo. Tudo o que mantém você travada, para baixo, ou se sentindo mal. Apenas deixe ir. É apenas sendo livre que você pode realmente viver.

mulher-balanço-sobre-o-mar

Este texto foi escrito por @karencarneti e editado por @cicaarra.

Hey, não vá ainda...

✧ Coisas que só quem cresceu em uma família grande vai entender
10 maneiras de se livrar do mau humor
Aprenda a praticar o amor próprio diariamente
Sinais de que você está no fim dos "20 e poucos" anos
Maneiras simples de encontrar a sua felicidade

Karen Carneti
you might also like