Home / Comportamento / Você / Como ser mais criativa e ter boas ideias todos os dias?

Comportamento

Como ser mais criativa e ter boas ideias todos os dias?

Maria Cecília Arra
by Maria Cecília Arra Published on 9 de agosto de 2017

Dicas para ter sacadas geniais (até nos dias de zero inspiração)

A criatividade faz o seu mundo girar. Duvida? Como mesmo que você liquidou aquele problemão no trabalho? Até ganhou elogio do chefe. E quando quis dar um up no guarda-roupa? É claro que a grana curta não foi um obstáculo difícil de superar. Ou talvez tenha sido e mesmo assim você se saiu bem (tutoriais de costumização no YouTube servem para isso, afinal). Parabéns! Você é criativa e as suas boas ideias fazem a vida ter graça. Montamos este guia com dicas para você ter dessas sacadas geniais todos os dias - inclusive quando a inspiração parece ter ido passear lá em... Marte.

1. Seja curiosa

Fato: os curiosos aprendem mais. E informação é o primeiro passo para a criatividade, certo? A curiosidade também demonstra interesse e torna qualquer conversa mais fácil - você vai tirar de letra o primeiro encontro, a entrevista de emprego...

2. Faça anotações

Você alguma vez já estava no meio do banho ou tentando dormir e, de repente, teve um ideia brilhante para resolver um problema que lhe incomodava há tempos? Anote! É nesses momentos que o cérebro descansa e começamos a divagar aleatoriamente que muitas vezes encontramos soluções para os nossos desafios. É importante anotar assim que a ideia chegar - ela pode se perder facilmente entre outros pensamentos.

3. Otimismo ajuda

Quando somos otimistas, o cérebro focaliza a recompensa ao invés das dificuldades a serem enfrentadas. Por consequência, resolver os problemas se torna motivador, a criatividade aparece e as boas ideias brotam!

4. Crie grandes metas e grandes objetivos

Um belo exercício para aguçar a criatividade e ter boas ideias é criar metas. Pense grande, imagine-se em uma situação muito agradável tendo em conta os seus objetivos de vida: pode ser uma viagem, uma posição na carreira, uma casa bonita, qualquer coisa que a motive intensamente. Depois de mentalizar, pense nos passos para alcançá-la, com objetivos a curto, médio e longo prazos. Pode ser que as metas nem sejam alcançadas (se forem, melhor, claro!), mas o simples fato de pensar sobre elas nos ajuda a encontrar soluções possíveis para os problemas.

5. Leia ficção

Quem trabalha com escrita sabe: a melhor dica sobre como ser criativa para escrever é ler. Amplia o vocabulário, faz com que as sinapses cerebrais concatenem mais facilmente as ideias, além de ser um exercício muito agradável. Ler histórias verídicas nos ajudam a pensar sobre o mundo de forma mais complexa, o que é excelente, mas ler obras fictícias faz a mente viajar, aguçando a imaginação e, por consequência, a criatividade. Isto reflete em ter boas ideias, seja para encarar a vida de forma diferente e até resolver problemas reais

6. Pense fora da caixa

Uma ótima dica para ser criativa é pensar fora da caixa, do lugar-comum. Muitas soluções para os problemas, desde os mais simples até os mais complexos, estão fora das opções que pensamos ser as possíveis. Ao pensar longe, mesmo que a princípio pareça absurdo, a criatividade atinge o seu pico e ideias realmente inovadoras surgem.

Soou esquisito? Pois saiba que um dos critérios de seleção para trabalhar no Google - uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, e que valoriza muito a criatividade de seus funcionários - é saber resolver problemas hipotéticos de maneira inovadora.

7. Harmonize seus pensamentos

Criatividade não é só pensar em ideias malucas e viajar mentalmente, apesar de ser muito disso. Ser uma pessoa regrada e equilibrada também é fundamental. É muito difícil ser criativa se você deixa os problemas do dia-a-dia tomarem conta de você.

Por isso, nada de negativismo. Mantenha o corpo saudável e a mente calma, para conseguir pensar melhor. Meditar ajuda bastante: escolha um lugar tranquilo, sente-se de maneira confortável com a postura ereta e feche os olhos, concentrando na respiração. Se você não é acostumada a meditar, comece com dez minutos diários, e vá aumentando o tempo conforme a necessidade.

8. Coma bem e faça exercícios

Diretamente relacionada à dica anterior, esta recomendação também é essencial para manter o cérebro saudável e mais criativo: consumir todos os nutrientes necessários e praticar atividades físicas. Uma dieta equilibrada garante saúde e disposição - o que é fundamental para se ter ideias boas. Como complemento, atividades físicas relaxam a mente e ajudam a manter a saúde em dia.

Tem mais!

8 dicas para aumentar sua autoconfiança
7 dicas para aprender a dizer NÃO
Dicas para uma vida mais autêntica

taofeminino ♥ Pinterest

by Maria Cecília Arra

você também vai <3: