Home / Comportamento / Você

5 passos para ter mais paciência

by Geovana Pereira ,
5 passos para ter mais paciência© iStock

Chega de perder as estribeiras à toa

Summary
  1. · Reconheça: você não tem paciência
  2. · Vá malhar (ou dançar, ou praticar ioga…)
  3. · Não pense que o mundo gira ao seu redor
  4. · Respire fundo e conte até 10 (ou até 1000, se precisar)
  5. · Lembre que a sabedoria é amiga da paciência
  6. · Leia mais
  7. · taofeminino ♥ Pinterest

Imagine: você acorda de relativo bom-humor. Só que o longo dia reserva um esbarrão com o colega que derruba café na sua blusa nova, reuniões de trabalho intermináveis, uma ligação do paquera desmarcando a saída, um salto quebrado, trânsito e chuva (e, claro, você esqueceu o seu guarda-chuva). Paciência nenhuma resiste a uma avalanche dessas! Antes de soltar o verbo contra a galáxia que, na sua opinião, está conspirando contra você, nós mostramos como ter mais paciência para enfrentar as situações chatas do dia a dia.

Aqui cabe lembrar que existem alguns transtornos de ansiedade que podem ser confundidos com falta de paciência. Que tal conversar com o seu médico?

1. Reconheça: você não tem paciência

Pare e pense se você anda esbravejando à toa. A pressão que a gente sofre todo dia, seja em casa, no trabalho ou na faculdade, nos torna pessoas mais intolerantes e grosseiras. O importante é detectar quando o limite de paciência está baixo e não deixar que ele tome conta. Se o pavio curto faz parte da sua personalidade, melhor aprender a baixar a guarda. Porque ninguém merece conviver com destempero alheio.

2. Vá malhar (ou dançar, ou praticar ioga…)

Extravase fazendo esportes. Qualquer atividade física, aliás, é bem-vinda desde que você esteja a fim - você quer menos estresse e não mais um. O segredo aqui é a distração da mente e a endorfina (aquele hormônio responsável pelo bem-estar, liberado quando estamos nos exercitando).

3. Não pense que o mundo gira ao seu redor

Você é impaciente e mimada? A menos que você seja a rainha da Inglaterra, acostume-se a receber respostas negativas e a contornar situações adversas. Pessoas comedidas nesse sentido tendem a se colocar na posição do outro e evitam brigas.

4. Respire fundo e conte até 10 (ou até 1000, se precisar)

Quantas vezes você já ouviu isso? Pois é, funciona: a respiração acelerada é a resposta do nosso corpo a uma situação de risco. Nada melhor, portanto, para recobrar a paciência e evitar uma ressaca moral do que inspirar, expirar e contar até 10 (ou mais, se você quiser) - o tempo é imprescindível para uma tomada de decisão consciente.

5. Lembre que a sabedoria é amiga da paciência

Cada coisa tem o seu tempo. Um bolo leva meia hora no forno para ficar pronto, você precisa de no mínimo quatro anos para concluir a faculdade, e assim por diante. A impaciência está ligada ao imediatismo a que nos acostumamos nos últimos anos. Você arranca os cabelos numa fila de supermercado? Aprenda a esperar. No fim do dia, o desgaste vai ser bem menor.

Leia mais

taofeminino ♥ Pinterest

Geovana Pereira
you might also like