Home / Comportamento / Você

Sabia que os efeitos do sorriso podem mudar a sua vida?

by Karen Carneti ,
Sabia que os efeitos do sorriso podem mudar a sua vida?© iStock

A ciência comprova: o riso pode ser um grande aliado contra uma série de sintomas e doenças comuns. Estas 20 razões farão você querer rir um pouco mais todos os dias

Pesquisas científicas têm demonstrado que rir e sorrir fornecem uma série de benefícios à saúde. Além disso, podem ter um efeito positivo sobre todas as áreas de nossas vidas, mas, conforme fazemos a transição de criança para adulto, tendemos a perder o hábito saudável de praticar ambos.

Aqui estão 20 grandes e importantes razões pelas quais recuperar essa prática pode se tornar o melhor tratamento para todos os tipos de doenças. Não dizem que rir é o remédio?

1. Reduz problemas cardíacos. Tem sido demonstrado que, quando rimos, são liberados hormônios e neurotransmissores capazes de proteger o organismo contra infecções e fortalecer o coração.

2. Acalma e age como relaxante natural. Quando rimos, exercitamos o abdômen e o diafragma – gerando um movimento na barriga que nos ajuda a ter uma respiração mais profunda e mais eficaz, que nos relaxa e libera as tensões.

3. Atua como um exercício físico. Vinte segundos de risada equivalem a pouco mais de três minutos de exercício intenso. Durante o processo, nosso corpo exercita mais de 400 músculos simultaneamente.

4. Nos protege de infecções. O riso libera hormônios chamados endorfinas, que contribuem para o aumento dos linfócitos do sangue. Com isso, nosso corpo fica mais resistente a doenças.

5. É uma terapia psicológica eficaz. Rir nos desliga das obsessões e nos faz parar de dar importância excessiva a certas coisas. Também produz satisfação e conforto, por isso é uma ótima maneira de tratar depressão, estresse e baixa autoestima.

6. É um excelente exercício aeróbico. Areja os pulmões e oxigena o corpo, já que por trás de uma grande risada nosso batimento cardíaco fica mais regular e rítmico.

7. Elimina as tensões do corpo. É comprovado que rir também relaxa os músculos, o que colabora para darmos um fim na tensão corporal acumulada.

8. Elimina a dor e nos faz sentir bem. Quando rimos, segregamos endorfinas, uma droga que nosso corpo produz naturalmente e provoca euforia, além de ter efeitos tranquilizante e analgésico.

9. Nos torna menos impulsivas. Sorrir com vontade diminui a secreção de cortisol e adrenalina – este último é um hormônio secretado em situações de alerta pelas glândulas suprarrenais.

10. Regula nosso organismo. Quando rimos, também regulamos nossos níveis de citosina, uma proteína reguladora de funções celulares que melhora nossas respostas imunológicas.

naya-rivera-e-heather-morris-sorrindo


11. Melhora na recuperação de doentes. Experiências realizadas em hospitais têm mostrado que o riso ajuda a tornar mais rápida a recuperação de doentes.

12. Melhora a eficácia dos tratamentos. Em pacientes com doenças de longa duração, o sucesso na eficácia do tratamento é fortemente influenciado pelo humor do paciente, graças às respostas químicas do cérebro (já mencionadas acima).

13. As gargalhadas diminuem a insônia. Devido à sua capacidade de relaxar, o riso nos liberta de tensões e acalma nossa respiração, condicionando o corpo e a mente a uma melhor conciliação do sono.

14. Retarda o envelhecimento físico. Rejuvenesce a pele porque tem efeito tonificante e antirrugas.

15. Atua como analgésico. A liberação de endorfinas, bem como a vibração de nossas cabeças quando rimos, ajuda a deixar nariz e orelhas limpos quando estamos congestionados.

16. Melhora a digestão. Uma boa risada facilita a digestão, aumentando as contrações dos músculos abdominais.

17. Aumenta a autoestima e a autoconfiança. Sorrir nos faz sentir bem, melhor sobre nós mesmas. As endorfinas são, novamente, as responsáveis por este estado de felicidade e otimismo que podem se tornar uma atitude para a vida.

18. Melhora relacionamentos sociais (com a família, amigos, colegas de trabalho, família etc). Melhora a comunicação entre as pessoas, já que elas expressam suas emoções livremente. Isso favorece a existência de laços afetivos.

19. Potencializa a criatividade e imaginação. Permite que nos desconectemos para nos reconectarmos mais tarde com a concentração mais elevada e a mente mais aberta.

20. Nos limpa. Rir lubrifica e limpa os olhos com lágrimas. Também remove toxinas, já que o movimento do diafragma ajuda a reduzir os ácidos graxos e substâncias tóxicas.

Pratique seu sorriso agora e verifique quais das sensações descritas acima você sente ao ver a galeria a seguir, cheia de crianças de todos os tipos de culturas – já que o riso é a única linguagem universal! ♡

© Pinterest
See album

Hey, não vá ainda...

#GirlCode: 13 coisas que as mulheres precisam parar de fazer umas para as outras
8 truques infalíveis para acordar de bom humor todos os dias
6 coisas que você já cansou de ouvir se teve que voltar a morar com seus pais
5 motivos para dizer 'sim' mais vezes
12 pequenas coisas que te deixam ridiculamente feliz

Karen Carneti
you might also like